CURTAS DC MAIS | 23/08

Prêmio Jornalismo Amig
O “Prêmio de Jornalismo Amig: Mineração em Foco” será entregue hoje, às 13h30, pela presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Costa Muls, durante a realização da quarta edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte. Na categoria Texto, os vencedores são: 1º lugar, Naira Hofmeister de Araújo, Agência Pública, reportagem “Dinheiro público financia poluição por carvão e destruição ambiental no Sul do País”; e 2 º lugar, André Borges, O Estado de São Paulo (sucursal Brasília), série de reportagens “Ouro por Terra”. Na categoria Audio/Visual os vendedores são: 1º lugar, Rubens Nakatu, SBT no Interior (Sistema Araçá de Comunicação), reportagem: “Alternativa Local: Pó de rocha produzido no interior paulista é substituto para fertilizantes”; e 2º lugar, Iolanda Kinoshita, CBN Amazônia, reportagem: “Crescimentos das exportações de minério do Brasil”.
Festival de música erudita
O violoncelista Antônio Meneses é o homenageado do 8º Festival de Maio, hoje e na próxima quinta-feira, às 20h30, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Nas duas noites, o músico dividirá o palco com grandes nomes da música erudita como Priscila Rato, Cindy Folly, Alma Liebrecht, Catherine Carignan, Wallace Maurício, Iura de Rezende, Janaína Salles, Elisa Galeano e Celina Szrvinsk. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser comprados na bilheteria do teatro ou no site eventim. Seguindo a premissa de homenagear um nome da música erudita a cada edição, o 8º Festival de Maio levará para o público o virtuosismo do violoncelista Antônio Meneses. O artista comemora 65 anos de idade e 45 anos da obtenção do 1° prêmio no Concurso ARD de Munique. Há 40 anos o artista conquistou a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou.
Como ler José J. Veiga
O “Letra em cena. Como ler…”, programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, apresenta hoje, às 20h, a obra de José J. Veiga sob o olhar de Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras. No canal oficial do Minas Tênis Clube no Youtube, José Eduardo Gonçalves, jornalista e curador do “Letra em cena. Como Ler…”, terá uma boa conversa sobre a obra do escritor que morreu em 1999. A leitura de textos será feita pelo ator Glicério do Rosário. Ignácio de Loyola Brandão disse que o que o encanta na obra de José J. Veiga é “o insólito, a surpresa, o espanto, a imaginação, a coragem de apresentar tudo isso como coisas normais”, diz o escritor. A obra de José J. Veiga apresenta o realismo mágico, o regionalismo, a visão realista, o nonsense, a irreverência, os simbolismos, a crítica da realidade brasileira, ironia e crítica social. O fato de ter passado seus primeiros anos no interior de Goiás é determinante nas temáticas de seus livros.
“Quarar Reverso”
Um entrelaço entre a memória, a ancestralidade, a fabulação e a “escrevivência – termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo. Assim, a artista Josi define o conceito de “Quarar reverso”, exposição que entra em cartaz na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, até 9 de outubro. A mostra foi escolhida no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e apresenta ao público um conjunto de 16 obras, entre objetos e pinturas sobre papel e tecido. A abertura será realizada hoje, às 19h, em um bate-papo virtual com a artista. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla (bit.ly/BatePapoJosi). A exposição poderá ser visitada presencialmente, na Casa Fiat de Cultura, e on-line, por meio de tour virtual disponível no site da instituição. Na beirada do fogão Josi suscita a matéria-prima. Com o caldo do feijão preto ela trabalha diferentes tempos de cozimento, adensamento e temperamentos que se transformam em paleta de cores para seus trabalhos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feijoada do Maranhão
Um dos eventos mais tradicionais de Belo Horizonte, a Feijoada do Maranhão acontece no próximo sábado, das 13 às 18h, no Hotel Dayrell em Belo Horizonte. Diversão e intercâmbio cultural são ingredientes do evento, que completa 31 anos consecutivos na capital mineira, com seis edições em São Luis e uma em Portugal. Em 2022, estão programadas diversas surpresas para os convidados. Entre as atrações musicais, já estão confirmadas as presenças da Banda Baianeiros, com o melhor do axé, Henrique & Manoel, com um repertório de clássicos do sertanejo, além de uma Bateria de Escola de Samba completa para agitar a festa. O cardápio é um show à parte. Além da deliciosa feijoada completa, iguarias e guloseimas mineiras são servidas, sem falar na cerveja geladíssima e caipifrutas de cachaça mineira. Tudo é incluso no valor do convite. Mais informações e venda de convites no Buteco do Maranhão (avenida Bias Fortes, 541, Lourdes).
Ouça a rádio de Minas