CURTAS DC MAIS | 20/05

“Praça Sete Instrumental”
Nas próximas semanas, os caminhos da música de diversas regiões de BH serão levados à Praça Sete. O Cine Theatro Brasil Vallourec estreia hoje a série 2021 do “Praça Sete Instrumental Live”, agora trabalhando a conexão com a cidade e sua diversidade de expressões culturais. Na primeira live, a atração é Deangelo Silva. O pianista, arranjador e compositor estará acompanhado do baterista Felipe Continentino e do baixista Bruno Vellozo. Deangelo foi o vencedor do Prêmio Instrumental BDMG 2017 e do Prêmio Marco Antônio Araújo 2021. Em 2020, lançou “Hangout”, seu segundo disco numa mistura contemporânea de jazz, rock e eletrônica. O cenário das lives será o foyer na entrada do Cine Theatro Brasil Vallourec e, ao fundo, a Praça Sete de Setembro. As apresentações serão transmitidas pelo canal do centro cultural no Youtube, gratuitamente, sempre às quintas-feiras, de 20 de maio a 22 de julho, a partir das 20h.
Sempre Um Papo
O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo hoje, às 19 horas, o escritor Fabrício Carpinejar para falar sobre o livro “Coragem de Viver” (Planeta). O encontro terá mediação de Afonso Borges. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. “Coragem de Viver” nasceu da vontade de Fabrício Carpinejar de homenagear a mãe, a poeta Maria Carpi, pelos seus 30 anos de literatura, comemorados em 2020. Ao longo de quase 60 textos acompanhados de ilustrações, o autor apresenta memórias antigas e recentes da mãe, transformadas em reflexões e lições de vida.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Diário de bordo
Hoje e amanhã das 10h às 11h30 horas, o Educativo do Memorial Vale propõe ao público a feitura e o registro de um diário de bordo que permitirá imprimir ideias por meio da escrita, desenhos, cores, texturas, fotografias e colagens, com a pergunta: “o que você registraria sobre o seu dia a dia? Reflexões, projetos, devaneios?” O resultado se dará em várias percepções do atual presente para um futuro próximo ou longínquo. A oficina é para pessoas a partir de 16 anos e acontecerá pelo Google Meet. É necessário fazer inscrição pelo telefone 31 3343-7317. As vagas são limitadas. O evento integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.
“Tributo à liberdade”
O especial “Tributo à liberdade”, que promoveu neste mês de maio a reflexão sobre os direitos humanos e as tradições culturais, chega ao final na Rede Minas, amanhã, às 23h. A Faixa de Cinema encerra a programação especial com o documentário “A Rainha Nzinga chegou”, das diretoras Júnia Torres e Isabel Casimira. O filme faz uma travessia de volta à Angola para destrinchar as três gerações de rainhas. Isabel Casimira é a personagem central da história e também dirige o filme, ao lado de Júnia Torres. A mineira é rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, em Belo Horizonte. Assim são chamadas, no Brasil, essas guardas de congado, que são manifestações religiosas e culturais de raízes africanas. Para a comunidade da qual pertence o grupo, denominadas “reinado”.
“Inventando Simetrias”
A simetria vai ganhar destaque em atividade divertida e repleta de aprendizado do Lugar de Criação Digital, do CCBB Educativo. Com passo a passo em vídeo, a oficina virtual pode ser feita em casa, com simples materiais, envolvendo crianças e seus familiares. O público poderá acessar, a partir de amanhã, às 10h, a atividade “Inventando Simetrias”. O acesso é gratuito e a atividade pode ser conferida pelo site www.ccbbeducativo.com.br. Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, é chamado de simétrico. Uma folha de árvore ou uma borboleta, por exemplo, podem apresentar simetria. Esse mesmo conceito está presente na matemática, na geometria, na arte e na natureza, atravessando com frequência o nosso cotidiano. Ao longo da história, a simetria também se constituiu um elemento importante para a produção de obras de arte da arte, sejam obras figurativas ou abstratas.
Ouça a rádio de Minas