CURTAS DC MAIS | 20/08 a 22/08

Biografia de Oscar Dias Corrêa
Idealizado pelos filhos Ângela e Oscar Júnior, o livro “Centenário de Oscar Dias Corrêa – uma vida para a história” celebra a memória de um homem público notável, que honrou todos os cargos que ocupou e as atividades às quais se dedicou. O volume será lançado nesta segunda-feira (22), às 19h30, na Academia Mineira de Letras. Com o texto da ‘orelha’ de autoria da escritora Nélida Piñon, a publicação, editada pela Conceito Editorial, foi organizada por José Eduardo Gonçalves e Rogério Faria Tavares. O livro tem perfil biográfico de João Carlos Firpe Penna e traz um alentado caderno de imagens, com mais de 60 fotos inéditas de Oscar Dias Corrêa, desde a infância, em Itaúna, até o Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Brasília. Na biografia, é possível acompanhar toda a trajetória do menino nascido no interior de Minas, em 1921, desde a juventude e a formatura em direito, já na Capital, até o desempenho das funções de deputado estadual, secretário de Educação no governo Magalhães Pinto, deputado federal, ministro do Supremo Tribunal Federal e ministro da Justiça no governo Sarney.
Bens culturais imateriais
No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a Casa Fiat de Cultura discorrerá sobre como as expressões culturais pautam a memória das comunidades no “Encontros com o Patrimônio”. Para esta edição do evento, que tem como tema “Patrimônio Imaterial: tradições e identidades culturais em Minas Gerais”, o convidado é o violeiro e pesquisador Chico Lobo, que vai conversar com o público sobre os “Saberes, linguagens e expressões musicais da viola de Minas Gerais”. Ele participará de um bate-papo virtual com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, que vai falar sobre os outros seis bens culturais de natureza imaterial registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). O evento será realizado on-line, pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube, neste domingo (21), das 11h às 12h30, com inscrição gratuita pela Sympla: bit.ly/EncontrosPatrimonioImaterial.
Visita teatralizada no CCBB BH
Para celebrar o aniversário de nove anos do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte, que ocorre em 27 de agosto, nada melhor que reviver sua história por meio de uma nova visita teatralizada. Desta vez, a imersão cênica realizada pelo CCBB Educativo foi criada especialmente para comemorar a data. Durante sete dias, a partir desta segunda-feira (22) e até o próximo domingo (28), sempre às 18 horas, os visitantes serão surpreendidos, no hall principal, pela deusa grega Themis, guardiã da justiça. Ela, que é considerada também um símbolo da equidade, salta do vitral da escadaria central do CCBB e percorre diversos espaços do prédio, compartilhando com o público memórias de sua arquitetura e outras curiosidades. Considerada uma joia do patrimônio mineiro e nacional, a edificação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e foi sede da antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública.
Show de Celso Moreira
O som vibrante da música instrumental poderá ser conferido no show on-line “Meu bolero” do violonista, guitarrista, professor e compositor Celso Moreira que terá como convidado especial o saxofonista Breno Mendonça. A transmissão desse grande encontro musical ocorrerá neste sábado (20), às 19h, no canal de Celso Moreira no YouTube (https://bityli.com/UTWSn). O show, gravado no estúdio da Leve Music, em Belo Horizonte, contou com a participação dos músicos Christiano Caldas (teclados), Milton Ramos (baixo) e André Limão Queiroz (bateria). O público vai conferir canções autorais de Celso Moreira, como “O Mundo das Artes”, “Cores” e “Valsa para Helena”. Celso Moreira, nascido em Guanhães (MG), descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira. Aos dez anos já tocava bateria em bailes da cidade, mas ao se mudar para Belo Horizonte, em 1968, trocou o instrumento – que não cabia no apartamento – por um violão: seu companheiro de todas as horas até hoje.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Espiral. O mote da coreografia”
O Grupo Artístico Cultura do Guetto apresenta no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas o espetáculo “Espiral. O mote da coreografia”, que começou a ser desenhada em 2019, foi paralisada por causa da pandemia e, retomou os ensaios em 2021, é a energia, tudo que ela move e gera. A única apresentação será neste domingo (21) às 19h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site eventim. “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, é o princípio da Lei de conservação da massa, do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier. A partir desse princípio, a coreografia foi pensada e criada. Assim como a energia se centra, ela também irradia, retorce, distorce, trazendo reflexões e vibrações sobre a energia que circula dentro de nós e a energia que circula na atmosfera. A energia não pode ser destruída e a única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro de energia.
Ouça a rádio de Minas