CURTAS DC MAIS | 22/03

Recital do Festival de Maio
Hoje, às 20h, a 8ª edição do Festival de Maio antecipa a programação e apresenta um concerto em homenagem às mulheres, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O recital terá músicas executadas, em sua maioria, somente pelo talento feminino. Na ocasião será apresentada pela primeira vez a peça Élévation, de Cecília Nazaré, compositora mineira. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos no site Eventim ou na bilheteria do Teatro. O programa do 8º Festival de Maio inclui a apresentação do “Quarteto com piano em ré menor”, de autoria da compositora sérvia Dora Pejacevic e obras compostas e arranjadas pela pianista e compositora goiana Francisca Aquino, que serão interpretadas por suas filhas Luiza, Janaína e Cecília. Também estarão no recital obras de Dora Pejacevic, Francisca Aquino, Astor Piazzolla e Tom Jobim.
Letra em Cena
A primeira sessão da edição 2022 do programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, “Letra em cena. Como ler…”, será com o ensaísta, professor, escritor e músico José Miguel Wisnik, que abordará a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. A conversa entre Wisnik e o jornalista e curador do programa literário, José Eduardo Gonçalves, será exibida hoje, às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube.. A leitura de poemas de Drummond será feita pelo ator mineiro Odilon Esteves. Não é necessário inscrição. Autor do livro “Maquinação do Mundo – Drummond e a Mineração”, Wisnik afirma que “a obra de Drummond é inseparável da mineração”. Em 2014, José Miguel Wisnik foi até Itabira, cidade que fica a 105 km da capital mineira. Essa primeira visita de Wisnik à cidade de Itabira foi impactante. Ele já era um profundo conhecedor da obra de Drummond, e ver o local destruído pela mineração foi muito perturbador. Depois de visitar a cidade, a obra de Drummond ganhou um novo formato para Wisnik
História do cinema mineiro
O cinema mineiro ganhou um site para guardar sua história e também disponibilizá-la para consulta: o Instituto Humberto Mauro lançou o site hemerotecacinema.org para hospedar os arquivos digitalizados da hemeroteca do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG). Na Hemeroteca Digital de Cinema: Minas Gerais, o público pode encontrar a maior parte do que a mídia impressa, seja mineira, brasileira ou internacional, publicou sobre a cultura cinematográfica e audiovisual de Minas Gerais, como a produção, o criticismo, a distribuição, a exibição em salas, na televisão e nas plataformas digitais, festivais e mostras, o ensino, o cineclubismo, o jornalismo cultural, o trabalho de cineastas e outros profissionais, a projeção nacional de nossos atores e atrizes, etc. O trabalho foi viabilizado com recursos do Edital Emergencial Aldir Blanc “Boas Práticas em Museus, Centros de Memória e Bibliotecas Comunitárias”, do Ministério do Turismo e do governo de Minas, no qual o instituto foi contemplado.
Sempre Um Papo
O Sempre Um Papo dá sequência à série de conversas com autores nascidos em cidades do interior de Minas Gerais, recebendo a escritora Flávia Péret, natural de Ouro Preto. O bate-papo tem como mote seu livro mais recente “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” (Guayabo Edições). Sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro, a conversa acontece hoje, às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube do projeto. “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças”, lançado em 2021, é o mais recente livro de Flávia Péret. A obra reúne contos que se passam na capital da Argentina, Buenos Aires. Os cenários dos textos, para além dos tradicionais pontos turísticos, convidam o leitor a explorar locais invisibilizados da cidade e a se abrir ao inusitado e às diferenças. A narradora, uma estudante de literatura que deseja se tornar escritora, dialoga e faz referência a obras de escritores argentinos, como Rodolfo Walsh, Ricardo Piglia e Jorge Luis Borges. O livro parte da própria experiência da autora, que morou em Buenos Aires em 2005, motivada por uma crise profissional.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Science Days” na Newton Paiva
Hoje e amanhã, das 9h às 16h30,, o Centro Universitário Newton Paiva recebe, pela primeira vez em Minas Gerais, o “Science Days”. Trata-se de um evento imersivo e exclusivo de ciência e tecnologia voltado para estudantes do ensino médio, que conta com oficinas, stands e palestrantes de projetos do chamado “New Space”, movimento internacional caracterizado pelos inúmeros investimentos feitos por organizações e empresas privadas na nova corrida espacial. O Science Days, que acontece em parceria com a Fundação Michaelis, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com apoio do U.S Department of Commerce, contará com a participação de Gabe Gabrielle, diretor de Engenharia do Comando Especial de Operações da Força Aérea dos Estados Unidos e engenheiro de computação na Nasa; e Dr. Kumar Khrishen (Nasa), que fornece soluções para atender as necessidades de inovação na exploração espacial.
Ouça a rádio de Minas