CURTAS DC MAIS | 21/12

“Lô Borges – 50 anos de carreira”
Hoje e amanhã, às 20h30, o espetáculo “Lô Borges – 50 anos de carreira”, na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto), celebra as cinco décadas de carreira do músico mineiro, que fundou, junto com Milton Nascimento, o Clube da Esquina, na década de 1970. Com patrocínio da Líder Aviação, o espetáculo apresenta Lô Borges, acompanhado do Grupo DoContra e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, numa celebração que reúne as composições que ficaram famosas ao longo de toda a carreira do artista, com uma roupagem instrumental clássica. O Grupo DoContra, parte da nova geração da música instrumental brasileira, abre caminho para o registro de novas versões de clássicos de Lô Borges. Já a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, composta por cerca de 90 instrumentistas, traz toda a bagagem de quem é parte dos circuitos nacional e internacional da música clássica.
“Banquete de Vozes do Natal”
O Ars Nova – Coral da UFMG apresenta o seu já tradicional “Banquete de Vozes do Natal”. Entretanto, o público não deve esperar uma apresentação unicamente tradicional e erudita: o repertório conta com obras em sete idiomas, viajando da Renascença ao contemporâneo e passam pela música popular brasileira. “Muita gente pensa que não, mas a gente tem música brasileira para o Natal! E o Ars Nova vai mostrar isso”, afirma o maestro Lincoln Andrade, professor da Escola de Música da UFMG. “O repertório foi pensado em trazer uma diversidade maior de idiomas e de obras que representam o natal no mundo ocidental.” O coro, que reúne 22 cantores, já foi premiado nacionalmente e internacionalmente em seus 63 anos de existência. O “Banquete de Vozes do Natal” será apresentado hoje, às 19h30, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201) e amanhã, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem (rua Sergipe, 175)
“Fábulas a la Chagall”
Um dos destaques da programação de dezembro do CCBB Educativo é o espetáculo “Fábulas a la Chagall”, que reúne elementos teatrais, fantasias e muita música no Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte (CCBB BH). Nele, a trupe educativa narra as fábulas “A águia e o escaravelho”, “O rato caseiro e o rústico” e “A galinha e a raposa”, de autoria do poeta francês La Fontaine – histórias que também são retratadas em uma coleção de gravuras na exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”. O espetáculo gratuito será encenado até 30 de dezembro, aos sábados e domingos, às 14h e 16h com apresentações extras a partir de hoje e até o próximo dia 30 (quarta, quinta e sexta), às 14h e 16h. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, a atividade não será realizada devido ao recesso do CCBB BH nessas datas.
Filme gravado em Belo Horizonte
“Comadres”, filme gravado em Belo Horizonte, estreia na Globo na véspera de Natal com um conteúdo regional – leve, inspirador e emocionante – para aproximar as famílias. Na comédia, as atrizes mineiras Magdale Alves e Rita Clemente – Guiomar e Terezinha, respectivamente – dão vida à história das vizinhas, separadas por um muro, que vivem em pé de guerra. “Comadres” estreia no próximo sábado (24), na TV Globo, depois do “Rolê nas Gerais”. O filme, que se passa numa cidadezinha fictícia do interior, foi gravado em Belo Horizonte, na Vila da Infraero próxima ao aeroporto da Pampulha. As casas, a praça e o próprio aeroporto (que no filme é a rodoviária da cidade) foram transformados para as gravações. Além do bom humor, a história traz temas importantes como reconciliação, sororidade e protagonismo feminino e conta com uma equipe técnica e o elenco escolhidos a dedo para garantir um time nascido ou criado em Minas Gerais, ou com forte conexão com o Estado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Protagonismo do queijo
O modo de fazer o queijo mineiro pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco, e uma das pessoas que tem difundido esse bem de Minas Gerais é o jornalista Eduardo Girão. Ele trabalhou quase 20 anos escrevendo sobre cultura e gastronomia até se tornar um dos maiores especialistas em queijo do país. Conhecedor de rotas e sabores, Girão promoveu uma revolução na forma de consumo, valorizando o produtor rural. O programa “Palavra Cruzada”, da Rede Minas, traz entrevista com o jornalista para falar sobre o protagonismo do queijo não só na mesa do mineiro, mas na vida do Girão. Apresentado por Daniela Murad, o programa ainda conta com a participação do jornalista Daniel Camargos. A atração vai ao ar hoje), às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay
Ouça a rádio de Minas