Variedades

CURTAS DC MAIS | 22/12

CURTAS DC MAIS | 22/12
Crédito: Freepik

“Projeto BomSerá”

Dona Efigênia, 94 anos, vai ganhar um presente de Natal antecipado. Sua casa foirestaurada pelo “Projeto BomSerá”, iniciativa do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, e será entregue hoje. As obras tiveram início em junho de 2022 em três casas dos séculos XVIII e XIX, de propriedade de famílias de baixa renda, as outras edificações serão finalizadas no início de 2023. O projeto, que conta com apoio do Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), tem o objetivo de preservar as características históricas e culturais das habitações, mantendo também a segurança dos moradores, já que as construções estavam vulneráveis. Mais que restaurar casas, o “BomSerá” cumpre o papel de capacitar os moradores das edificações que receberam as intervenções, para que possam eles mesmos realizar a manutenção preventiva de suas casas Além disso, o projeto contribui para formar mão de obra qualificada para futuramente poder atuar em obras de restauração.

Almoço de Natal da PBH

Hoje é o último dia para doar presentes para mais uma edição do Almoço de Natal dos Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte. Para presentear as crianças, a PBH arrecada brinquedos, guloseimas e material escolar, incluindo livros. Todas as doações recebidas serão distribuídas pelo Papai Noel e os ajudantes durante o Almoço de Natal. Diversos locais da cidade estão recebendo doações. Como acontece tradicionalmente no Almoço de Natal, no dia 25 de dezembro, servidores e voluntários farão a oferta do almoço gratuitamente, das 11h às 14h, no Restaurante Popular I – Herbert de Souza (avenida do Contorno, 11.484, no Centro). A expectativa é que aproximadamente 4,5 mil refeições sejam servidas. A unidade estará decorada para a data e receberá a visita do Papai Noel. Para as crianças, será preparada uma rua de lazer com castelo inflável e totó. No salão do restaurante, uma apresentação de saxofone vai tornar o almoço ainda mais especial.

Clara Arreguy no Sempre Um Papo

O Sempre Um Papo recebe a escritora Clara Arreguy para lançar e falar sobre os seus livros: “O jegue de Jeri” (Editora Imeph) e “Rosa dos ventos” (Outubro Edições). A conversa, mediada por Jozane Faleiro, acontece hoje, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do projeto. O bate-papo tem acesso gratuito e contará com tradução simultânea em Libras. Livro infantil ilustrado por Valdério Costa, “O jegue de Jeri” acompanha a história dos netos do Vovô Saul e dos sobrinhos da Tia Miriam, que, em viagem a Jericoacoara, no Ceará, se deparam com a situação de abandono em que vivem os jegues da região. Com a ajuda do amigo e veterinário Dr. Livrinho e a parceria das crianças da cidade, eles saem em busca de uma solução para salvar os dóceis animais. Já “Rosa dos ventos” reúne 22 crônicas que Clara publicou inicialmente em suas redes sociais. Nelas, a autora narra com humor diversas das viagens que fez, a passeio ou a trabalho, no Brasil e exterior, sozinha ou acompanhada, de bicicleta, ônibus, trem, avião e até navio.

Filmes preferidos do público

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) apresenta, até o próximo dia 30 de dezembro, de quarta a sexta-feira, a tradicional mostra “Preferidos do Ano”. Em clima de retrospectiva, a programação reúne os 14 filmes mais procurados pelos espectadores do cinema em 2022, com sessões para público infantil e adulto. Os ingressos, gratuitos, estarão disponíveis pelo site diskingressos.com.br e também podem ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão.  Grandes clássicos do cinema como “Pulp Fiction” (1994), de Quentin Tarantino, “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick, “O Bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, poderão ser assistidos gratuitamente. A programação também inclui os filmes mais queridos das sessões infantis, como “Castelo Rá-tim-Bum” (1999), de Cao Hamburguer, “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo” (2007), de Maurício de Sousa, “A Princesinha” (1995) de Alfonso Cuarón, e “O Touro Ferdinando” (2017), de Carlos Saldanha, dentre outros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Desenhos e gravuras de Manassés Muniz

O Centro Cultural UFMG recebe a exposição ‘Devaneios da Vontade’, do artista alagoano Manassés Muniz. A mostra reúne desenhos e gravuras produzidas pelo artista enquanto estudante de artes visuais na Escola de Belas Artes da UFMG e no decorrer deste ano. As obras poderão ser vistas até o dia 14 de fevereiro de 2023, de terça a sexta-feira, de 9h às 20h. A entrada é gratuita, com classificação livre. De forma simples e direta, Manassés apresenta ao público uma parcela de seu trabalho que, na maioria das vezes, não é visto. Trata-se de estudos, provas de estado, impressões e tudo aquilo que geralmente é observado apenas pelo próprio artista. As produções, em sua maioria compostas por desenhos e gravuras, expõem o imaginário do artista. Repletas de figuras, animais e paisagens, as obras revelam, por meio de uma técnica muito pessoal, um mundo onde a realidade, memórias e imaginação confundem-se em imagens sublimes e monstruosas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas