Variedades

CURTAS DC MAIS | 20//11 a 22/11

CURTAS DC MAIS | 20//11 a 22/11
Crédito: Freepik

Mês da Consciência Negra

Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, a Aliança Francesa de Belo Horizonte convida o público a participar da conferência on-line “O rasgo – Questões sociais, políticas e científicas da memória colonial na França”. O evento acontece neste sábado (20), às 10h30, e é conduzido pelo historiador Nicolas Bancel. É necessário se inscrever previamente para participar de forma gratuita no link. Após as declarações do presidente Macron durante a última campanha presidencial, qualificando a colonização como um “crime contra a humanidade”, a história e a memória da colonização como as consequências pós-coloniais deste período estão hoje no centro de debates públicos na França. Na conferência, o objetivo é compreender por um lado as questões sociais destes debates que dividem profundamente a opinião pública, assim como os grupos que têm uma ligação direta com a história colonial.

Festival do Filme Insurgente

A partir deste sábado (20) e até o próximo dia 30, acontece o 10º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente (edição Serra do Cipó), on-line e gratuito, em cartaz no site www.cinecipo.com.br. Serão exibidos cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, e debates com os realizadores. Em tempos políticos e sociais sombrios no Brasil e no mundo, o 10º Cinecipó busca ressaltar as questões políticas presentes nas telas, assumidas em concepção plural, bem como as linhas de fuga vislumbradas contra tudo aquilo que constitui violência e opressão. A programação reúne filmes de diversos países e regiões brasileiras que abordam temáticas diversificadas, como étnicos-raciais, gênero, feministas, ambientalistas, entre outras. Haverá também uma sessão infantil, uma com filmes de realizadores quilombolas e outra sessão de filmes com acessibilidade (libras, audiodescrição e LSE – legendas para surdos e ensurdecidos). Além das exibições, acontecerá uma aula aberta com José Cury e Alberto Álvares, no dia 30 de novembro, às 19h.

“Aprecie Oktoberfest Contagem”

Está de volta um dos maiores festivais gastronômicos e cervejeiros de Minas Gerais, o “Aprecie Oktoberfest Contagem”, cuja edição especial acontece neste sábado (20) e domingo (21), das 12h às 21h, no estacionamento do 3º piso do ItaúPower Shopping, que está completando 18 anos. Na programação o melhor da culinária, cervejas artesanais, atrações infantis, intervenções circenses e rock’n’roll. O evento será realizado com segurança conforme as normas e decretos estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Contagem. No sábado, haverá o espetáculo infantil “Alô criançada, o circo chegou” com os palhaços Micharia e Chilca, às 13h. Na sequência será a vez do som contagiante das bandas mineiras que se destacam no cenário musical. Elas prepararam repertórios especiais e prometem muita animação ao público. A primeira delas é a Locomotive que apresentará os clássicos do Guns N’ Roses e que se apresenta às 13h30.

“O Canto do Curupira”

Neste domingo (21), às 11h, a Orquestra Ouro Preto recebe no palco do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro) a companhia do brilhante pianista Cristian Budu para a estreia mundial de “O Canto do Curupira”, peça composta por um dos principais nomes da música de concerto contemporânea, André Mehmari. Além da novidade, a orquestra e o pianista surpreenderão o público com outros clássicos. Um programa de excelência com o melhor da música de concerto. A apresentação será dividida em duas partes. No primeiro momento, a trajetória do piano brasileiro é apresentada e comentada pelo pianista Cristian Budu. Na segunda parte, a famosa lenda do curupira, do folclore brasileiro, ganha uma concepção orquestral inédita em “O Canto do Curupira”. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o encontro faz parte da série “Domingos Clássicos”. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 25 no Sympla.

Memorial Instrumental

A multi-instrumentista Nath Rodrigues convida André Oliveira para show inédito neste domingo (21), às 11h, dentro do projeto Memorial Instrumental, que celebra, nesta edição, o Mês da Consciência Negra e os dez anos do Memorial Vale. A apresentação será exibida on-line, no YouTube do Memorial. Os dois artistas trazem à superfície um repertório que fez e faz parte da formação musical de ambos. Amigos e parceiros musicais desde os tempos da graduação na Escola de Música da UEMG, Nath e André reúnem o choro e a MPB no entorno da pesquisa sobre sonoridades, timbres e camadas diversas utilizando como base instrumentos de cordas. Nath Rodrigues dedica o seu trabalho à música brasileira instrumental, à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre corpo-mente-espírito. É multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas