CURTAS DC MAIS | 20/10

“Desmanche – verbocorpopintura”
Aberta ao público a partir de amanhã, a exposição “Desmanche – verbocorpopintura”, reúne trabalhos inéditos de Leonora Weissmann na AM Galeria (rua do Ouro, 136, Serra). A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, de 10h às 14h. A mostra celebra a riqueza e a diversidade do trabalho da artista. Desenhos, pinturas, móbiles e uma intervenção na fachada descortinam uma produção contemporânea que reflete sobre a função da arte tanto para artistas quanto para os espectadores. A exposição ainda conta com o lançamento do livro “Estranho Mundo Próximo”, que lança um olhar sobre a produção e sobre a carreira da artista. A exposição foi concebida em sinergia com a proposta do livro “Estranho Mundo Próximo”, um trabalho inteiramente dedicado à obra de Leonora Weissmann. A publicação, lançada pela Editora Barléu, reúne textos do crítico de arte e professor Agnaldo Farias.
Circuito Lagoinha
Pensando na reconexão da cidade com o bairro Lagoinha, o Circuito Lagoinha propõe ações de promoção do turismo criativo, fomento da cultura e da culinária com foco no desenvolvimento econômico local da tradicional região da cidade. Para isso, o projeto realizará dois dias de programação para celebrar os 75 anos do Copo Lagoinha, com bate-papo, feira culinária com produtores locais, passeio turístico guiado na região, shows e apresentações artísticas. Amanhã, a partir das 16h, a Casa Rosa do Bonfim recebe um encontro de empreendedores e cozinheiras locais para uma roda de conversa mediada por Filipe Thales, fundador do Viva Lagoinha e cofundador do Circuito Lagoinha. Após o bate-papo, as atividades do dia encerram com um happy hour comandado pelo pesquisador e DJ Bill (entrada gratuita mediante retirada de ingresso antecipado no site GoFree). No próximo domingo, o Galpão 54 será palco de uma festa que reunirá diversas atrações artísticas, a partir das 12h, com destaque para o samba.
Quinteto de Sopros
O Memorial Vale recebe hoje, em duas sessões, às 19 horas e às 20h30, o Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, formado por Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Victor Morais (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa). No programa, obras de Jacques Ibert, Radamés Gnattali, Samuel Barber, Catulo da Paixão Cearense, Joaquim Antonio Callado, Jacob do Bandolim e Astor Piazzolla. A retirada de ingressos é feita uma hora antes do evento e serão distribuídos no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação.
Revista Coletivo Libertas
O bloco carnavalesco Samba Queixinho está oferecendo todas as terças-feiras, às 19 horas, oficinas gratuitas de percussão, que preparam os foliões para diversas apresentações ao longo do ano e também para o Carnaval. Hoje, às 19 horas, haverá um bate papo com os artistas Rafael Abreu, Herman Alexander e Lax Ayala do Coletivo Libertas sobre o lançamento da 4ª edição da revista Coletivo Libertas, que desta vez está focada na arte e na gastronomia. E nos dias 29 de outubro e 5 e 12 de novembro o Samba Queixinho oferecerá oficina de dança com a bailarina Dayanne Amaral, do Grupo Corpo. Toda a programação é gratuita. O Espaço Cultural Samba Queixinho, onde acontecem as oficinas e o bate-papo e também é a sede do bloco, fica no bairro Floresta, no prédio onde funcionava o saudoso Cine Odeon (avenida Contorno 1.328). Para se inscrever é preciso entrar no link do Samba Queixinho (https://www.instagram.com/sambaqueixinho).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cebola lança “Brandura”
Hoje, às 21h, no Distrital (rua Opala, s/n, Cruzeiro), o cantor e compositor Cebola (Túlio Lima) faz o primeiro show de “Brandura”, seu álbum autoral lançado em setembro. Baixista da banda Daparte, ele está com o seu primeiro disco disponível em todas as plataformas digitais. Para a apresentação, Cebola reuniu um time forte de músicos que vão acompanhá-lo. Nos teclados, Bernardo Cipriano – companheiro de Daparte -, que participou ativamente das gravações de Brandura; Marcelo Dai será o baterista e João Paulo Bochecha fez parte do naipe de metais da gravação e participará do show no trombone. Além deles, estarão no palco Mário Wanser, amigo e parceiro de longa data; Filipe Barros, guitarrista da Radiolaria; e Cássio Santos, percussionista. O show tem produção executiva de Daniel Crase, baterista e também companheiro de Cebola na Daparte. A abertura será com o Moço João. A noite ainda terá discotecagem com Paim e Crase. Os ingressos estão à venda pelo Sympla por R$ 30,00.
Ouça a rádio de Minas