CURTAS DC MAIS | 20/07

Negócios de mulheres
Três mulheres empreendedoras, dois negócios criativos e muita história para contar. Esse é o “Meu Negócio pra Chamar de Seu” do mês de julho, iniciativa ligada ao Sessão Dez4Meia, do Sesc Palladium, que traz conversas instigantes sobre empreendedorismo e economia criativa. Hoje, às 20h, no Instagram @sesc.palladium, Anna Carvalho, da Laranja Azeda Cosmética Artesanal, e as sócias Juliana Sevaybricker e Santuza Prado, da Freeda Moda Inclusiva, são as convidadas da vez para falarem sobre seus negócios que acontecem também via e-commerce. Uma verdadeira consultoria mútua a partir de cases reais. Em uma live cheia de insights e empatia, o objetivo é inspirar as pessoas no próprio negócio e incentivar quem deseja empreender. O Meu Negócio pra chamar de seu é um projeto realizado com empreendedores de segmentos distintos no universo da economia criativa, que tem como foco dialogar, levantar hipóteses e propostas a partir de um olhar diferente sobre o negócio do outro.
Sempre um Papo
O baiano Itamar Vieira Junior, grande revelação literária dos últimos anos no Brasil, lança o livro de contos “Doramar ou A Odisseia: Histórias”, editado pela Todavia, amanhã, às 19h. O autor de “Torto Arado” vai conversar com Afonso Borges em uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão pelo YouTube, Instagram e Facebook do projeto. Publicado em junho de 2021, “Doramar Ou A Odisseia: Histórias” é o terceiro livro de contos do autor. A obra reúne 12 histórias que abordam questões sociais brasileiras e retratam a multiplicidade cultural que forma o país. Dentre os contos, sete já haviam sido publicados anteriormente no livro “A Oração Do Carrasco” (Mondrongo), de 2017, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2018, e o restante foi escrito após a publicação de “Torto Arado” (Todavia), em 2019.
“Quartas de Improviso”
Música experimental concebida de forma ao vivo e improvisada, sem manipulação posterior de ruídos e nuances provenientes de diversas fontes sonoras em confluência com as mais diferentes manifestações artísticas. Essa é uma das percepções que podem ser atribuídas ao projeto “Quartas de Improviso” (Q.I.), criado em 2013 pelos músicos Henrique Iwao e Matthias Koole. No Q.I., não há preparação prévia para a criação musical. Além das improvisações, a iniciativa agrega inúmeras manifestações do fazer artístico e também do saber como forma de ampliar as experimentações a outros campos. A 13ª temporada do Q.I., a primeira realizada em ambiente on-line devido a pandemia da Covid-19, estréia amanhã, às 0h, e pode ser acessada no endereço qi.seminalrecords.org. Em contraposição às edições anteriores, desta vez os convidados não vinculados à música enviam um vídeo para ser absorvido pelos músicos participantes. A abertura desta edição conta com a musicista Thais Montanari e a artista plástica Camila Lacerda, compondo o layout do programa.
“Sementes da Diáspora”
Todas as quartas-feiras, às 14 horas, o Educativo do Memorial Vale realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades-afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
Artes visuais e fotografia
As inscrições para a segunda edição do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado foram prorrogadas até o dia 16 de agosto. Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas, de forma gratuita e exclusivamente virtual. A premiação contemplará dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas, mostras relevantes e de qualidade reconhecida. O edital atualizado do Prêmio está disponível no site da FCS e no site da APPA.
Ouça a rádio de Minas