CURTAS DC MAIS | 22/07

“Maratona do Terror”
A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, apresenta a “Maratona do Terror”, que exibe gratuitamente e em sequência quinze filmes em diálogo com a mostra “As Origens de Tim Burton”. As sessões acontecem das14h de hoje até as 19h30 de amanhã, de forma presencial. Entre as 18h de hoje e as 05h40 de amanhã as exibições ocorrem simultaneamente dentro da sala do Cine Humberto Mauro e no Jardim Interno do Palácio das Artes, onde será instalado um telão para as sessões da noite e da madrugada. Algumas das obras que serão exibidas exclusivamente durante as mais de 30 horas de maratona são “The Rocky Horror Picture Show”(1975), “Psicose” (1960), “Despertar dos Mortos” (1978), “Sombras da Noite” (2012)e “A Noiva de Frankenstein” (1935). Este é o primeiro evento do tipo realizado no Cine Humberto Mauro desde julho de 2018, quando obras e franquias da ficção científica foram apresentadas na maratona “A Vingança Nerd”.
Incentivo da Usiminas à cultura nacional
A Usiminas foi considerada a quinta, entre as cem maiores incentivadoras da cultura no Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no ano de 2021. Em Minas Gerais, a companhia ocupa a terceira posição no ranking, por meio, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A lista está disponível no site da Lei de Incentivo à Cultura. Nesse contexto, para marcar os seus 60 anos de operação, entre inúmeras outras ações de responsabilidade social nas áreas de atuação das empresas Usiminas, a companhia vem patrocinando e apoiando iniciativas pioneiras no Estado como a apresentação de grandes musicais como “Cinderella – O Musical da Broadway” e “Madagascar, uma Aventura Musical”, que além da capital foram apresentados pela primeira vez no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço.
Geraldo Azevedo e Chico César em BH
A Cidade Junina, megaevento no Mirante Beagá, no bairro Olhos D’Água, traz o melhor das festas juninas, com parque, brincadeiras, gastronomia típica, atrações para toda a família, além de shows de grandes nomes da música até o dia 31 de julho. Geraldo Azevedo e Chico César sobem ao palco amanhã. Dois expoentes da música nordestina brasileira unem seus violões e apresentam o show “Violivoz”. Com músicas do repertório de ambos e composições conjuntas que surgiram dessa aproximação, o show é um mergulho nas obras dos artistas, com emoção e respeito mútuos, que vem chamando a atenção do público. Já no próximo domingo, há a celebração dos 50 anos do Clube da Esquina, com o show especial 4 Irmãos. O palco da Cidade Junina recebe Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges e as canções que consagraram essa trajetória. Os ingressos podem ser adquiridos em https://www.sympla.com.br/produtor/nacidade.
Vinte anos de Zé da Guiomar
Duas décadas de amor ao samba. A trajetória do grupo mineiro Zé da Guiomar está sendo celebrada em grande estilo com o lançamento do “Zé da Guiomar – 20 anos’, que reúne uma seleção afetiva de 14 sambas que já tinham sido gravados nos quatro discos da carreira do grupo e será disponibilizado hoje nos aplicativos de música e no YouTube. O repertório elegante e de bom gosto traz, além de composições autorais e de novos talentos do “quintal de casa”, releituras de sambistas consagrados como Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Riachão, Batatinha e Wilson das Neves entre outros. O grupo é formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio Martinho (cavaquinho), Marcos Flávio (trombone), Gustavo Monteiro (sete cordas), Totove Ladeira (percussão), Alexandre Batista (percussão) e Rodrigo Martins (percussão). A origem do nome surgiu a partir de uma figura folclórica de Conceição de Mato Dentro, Zé da Guiomar: líder de congado, um sujeito boa praça e com vários casos engraçados, que sem querer batizou o grupo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Rota da Liberdade
Dos criadores do festival Luzes da Liberdade e com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Rota da Liberdade chega a Belo Horizonte e Sabará proporcionando novas experiências sensoriais através da luz. Na capital mineira o evento vai transformar o ambiente do baixo centro, no entorno da Serraria Souza Pinto, amanhã e no próximo domingo, mesclando lasers, projetores e iluminação cênica a fim de criar um ambiente imersivo e inovador. A ação promoverá uma interlocução com as ações do coletivo Família de Rua, e conta com a participação de artistas visuais da cena belo-horizontina, entre eles HomemGaiola, Eletroiman, Arqian, P4nik, Lucas Fix, Gabriel Fix e Artur Souza. As ações acontecerão entre as 18h e as 22h, gratuitamente.
Ouça a rádio de Minas