CURTAS DC MAIS | 21/05

“Luz no Patrimônio”
Cidades históricas de Minas Gerais serão contempladas com mais uma importante iniciativa de qualificação e promoção do patrimônio cultural. O programa “Luz no Patrimônio”, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), busca requalificar a paisagem urbana dos centros, núcleos históricos e bens protegidos no estado, pela conversão das redes aéreas de iluminação pública existentes para redes subterrâneas de distribuição de energia, além de projetos de iluminação cênica em edifícios tombados. Os dois primeiros municípios mineiros a receber essa requalificação de seus núcleos históricos são Catas Altas e Mariana (no distrito de Santa Rita Durão), ambas na região Central de Minas.
“Lacan na Academia”
Publicado no último ano, “A mulher submersa”, livro de estreia de Mar Becker, foi considerado como uma revelação na poesia contemporânea. Entre os versos e páginas há muito a ser discutido e, para isso, a Academia Mineira de Letras apresenta edição especial do “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura” com o bate-papo “Encontro com Mar Becker e A mulher submersa”. O evento acontece amanhã, às 10h, no YouTube da AML, e conta com participação da autora e das psicanalistas Cristiane Grillo, Fernanda Costa e Lucíola Macêdo (curadoria). Na forma de um diálogo com a autora, o encontro terá por base a seguinte questão: como o fazer poético em “A mulher submersa” poderá lançar luzes sobre os laços entre corpo, contingência e escrita? A própria feitura da obra será o horizonte a partir do qual os fios são tecidos para uma conversa entre a psicanálise e a poesia de Mar Becker.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Podcast da mostra Palatnik
As atividades virtuais da exposição “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”, em cartaz no CCBB-BH, seguem nesta semana com o lançamento do podcast “Palatnik – O pioneiro cinético”. Criado e narrado por Felipe Scovino, um dos curadores da mostra, o conteúdo terá 35 minutos de duração e irá abordar a relação do artista com a arte cinética, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia. O podcast ficará disponível no spotify , através do link. Foi a partir de seus estudos sobre psicologia da forma e cibernética, que Palatnik chegou à conclusão de que o artista não deve estar fadado somente à pintura, desenho, gravura ou escultura. E com essa constatação, começou seus estudos sobre luz e movimento, que deram origem aos aparelhos cinecromáticos e aos objetos cinéticos, fazendo dele um dos pioneiros da arte tecnológica no mundo. A mostra está disponível no site https://tourvirtual360.com.br/abrahampalatnik/.
Grupo Oriundo de Teatro
Amanhã às 10 horas, o Memorial Vale apresenta a peça “Quem canta…” em que o Grupo Oriundo de Teatro apresenta composições que divertem a criançada, resgatam brincadeiras e relatam vivências da infância. A apresentação integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale. O Grupo Oriundo de Teatro é composto por Enedson Gomes (ator), Isabela Arvelos (atriz), Pâmella Rosa (atriz), Tatá Santana (ator e compositor) e Anna Campos (diretora e produtora). Após algumas experiências com colaboração de diferentes atores e diretores, o grupo configurou-se em 2007, quando Anna Campos e Enedson Gomes se uniram para montar um espetáculo escrito e dirigido por Antonio Hildebrando. “O Lustre” ganhou grande repercussão na crítica no público mineiro, abrindo portas para o coletivo que acabava de nascer. O espetáculo garantiu reconhecimento da imprensa e dos espectadores ao cumprir agenda de apresentações em diversas cidades e festivais nacionais e internacionais.
Cinema negro feminino
Conquistar espaço e reconhecimento nas produções cinematográficas é um desafio para as mulheres, mas quando elas são negras essa batalha é ainda mais difícil. O programa Cinematógrafo, da Rede Minas, vai tratar hoje, às 20h30, da paixão e o trabalho dessas mulheres na sétima arte que se transformou, também, em resistência. Para falar do assunto, a atração traz Tatiana Carvalho, professora da universidade UNA e pesquisadora da UFMG, e Yasmine Evaristo, cinéfila e pesquisadora de cinema. O programa também traz a crítica da jornalista Kel Gomes sobre o filme “O piano”. Dirigido pela neozelandesa Jane Campion, o filme conta com personagens muito marcantes e narra a história de Anne McGrath. Foi com esse longa que Jane ganhou a estatueta de melhor roteiro original no Oscar e se tornou a primeira, e única mulher, a ganhar o prêmio “Palma de Ouro”, no Festival de Cannes. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas