Variedades

CURTAS DC MAIS | 21/09

CURTAS DC MAIS | 21/09
Crédito: Freepik

Walter Hugo Mãe

O Sesc Santo André e o Sempre Um Papo retomam, virtualmente, as atividades do projeto recebendo o escritor Valter Hugo Mãe, um dos mais reconhecidos autores em língua portuguesa da atualidade, para o debate e o lançamento do livro “Serei Sempre O Teu Abrigo” (Editora Biblioteca Azul). A conversa, mediada pelo jornalista Afonso Borges, idealizador e fundador do Sempre Um Papo, acessível em libras e acontecerá, acontece hoje, às 20h, com transmissão pelo YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo e pelo canal do Youtube do Sesc Santo André – https://youtube.com/santoandresesc . “Serei Sempre O Teu Abrigo” é um conto sobre os laços de afeto entre avós, a partir da perspectiva do neto. Ele traz a história de um avô que vê o mundo com poucas cores, como se habitasse sempre à noite, e de uma avó que fazia do amor um exercício racional, lúcido e diário. Esta obra, que conta com desenhos feitos pelo próprio autor angolano, revela a sabedoria e a coragem presentes no sentimento, assim como o poder dos laços familiares.

Expedições do Patrimônio

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, promove hoje, a partir das 14h, a 5ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”. O encontro será virtual e terá como tema a história do bairro Lagoinha. A atividade é destinada a estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais, estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da PBH (pbh.gov.br/patrimoniocultural). As vagas são limitadas. Com o tema “Lagoinha: história, tradição e diversidade”, o encontro proporcionará aos participantes conhecer a história de ocupação desta região.

Curtas de Rafael Conde

O Centro Cultural UFMG inaugurou neste mês o CineCentro Convida.. O objetivo é dar acesso a uma seleção de filmes que vão além do óbvio, permitindo novos olhares e proporcionando ao público uma programação mais diversa e plural. A curadoria da primeira edição é do diretor e professor Rafael Conde, que escolheu seis curtas-metragens de sua autoria para dar início à mostra. Os filmes receberam diversos prêmios nacionais e internacionais e são do gênero documentário e ficção. O curador compartilha um pouco da sua trajetória e obra em vídeo disponível no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube: https://youtu.be/dwkkNzX7YDAA atração de hoje é a ficção “Rua da amargura, com 14 minutos, realizada em 2003, com cireção, roteiro e produção executiva: Rafael Conde. No elenco estão Nivaldo Pedrosa, Yara de Novaes, Eduardo Moreira e Ronaldo Brandão. O link para o filme é https://vimeo.com/20725987.

Jantar beneficente

Na próxima quinta-feira, das 19h às 23h, o Restaurante Paladino realizará um jantar beneficente em prol do Lar Amigo, instituição que atende crianças carentes. No menu, como entrada, serão as seguintes opções panzanella, clássica salada italiana com toque mineiro. Tomatinhos sweet grape, cebola tostada, azeitona preta, ervas frescas e croutons de pão de queijo e brusqueta de creme de queijo canastra e ratatouille defumado na casa. Já como prato principal o participante escolherá entre galinhada caldosa acompanhada de tomatinho cereja, cogumelo e milho assado, ou  ragu de ossobuco de boi cozido no molho de tomate da casa, polenta cremosa com requeijão e gremolata. E, para fechar a noite, as opções de sobremesa serão Trio de queijos e compotas mineiras ou Brigadeiro da casa com laranja e crocante de leite. Serão vendidas mesas  para duas, quatro ou seis pessoas – que serão reservadas conforme a compra realizada no Sympla. Há ainda a possibilidade de doação espontânea, sem acesso ao jantar.

Sarau de poema simbolista

Até o próximo domingo, às 11 horas, o multiartista Luscas Gonçalves apresenta o sarau literário “Com Licença de Cruz e Sousa”, no YouTube do Memorial Vale. O sarau é uma leitura/performance “cotidianizada” que aprecia a obra poética do autor simbolista e, através da articulação de práticas de criação, constrói pílulas dos poemas dentro de um contexto ordinário. O que poemas escritos há tantos anos podem nos oferecer nos dias atuais? Como trabalhar poemas tão antigos hoje, no século XXI? O que há na obra de Cruz e Sousa que ainda faz sentido nos dias atuais? O sarau é uma tentativa de aproximar o poeta simbolista do espectador atual. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” e as comemorações dos dez anos do Memorial Vale. Luscas Gonçalves é estudante de letras e pesquisador, reside em Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas