Variedades

CURTAS DC MAIS | 23/06

CURTAS DC MAIS | 23/06
Crédito: Freepik

Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do País na distinção de escritores inéditos, anuncia os vencedores da edição 2021, nas categorias Romance e Conto. Na edição de 2021, os selecionados foram o paraense Fábio Horácio-Castro, com o romance “O réptil melancólico”, e o pernambucano Diogo Monteiro, com a coletânea de contos “O que a casa criou”. A origem dos autores reafirma o estímulo à diversidade por parte do prêmio e sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do Brasil. Os livros dos dois vencedores serão publicados em outubro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação. “O réptil melancólico” trata de colonialidade, colonialismo e colonização, das alegorias sobre a Amazônia e da Amazônia como alegoria. “O que a casa criou” é um livro sobre o espanto. Todos os seus 16 contos, inclusive o que dá nome ao volume, tratam de alguma forma sobre a possibilidade de encontrar o inusitado a qualquer momento, na virada de uma esquina ou no abrir de uma porta.

Sempre Um Papo

O Sempre Um Papo recebendo amanhã, às 19h, o neurocientista Miguel Nicolelis para falar com Afonso Borges sobre o livro “O Verdadeiro Criador De Tudo” (Planeta). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. Na obra “O Verdadeiro Criador De Tudo”, Nicolelis apresenta uma teoria revolucionária que coloca o cérebro humano como o centro do universo, implicando na maneira de interpretar o passado, reconhecer o presente e decidir o futuro que queremos. Lançado no Brasil pelo selo Crítica, da Editora Planeta, finaliza a trilogia iniciada uma década atrás com “Muito Além Do Nosso Eu” e “Made In Macaíba”, que apresenta o pensamento científico e humanístico apurado ao longo de 38 anos de carreira como cientista.

História do LGBTQIA+

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), a Casa Fiat de Cultura dá destaque à diversidade no campo das artes. Amanhã, às 19h, a instituição realiza a palestra virtual “Um breve panorama da representação LGBTQIA+”, a ser ministrada por Lorenzo Merlino, professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), doutorando em história da arte e referência no mundo da moda. A palestra será transmitida ao vivo, por videoconferência, e a participação é gratuita, com inscrições pela Sympla. Será apresentada uma perspectiva histórica da temática LGBTQIA+ na arte, passando por diferentes períodos: Antiguidade e Idade Média, quando surgiram as primeiras representações de homossexualidade; Renascimento e Barroco, movimentos que exaltavam os ideais de corpos – masculinos e femininos – e já mostravam algum sugestionamento erótico, o que viria a se consolidar, de fato, durante o Rococó e o Neoclassicismo.

Fora do Normal

O universo jovem invade a série Fora do Normal, da Rede Minas. A atração semanal traz um bate-papo com personalidades do mundo das artes. Em cada edição, um dos apresentadores da emissora recebe convidados para uma conversa virtual descontraída. Quem entra nesse rodízio é Tatiane Coura, diretora do programa Coletânea, atração que apresenta clipes com ritmos que agradam aos jovens. Para marcar sua estreia no Fora do Normal, Tatiane recebe o Dj Topo e o duo mineiro Clara e Sofia para falar sobre as mudanças no consumo de música, o TikTok e a importância dessa plataforma para a cena musical e artista. A série Fora do Normal, da Rede Minas, estreou em agosto de 2020. Atualmente, as equipes dos programas Noturno, Hypershow, Alto-Falante, Harmonia, Arrumação e, agora, o Coletânea, participam da atração. O Fora do Normal vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir o programa, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Artes visuais e fotografia

Até 19 de julho, as inscrições estão abertas para a segunda edição do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado, importantes ferramentas de estímulo à produção artística já consolidadas no calendário das artes visuais no Brasil. Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas,de forma gratuita e exclusivamente virtual. Os trabalhos devem ser submetidos através da plataforma on-line SEI (Sistema Eletrônico de Informações), e para se inscrever é preciso criar um usuário externo. Em um prazo de 48h o cadastro do usuário é validado, e os trabalhos já poderão ser anexados. Todas as orientações sobre o processo de inscrição, a documentação exigida e o link para acesso à plataforma estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br. A premiação contemplará dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas