CURTAS DC MAIS | 22/12

“O Espírito do Natal”
A Orquestra Sesiminas fecha hoje, às 20h30, no Teatro Sesiminas a comemoração dos 35 anos de história com o concerto “O Espírito do Natal”, que traz temas natalinos, além de obras que remetem ao espírito de alegria e renovação desta festa mundial. A regência e direção artística são de Felipe Magalhães. O concerto será aberto com dois temas de filmes: “Era uma vez na América”, do gênio italiano Ennio Morricone, e “O Vestido”, do mineiro de Divinópolis Túlio Mourão. Na sequência, vêm obras de dois compositores de países gelados. Do finlandês Jean Sibelius, a orquestra executa o “Andante Festivo”, e do russo Tchaikovisky, a valsa de sua “Serenata para Cordas”. A música brasileira será contemplada com o célebre “Carinhoso”, de Pixinguinha, e a “Suíte Chico Buarque”, criada pelo maestro e arranjador Marcelo Ramos, sobre temas consagrados do compositor. Os ingressos estão à venda pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
Mostra de Dança
A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta a Mostra de Dança, um evento on-line concebido e produzido inteiramente por alunos dos cursos de Dança e Tecnologia da Cena, que será transmitido hoje pelo YouTube da FCS, às 20h. Reunindo trabalhos que passam pelo balé clássico e pela dança contemporânea, a mostra é uma oportunidade para os estudantes compartilharem o aprendizado obtido durante o curso. A ideia é apresentar os exercícios de criação e composição desenvolvidos pelos alunos, reforçando o trabalho autoral e suas pesquisas em dança, além de proporcionar a eles a experiência da dinâmica e rotina de uma gravação no palco. As apresentações evidenciam tendências e permitem antecipar o que os novos bailarinos devem trazer para o cenário da dança belo-horizontino.
“Criolina Radiola em Transe”
A próxima edição do Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo, será repleta de música e curiosidades. A dupla Criolina apresenta “Criolina Radiola em Transe”. O vídeo estará disponível hoje, a partir das 10h, no site www.ccbbeducativo.com. Em material produzido especialmente para o CCBB, em que a dupla Criolina conta histórias de suas canções compostas com o objetivo de celebrar personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros característicos personagens que fazem parte da vida e da memória do lugar. Os pregoeiros são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como: laranja, caranguejo, peixe, mingau de milho, jornal, doce, camarão, juçara, picolé, sorvete, etc.
“Jogos de Arte”
Brincar faz bem para crianças e adultos e nas oficinas do CCBB Educativo ainda é possível aprender enquanto se diverte. As atividades do Lugar de Criação são para todas as idades e propõem encontros lúdicos envolvendo temáticas variadas. Em dezembro, há atrações aos sábados e quartas-feiras, sempre às 15h. É necessário se inscrever para participar e a capacidade é reduzida. A atração de hoje é a oficina “Jogos de Arte”, na qual são explorados o raciocínio, agilidade e outras habilidades das crianças, envolvendo brincadeiras, jogos de criação e arte. Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra a Covid-19, a oficina poderá contar com presença de até 15 pessoas, mediante agendamento prévio na internet. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até duas pessoas de sua família.
Brinquedo por chope
Além de apostar em seus projetos musicais e promoções especiais, o Mr. Hoppy Prado (avenida Francisco Sá, 430), realiza ações social. Neste mês, a campanha Natal Solidário estimula a doação de brinquedo, alimento ou material escolar em troca de um chope artesanal pilsen 330ml – válido um por pessoa por dia, de terça a quinta-feira. A arrecadação será encaminhada a entidades de assistência social. O cliente ganha um chope e ainda ajuda muita gente nessa época do ano. Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro, a casa fecha para dar aquele descanso e deixar os funcionários confraternizarem com as famílias. Criado pelos empresários José Araújo Neto e Vinicius Sampaio, o Mr. Hoppy surgiu tem no modelo “pague e leve” é um dos pilares do sucesso do cardápio que inclui chope e hambúrguer.
Ouça a rádio de Minas