CURTAS DC MAIS | 22/06

Artistas mulheres
Conhecer e refletir sobre o trabalho de artistas contemporâneas e seu crescente interesse em assumir a narrativa do feminino, através da trajetória de mulheres reais. Este é um dos objetivos da “Mostra Elas”, uma série de conversas que vai reunir 17 artistas mulheres que atuam em diversas linguagens: literatura, cinema, teatro, artes visuais e documentário. A idealização, curadoria e mediação é de Júlia Medeiros, escritora, atriz, dramaturga e gestora cultural, uma das vencedoras do Prêmio Jabuti 2019. Até o próximo dia 25, sempre de terça a sexta-feira, às 20h, Júlia Medeiros conversa sobre as motivações e processos das obras e o universo de atuação de cada convidada, em mesas de debates que visam trazer ao público também a biografia dessas personagens e sua relevância histórica. A atração de hoje são as cineastas Anna Muylaerte e Lô Politi, que dirigem o documentário “Alvorada”, um retrato intimista da ex-presidente Dilma Rousseff, durante o período de reclusão no Palácio da Alvorada para enfrentar o processo de impeachment, que a destituiu do cargo.
Tragédia de Brumadinho
No início da tarde de sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem da mineradora Vale, no Córrego do Feijão, em Brumadinho. A tragédia deixou um rastro de destruição e 260 mortos, além de dez desaparecidos. Até o dia 2 de julho, o Jornal Minas leva ao ar, em suas duas edições, uma série de reportagens que apresenta quais serão os prováveis impactos dos recursos obtidos por meio do termo de reparação assinado entre a mineradora e o Governo de Minas Gerais. A série vai mostrar as ações mais importantes planejadas para as mais diversas áreas de governo com os R$ 37 bilhões que o estado irá receber da Vale. O termo foi assinado em fevereiro de 2021 e foi firmado como reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem da empresa. A série especial “Reparação” vai ao ar no Jornal Minas 1ª e 2ª Edição, às 12h30 e 19h30, pela Rede Minas. O público também confere as reportagens, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Literatura do Sul de Minas
O professor, jornalista e poeta Hugo Pontes é o convidado da Academia Mineira de Letras para apresentar a palestra “Os escritores e os Movimentos Literários no Sul de Minas”, abordando obras e autores do período entre 1970 e 2020. O vídeo estará disponível no YouTube da AML a partir da próxima quinta-feira, às 11h. Hugo Pontes abordará aspectos do romancista Jurandir Ferreira a Esperanza Prado, ambos de Poços de Caldas; de Elias José, da cidade de Guaxupé a Caio Junqueira Maciel, nascido em Cruzília. A ideia é contemplar doze cidades que representam todo o universo que compõe a cultura dos 155 municípios do Sul de Minas. A palestra conta com um necessário corte no tempo abrangendo os anos de 1970 a 2020. Esses 50 anos limitam, mas não excluem as manifestações acontecidas anteriormente.
Culinária afetiva
Na próxima quinta-feira, às 20 horas, o projeto Diversidade Periférica, do Memorial Minas Gerais Vale, traz “Memórias”, que será uma aula de culinária afetiva com a cozinheira Kelma Zenaide. Kelma apresentará sua arte feita com afeto para revelar os sabores de sua cozinha ancestral, que alimenta o corpo e a alma. Kelma Zenaide é idealizadora e proprietária da kitutu Gourmet, que trabalha na criação de pratos e produtos como temperos, molhos de pimenta, drinks, doces, pratos autorais e releitura de clássicos. A base de sua gastronomia é a afro-brasileira, considerando as influências africanas e indígenas. Seu trabalho extrapola o território mineiro, devido às influências do Norte e Nordeste, inspirada na tecnologia ancestral e afetiva. Trás consigo o requinte através da simplicidade, tanto na mescla dos ingredientes que compõe os pratos como também na forma de servi-los, utilizando madeira, folhas, bambu, cerâmica, pedra, cobre, vidro, esmaltado, palhas, barro, taças e copo lagoinha.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Dúvidas sobre diabetes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil e a grande maioria com o tipo 2, caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue. A evolução do diabetes depende muito dos hábitos alimentares e estilo de vida, sendo que o sedentarismo, obesidade e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o seu desenvolvimento. Muitas pessoas ainda têm dúvidas, por isso, na próxima quinta-feira, às 11h, o Dr. Drauzio Varella e o Dra. Fernanda Braga Albuquerque irão responder as perguntas enviadas pelo público sobre o tema nas redes sociais. A transmissão acontece no Youtube, nos canais da Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo e do @drauziovarella. Esta é uma iniciativa do Viva Saúde, Programa de Relacionamento das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, em parceria com o Dr. Drauzio Varella.
Ouça a rádio de Minas