Variedades

CURTAS DC MAIS | 20/04

CURTAS DC MAIS | 20/04
Crédito: Freepik

Nota de falecimento

O diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, faleceu ontem, aos 75 anos, devido a complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia 12 de março. Abijaodi coordenava as gerências de Assuntos Internacionais, Política Industrial e Desenvolvimento Associativo da CNI. Foi superintendente das áreas tributária, trabalhista, econômica, internacional e de meio ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Como engenheiro civil, foi diretor internacional da Construtora Andrade Gutierrez com a função de prospectar novos negócios na África e no Oriente Médio, nas décadas de 1970 e 1980. Era especialista em engenharia econômica e especialista em relações econômicas internacionais pelo Instituto de Formação Internacional de Rouen (França).

Visita virtual ao Inhotim

Enquanto permanece fechado em respeito às medidas de contenção da Covid-19, o Instituto Inhotim resolveu ampliar a oferta de visitas mediadas virtuais. O objetivo das experiências digitais é potencializar o acesso, o desenvolvimento de conteúdos e a construção do conhecimento. Oferecidas por meio do programa “Inhotim para Todos”, as atividades estão disponíveis em duas modalidades, as livres e para grupos agendados. A primeira visita livre será realizada no feriado de Tiradentes, amanhã, às 16 horas, pelo Google Meet. No tema “Artistas e Paisagens Brasileiras”, os educadores do Inhotim vão abordar os artistas brasileiros presentes no acervo de arte contemporânea do museu. Haverá um recorte especial para as mulheres, além, é claro, da integração das obras com a natureza. Não é necessário se inscrever, mas é recomendado salvar o link. As vagas são limitadas.

Romance policial

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo Marçal Aquino para o lançamento de seu romance policial “Baixo Esplendor” (Companhia das Letras). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges e que contará também com a participação de Tony Bellotto, autor de romances policiais. O encontro será realizado hoje, às 19 horas, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. Marçal Aquino retorna à cena literária com uma prosa ágil e intensa, confirmando seu nome entre os melhores da ficção brasileira contemporânea, com o seu mais novo romance policial “Baixo Esplendor”. A história da obra se passa em 1973, um dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil.

“Com a Palavra”

A exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto” apresenta uma retrospectiva única sobre o artista. Quem quer conhecer suas galerias e aprofundar em sua obra tem a oportunidade de fazer isso diretamente de casa. O CCBB Educativo apresenta visita mediada no projeto “Com a Palavra”. A doutora em artes visuais, comunicação e semiótica Daniela Bousso apresenta detalhes na mediação, que fica disponível a partir de hoje, às 10 horas, no site do CCBB Educativo. O acesso é gratuito. O “Com a Palavra” consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Cantinho dos Livros”

O segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, inaugurou na última sexta-feira o “Cantinho dos Livros”, uma biblioteca voltada para as recuperandas do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Feminina de Belo Horizonte. O espaço faz parte do projeto “Caminhos e Contos – A Ressocialização pela Palavra”, idealizado pelo próprio desembargador Tiago Pinto, que tem como principal objetivo a recuperação dos detentos das Apacs mineiras com a ajuda da literatura. O desembargador Tiago Pinto abriu o evento, que ocorreu de forma remota por causa da pandemia da Covid-19. “Duas coisas são muito importantes nas nossas vidas: a música e a literatura. Os livros são nossos amigos, nossos confidentes. Então, estamos inaugurando hoje uma porta aberta para os sonhos, para a liberdade individual”, ressaltou o desembargador.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas