Variedades

CURTAS DC MAIS | 20/10

CURTAS DC MAIS | 20/10
Crédito: Freepik

Homenagem à Fapemig

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, realizará amanhã, às 20 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho), uma reunião especial em homenagem à Fundação de Amparo do Estado de Minas Gerais (Fapemig) pelos 35 anos de sua criação. A sessão foi requerida pela deputada Beatriz Cerqueira. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal institucional da ALMG no YouTube. A Fapemig é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica de Minas Gerais. Compete à entidade apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Filarmônica de Minas Gerais

Amanhã e na próxima quinta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais recebe o maestro e violinista convidado Cláudio Cruz. No repertório das duas noites, “Cauchemar”, de Braga; “Concerto para violino nº 3 em Sol maior, K. 216: “Estrasburgo”, de Mozart, com solo do próprio Cláudio Cruz; “Ferrabrás, D.796: Abertura, de Schubert’ e a “Sinfonia nº 5 em Ré maior, op. 107, “Reforma”,de Mendelssohn. O concerto terá presença de público e a venda de ingressos está disponível no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto também terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. Durante o intervalo das apresentações serão realizados os Concertos Comentados, palestras em que especialistas comentam o repertório da noite. A curadoria do projeto é do percussionista da Filarmônica, Werner Silveira, e o convidado é o spalla associado da Orquestra, Rommel Fernandes.

Oktoberfest Krug Bier

A Krug Bier volta a comemorar a tradicional  Oktoberfest no próximo sábado, de 12h às 22h,  no Estacionamento do Porcão (avenida Raja Gabáglia, 2.671, São Bento). A Oktoberfest Krug Bier 2021 contará com dez rótulos de chopes diferentes, que juntos somarão 10 mil litros disponíveis nas biqueiras do evento. Dentre eles, rótulos dos estilos Pilsen, Oktoberfest, German Pils, Amber Lager, Golden Ale, Weiss, Dunkel, American Pale Ale, IPA e Double IPA. A cervejaria apresentará a Krug Oktoberfest. “Essa é uma “festbier”, estilo de cerveja tipicamente consumido nas festividades anuais na Bavária”, conta Alexandre Bruzzi, sócio-proprietário da marca. A festa terá barraquinhas de restaurantes de comida alemã e petiscos típicos.  O “cardápio musical” terá apresentações da Charanga Pop, conhecida pelos trajes tradicionais, pelo repertório típico alemão e por interagir com o público, e shows da banda Velotrol; Baile do Maguá (Brasilidades) e DJ Bruno Diaz.

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto

Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto voltam aos palcos hoje para apresentar o concerto Valencianas na histórica Paracatu, no Noroeste de Minas, no aniversário de 223 anos da cidade famosa pela produção de ouro. Com patrocínio da Kinross, por meio do programa Integrar, o concerto recebe o público presencial, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança sanitária. Os ingressos gratuitos, distribuídos pelo Sympla, se esgotaram em menos de uma hora. Sob a regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, o repertório revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Entre os destaques estão “Anunciação”, “Tomara”, “La Belle de Jour” e outros sucessos que integram os dois volumes do projeto “Valencianas”, aclamado pelo público e pela crítica.

Cadeira nº 13 da AML

Na última segunda-feira, na sede da Academia Mineira de Letras (AML), foi realizada a sessão de apuração dos votos da eleição para a cadeira de número 13, vaga desde o falecimento do acadêmico Paulo Tarso Flecha de Lima. O escritor Silviano Santiago foi eleito com 35 votos. Santiago é o quinto sucessor da cadeira número 13, cujo patrono é Xavier da Veiga, sendo o fundador Carmo Gama. A cadeira já foi ocupada por Godofredo Rangel, Antônio Moraes e João Franzen de Lima.  “Silviano Santiago fez e continua fazendo história. Em Minas, integrou a chamada ‘Geração Complemento’, ao lado de nomes como Ary Xavier, Ezequiel Neves, Theotonio dos Santos e Ivan Angelo. Na crítica literária, é autor dos clássicos Uma literatura nos trópicos e O cosmopolitismo do pobre. São dele livros potentes como Stella Manhattan, Mil rosas roubadas, Machado e O menino sem passado”, afirma o presidente da AML, Rogério Faria Tavares.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas