CURTAS DC MAIS | 19/10

Capitalismo consciente
O II Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente começa hoje, às 9 horas, e prossegue até a próxima quinta-feira, com encerramento às 18 horas. A iniciativa do evento, on-line e gratuito, contou com o investimento de vários conselheiros eméritos do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) e o patrocínio de Movida, Gerdau e Klabin, que além de contribuição financeira destinaram o programa ao seu público interno de jovens (estagiários e jovens aprendizes). No fórum, Raj Sisodia e John Mackey, fundadores do capitalismo consciente, e autores dos estudos e obras como “Empresas Humanizadas”, que deram origem ao movimento em 2007, estarão juntos para falar desse desejo de transformação que já se traduz em diversas iniciativas no âmbito social e de negócios. Além disso, O evento contará com a abertura de Rony Meisler, CEO da AR&Co e autor do best-seller “Rebeldes Têm Asas”.
Leque literário
A literatura é um viés como todas as expressões que a alma humana busca para comunicar mensagens e entendimentos. Dotada de um compasso próximo do pensamento humano, tem ritmo próprio. Sempre indicador, termômetro, bússola, é um apontador de coordenadas históricas inéditas ou dialeticamente previsíveis. Para doutos, oferece a possibilidade de aceitação ou recusa, questionamentos inevitáveis. Flanando no que há de recente vemos que há oferta para todos os apetites excludentes, tribais ou conciliadores, como “Mitologia dos Orixás” (2001), de Reginaldo Prandi, da Cia das Letras; “Por um Feminismo Afro-latino-americano (2020), de Lélia Gonzalez, da Editora Zahar; “Torto Arado” (2018), de Itamar Vieira Jr., da Editora Todavia; e “Conversa sobre Poesia, de Friedrich Schlegel, da Editora Relicário. Há muitos títulos ainda para conciliações como “Por Afinidades, Amizade Política e Coexistência”, de Valérie Gerard, da Editora Quixote +Do, com tradução da professora Vera Casa Nova. Fiat Lux.
“Vozes do Brasil”
O Sesc Santo André e o Sempre Um Papo dão continuidade à programação de 2021, recebendo, hoje a escritora e jornalista Patricia Palumbo para o lançamento do livro “Vozes do Brasil: Entrevistas Reunidas” (Edições Sesc). O bate-papo, mediado pelo jornalista Afonso Borges, idealizador e fundador do Sempre Um Papo, acontecerá às 20h, com transmissão pelo YouTube, Facebook e Instagram do projeto e pelo canal do Youtube do Sesc Santo André. “Vozes Do Brasil: Entrevistas Reunidas” é uma nova edição revista e ampliada, que apresenta vida e obra de 33 personalidades da MPB entrevistadas pela jornalista Patricia Palumbo. O livro compila em uma única publicação os dois volumes de entrevistas lançados em 2002 e 2008 pela Editora DBA, além de um terceiro conjunto de entrevistas inéditas conduzidas pela jornalista Patricia Palumbo. Nesta nova edição foram entrevistados artistas como Mart’nália, Marina Lima, Elza Soares, Vanessa da Mata, Criolo, Naná Vasconcelos, Djavan, Gal Costa e Jards Macalé.
Gênero e diversidade
Hoje, de 18 às 19 horas, os centros universitários Facens e Newton Paiva, em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), realizam o terceiro painel virtual do “Diálogos Contemporâneos”. O objetivo do projeto é colocar questões humanitárias, ambientais e sociais no centro do debate a partir da ideia de responsabilidade social, aumentando o engajamento para temas que estão diretamente relacionados ao futuro da sociedade. O debate tem como tema “Gênero e Diversidade”. A riqueza de uma sociedade e de uma cultura é a mistura e a diversidade que nós, como cidadãos, temos. Estamos educando as pessoas para conhecerem suas forças e potenciais e aceitarem os outros da maneira que eles são? A ideia deste bate-papo é falar sobre ações que promovam uma sociedade mais empática e justa e como educadores e instituições de ensino podem contribuir para esta mudança de cenário. Participarão deste painel, Evgeny Afineevsky, Du Migliano e Viviane Elias Moreira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.semesp.org.br/dialogos/genero-e-diversidade/
A arte de Fátima Pena
Pinturas em grandes e pequenos formatos, aquarelas, retratos, cidade imaginária e visões de Belo Horizonte, compõem a exposição “Fátima Pena: flores inexatas, esquinas de sombra”, que ocupará a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a partir de hoje e até 19 de outubro e 23 de janeiro de 2022. Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, Fátima Pena apresentará, sob a curadoria de Marconi Drummond e com projeto gráfico de Ivie Zappellini, cerca de 300 obras e um vídeo inédito que abordará as múltiplas visões de Belo Horizonte, a paisagem urbana e seus ícones, temas recorrentes na obra pictórica e gráfica da artista. “A exposição é uma panorâmica do que fiz ao longo do tempo”, revela a artista. A entrada é franca e a Galeria de Arte funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 13h às 19h. Por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de visitantes é limitada a 30 pessoas e é obrigatório o uso de máscara.
Ouça a rádio de Minas