CURTAS DC MAIS | 23/03

“Italian Design Day”
Em comemoração ao “Italian Design Day (IDD)”, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Instituto Europeo di Design (IED), promove hoje, às 19h, um bate-papo on-line entre os arquitetos Alexandre Salles e Nara Grossi, com o tema “Regeneração dos espaços urbanos: a memória dos lugares e os lugares da memória”. Eles vão destacar a importância do resgate histórico e cultural dos espaços urbanos, em um cenário de grandes e complexas transformações. O evento será realizado em transmissão ao vivo, com participação gratuita e inscrições pela Sympla: https://bit.ly/RegeneracaoEspacosUrbanos. A sexta edição do IDD será comemorada hoje no Brasil com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”. A iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália discute o papel do design na antecipação de mudanças globais, além de ser uma ponte entre as grandes revoluções tecnológicas e o estilo de vida das pessoas, com mais bem-estar e sustentabilidade.
“CineOP nos Bairros”
Ação integrante da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que chega a sua 17ª edição de 22 a 27 de junho deste ano, o “CineOP nos Bairros” retorna à cidade, a partir de amanhã e até o próximo domingo, levando cultura e diversão às comunidades dos bairros Padre Faria e Piedade. A programação, gratuita e ao ar livre, conta com sessões de cinema, intervenções circenses e espetáculos de mágica. “O CineOP nos Bairros é um programa de integração que acontece para ampliar o benefício e o alcance das edições anuais da CineOP, levando cultura para as comunidades, apresentando o cinema brasileiro para público de todas as idades”, afirma Raquel Hallak, coordenadora da CineOP e CEO da Universo Produção – empresa idealizadora do evento. Em 2022, a primeira etapa da programação do “CineOP nos Bairros” irá acontecer, amanhã e sexta-feira, a partir das 19h, na Pracinha Padre Faria, e no sábado (18h) e domingo (17h), no pátio ao lado da Capela da N. S. da Piedade. Ambos os locais receberão a instalação de um cinema ao ar livre.
Universo dos palhaços
O Memorial Vale será palco do lançamento do livro “Palhaços: multiplicidade, performance e hibridismo”, de Lili Castro, amanhã, às 19h30. O evento contará com bate-papo com a autora, sessão de autógrafos e apresentações artísticas da Palhaça Brisa (Janaína Morse), Palhaça Benedita (Adriana Morales – Grupo Trampolim) e Palhaça Luba (Luciene Souza de Oliveira). A obra “Palhaços: multiplicidade, performance e hibridismo” apresenta ampla discussão sobre o tema, examinando a figura do palhaço em diferentes épocas e civilizações. Lili Castro é pesquisadora, escritora, atriz e palhaça. A entrada é gratuita e para o acesso ao auditório é preciso retirar ingressos com antecedência de uma hora ao evento, observando a limitação de um ingresso por pessoa. Os adultos devem apresentar comprovante de cartão de vacinação com 2ª dose aplicada. Não será cobrado o cartão de vacinação para as crianças abaixo de 11 anos.
Visitas teatralizadas no CCBB BH
Promover uma viagem no tempo, com muita diversão, informação e inclusão: esse é um dos objetivos da Visita Teatralizada, realizada pelo CCBB Educativo em Belo Horizonte, com agendamento. A atração, que durante anos fez grande sucesso na capital mineira, está de volta sempre às sextas-feiras, às 18 horas. Quem chegar à portaria principal do Centro Cultural Banco do Brasil será recepcionado por uma educadora-atriz, que interpreta Amélia, uma moça da década de 1920 que viaja no tempo e chega a 2022 para contar um pouco da história de Belo Horizonte, da Praça da Liberdade e do prédio que abriga o CCBB. Em uma inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os andares do edifício para entender mais sobre sua arquitetura, mobiliário e seu valor para o patrimônio nacional – o prédio do CCBB BH é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e foi sede da antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Capital nacional do milho”
O milho é milenar. Acredita-se que ele surgiu no México e se espalhou para as Américas. O cereal agradou Cristóvão Colombo, que é quem teria feito o intercâmbio para a Europa. O grão conquistou o paladar mundial, mas tem lugar de honra em Patos de Minas, chamada de “capital nacional do milho”. O município, no Alto Paranaíba, é destaque do programa Sabor & Afeto, da Rede Minas, que mostra as belezas da cidade e da culinária amanhã, às 20h. Em Patos de Minas o milho avança as mesas e alcança espaços que vão muito além da cozinha. Nas ruas, ele é um ingrediente que reina em diversas receitas, eventos, museus e monumentos. A cidade tem o Memorial do Milho, que é apresentado no programa. O local surgiu com o intuito de abrigar todo o acervo da Festa Nacional do Milho, que teve início em 1959, e da cidade, contribuindo para a preservação da memória cultural.
Ouça a rádio de Minas