Variedades

CURTAS DC MAIS | 21/09

CURTAS DC MAIS | 21/09
Crédito: Freepik

Primavera dos Museus

Os museus públicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) integram a 16ª edição da Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. Entre as atrações, estão visitas educativas, rodas de conversas, exposições, ações de salvaguarda e discussões sobre memória, lançamento de publicação, shows, oficinas e palestras. A programação acontece até o próximo domingo nos museus públicos municipais geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. São eles: Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), Museu Casa Kubitschek (MCK) e Museu de Arte da Pampulha (MAP), além do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP e da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. As atividades são gratuitas e podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

Concerto da Filarmônica de Minas Gerais

Dois dos mais importantes compositores brasileiros do século passado nasceram no mesmo ano, 1897. Em comemoração a essa importante efeméride, 125 anos de nascimento de Lorenzo Fernandez e de Francisco Mignone, a Filarmônica de Minas Gerais executa, amanhã e sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a “Segunda Sinfonia”, de Lorenzo Fernandez, seu famoso balé “Reisado do pastoreio” e o colorido “Concerto para piano”, de Mignone, esta obra com a participação da pianista brasileira Clélia Iruzun. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da orquestra. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. De acordo com as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte para a prevenção da Covid-19 em ambientes fechados, o uso de máscara é opcional na Sala Minas Gerais.

Acessibilidade no mundo das artes

Pensar atividades de arte-educação que incluam pessoas com as mais diversas necessidades é uma das principais características do CCBB Educativo Belo Horizonte. Hoje (21 de setembro), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o tema ganha ainda mais destaque. Durante quatro dias, entre hoje e o próximo sábado, o programa educativo se junta a várias instituições brasileiras e convida o público para debater formas de ampliar a acessibilidade nos espaços culturais, proporcionar experiências mais significativas aos visitantes e também a repensar a presença da diversidade no Centro Cultural Banco do Brasil. Para inaugurar as ações, será realizado hoje, às 19h, o encontro presencial “Patrimônio e Acessibilidade”, destinado a professores de escolas públicas e privadas e conduzido por Milton Lira, educador, artista visual e especialista em acessibilidade em espaços culturais. O convidado abordará os limites entre conservação patrimonial e acessibilidade e quais as contribuições que os espaços educativos podem promover para favorecer essa aproximação.

Coral de Trombones da UFMG

Hoje, às 12h30, o Coral de Trombones da UFMG se apresenta pelo projeto Quarta Doze e Trinta, numa programação especial em parceria com a 23ª UFMG Jovem. O evento gratuito acontecerá no auditório da Reitoria da UFMG e é aberto ao público da cidade. A realização é da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult). Vinculado ao programa de extensão Grandes Grupos Instrumentais, da Escola de Música da UFMG, o coral tem em sua composição instrumental uma “rara expressividade e sonoridade musical”, como afirma o coordenador Marcos Flávio de Aguiar Freitas. O principal objetivo do grupo é promover a prática de música em conjunto, preparando repertório para apresentações públicas e qualificar os alunos da graduação e extensão por meio de realização de encontros, festivais e workshops.  Formado por oito projetos, entre eles o Quarta Doze e Trinta, o Circuito Cultural UFMG é um programa que busca levar programação cultural gratuita e de qualidade para a comunidade acadêmica e seu entorno.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Literatura Acessível”

 O “Literatura Acessível”, projeto realizado com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai chegar a alguns municípios brasileiros e mineiros. Uma das cidades de Minas a receber a circulação do projeto é Santa Luzia, município que fica a 20 km da Capital, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Hoje, alunos e professores da Escola Municipal Dom Pedro II e da Escola Municipal Dagmar Barbosa de Souza recebem a apresentação do espetáculo “Incluídos & Misturados”, que tem roteiro inspirado nos livros do projeto Literatura Acessível, todos com histórias protagonizadas por personagens com deficiência. A montagem traz um olhar para a diversidade na perspectiva inclusiva. As atividades têm entrada gratuita e conta com intérprete de libras. Na peça “Incluídos & Misturados”, que utiliza a linguagem de contação de histórias, um viajante recém-chegado de um lugar imaginário conta para o público suas experiências vividas com os personagens da turma Incluídos e Misturados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas