Variedades

CURTAS DC MAIS | 23/04

CURTAS DC MAIS | 23/04
Crédito: Freepik

“Mulheres e videodança”

Está em cartaz, até o próximo domingo, pelo site moveconcreto.com a mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança”, realizada pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre. São 25 obras de videodança, divididas em duas categorias – Mostra Principal e Categoria Minuto, além da exibição de quatro obras, produzidas pela curadoria e produção da mostra, com acesso em audiodescrição. A curadoria é das artistas mineiras Flaviane Lopes e Luisa Machala, com assistência de curadoria de Duna Dias. Toda a programação é gratuita. O público também é convidado a participar de ações formativas. “Visita guiada ao acervo on-line Videodança – com Sarah Ferreira”, será realizado hoje, de 19h às 21h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, pelo link; e “Mulheres na vídeo arte – corpo y protesto com Amanda Marques”, amanhã, de 19h às 21h, com transmissão ao vivo no canal pelo link.

Paisagens urbanas

Se a Praça da Liberdade, seus prédios e movimentos tão característicos fossem músicas, como seriam? O público terá a oportunidade de descobrir em atração do projeto “Múltiplos Ancestrais”, do CCBB Educativo. A atividade digital “Per-Concertos – Concertos para monumentos e outros biomas urbanos” será apresentada por Camilo Gan e Johnny Herno hoje, às 10 horas , no site www.ccbbeducativo.com. “Per-Concertos: Concerto para Monumentos e outros Biomas Urbanos” é um trabalho proposto pelos músicos mineiros e agitadores culturais, Camilo Gan e Johnny Herno, que tem como objetivo traduzir as paisagens etnográficas em forma de musicalidade espontânea, onde o arquivo sonoro de cada um dos artistas é o sensor primordial para interpretar as notas musicais presentes nas formas físicas de monumentos.

“Livro de Artista”

O Pampulha Território Museus apresenta a roda de conversa virtual “O Corpo do Livro de Artista”, atividade educativa que integra a programação do Museu de Arte da Pampulha. A ação parte de um breve recorte da exposição “Graficografia”, focando nos livros de artista e em suas diversas tipologias. A conversa acontece hoje, às 10 horas, com inscrições abertas no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. O Pampulha Território Museus é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Instituto Periférico. Considerando a curiosidade e a importância dessa linguagem artística, a roda de conversa virtual “O Corpo do Livro do Artista” traz um estímulo à pesquisa e irá debater questões sobre esse campo de linguagem come os pesquisadores, professores e artistas Helene Sacco, Marco Túlio Resende e Paulo Silveira.

Maria Clara Machado

A dramaturga e autora Maria Clara Machado completaria cem anos neste mês. Criadora de famosas peças infantis, como “O Fantasminha Pluft”, se tornou referência na cultura brasileira pelo teatro e os livros que escreveu. O Brasil das Gerais faz uma homenagem a essa mineira com o “Especial 100 anos de Maria Clara Machado”. O programa resgata a vida e a carreira da dramaturga e a sua relevância para a arte e vai ao ar hoje, às 17h30, no “Brasil das Gerais”, pela Rede Minas. A atração conta com convidados especiais. De Belo Horizonte, a jornalista Daniela Vargas conversa com o diretor de teatro Chico Aníbal, também sobrinho de Maria Clara, que está em Vitória, no Espírito Santo. O ator, roteirista e diretor André Mattos também participa do bate-papo direto de Juiz de Fora. O programa também pode ser conferido, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Expominas Compartilha”

O Expominas BH lançou a Campanha “Expominas Compartilha” que está arrecadando doações de alimentos não perecíveis, cestas básicas, material de higiene e doações em dinheiro. As doações devem ser levadas, das 9 às 19 horas, ao estacionamento do Expominas, onde uma equipe estará a postos, em formato drive thru, sem que o doador necessite sair do seu carro, evitando aglomerações e com segurança. Os valores em dinheiro e tudo o que for arrecadado será distribuído, sem qualquer ônus, às pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade e às entidades beneficentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas