Variedades

CURTAS DC MAIS | 23/11

CURTAS DC MAIS | 23/11
Crédito: Freepik

Literatura infanto-juvenil

A Academia Mineira de Letras dá início a um projeto criado especialmente para o público mirim. Trata-se do programa “Escuta que lá vem a história” apresentando vídeos com a leitura dramatizada e a animação de histórias infantis escritas pelo acadêmico Ângelo Machado. O lançamento acontece hoje  no canal de YouTube da AML. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, explica que o objetivo dessa iniciativa é incentivar o hábito da leitura desde a infância. “O projeto reforça a atuação da AML no campo da literatura, nesse caso direcionada ao público infanto-juvenil. Além disso, a programação será uma homenagem da AML ao saudoso Angelo Machado, um dos mais criativos e generosos escritores de Minas Gerais e do Brasil, que nos deixou em 2019”, ressalta. Artista e cientista, escritor com livros e peças teatrais para adultos e crianças, Ângelo Machado era médico e um dos maiores especialistas em insetos, sobretudo libélulas. Os bichos aparecem ao longo de toda a obra infanto-juvenil do escritor.

Cadência das palavras

Você conhece as “griottes” e os “griots’? Na tradição africana, eles são contadores de histórias muito sábios e respeitados nas comunidades onde vivem. As histórias que contam trazem ensinamentos de vida e tratam de uma grande diversidade de assuntos, como costumes, saberes, modos de viver, saúde, eventos históricos, coisas do passado e do presente. Os griôs, como se pronuncia, são considerados bibliotecas vivas de todas as histórias, através da fala e oralidade. Trazendo o ritmo dessa palavra falada, na cadência da narrativa de tradição oral, o Sarau Literário de novembro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro), que será realizado hoje, às 18h30, propõe uma contação de histórias que remete à tradição africana, acompanhada de música boa. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquirido no link.

Sempre Um Papo

O Sesc Santo André e o Sempre Um Papo recebem hoje o jornalista e escritor Tom Farias. Ele vai conversar com Afonso Borges, idealizador e fundador do projeto, sobre o tema “Uma revolução chamada Carolina”, em referência à escritora Carolina Maria de Jesus, sobre quem o autor escreveu uma biografia. O bate-papo será transmitido às 20h, no YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo e pelo canal do Youtube do Sesc Santo André.Em 2017, Tom Farias publicou “Carolina, uma biografia”, que apresenta a complexa trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Além de traçar um perfil biográfico dela, a obra também aborda o contexto histórico da época, como dados geográficos e sociais de Sacramento, município onde a autora nasceu. O livro foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti de Biografia, Documentário e Reportagem, em 2019.

Artes urbanas de BH

O Cold Hot está na sua 9ª edição, até a próxima sexta-feira, enaltecendo e valorizando os movimentos de luta e expressões artísticos culturais de Belo Horizonte. No halldo Sesi – Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 , Centro), uma exposição – aberta ao público – reúne 20 registros fotógráficos de artes urbanas que representam a capital mineira. A curadoria foi feita em conjunto pelo Sesi Minas e o Festival Cura. A exposição é um convite para a inteiração com a arte e entre as artes urbanas. Passar no museu, subir as escadas da CBTU, chegar na rua Sapucaí, e ver o mar de empenas pintadas, é, em todo o caminho, uma experiência para um novo múltiplo. Ao término do festival, todas as 20 fotografias expostas serão doadas para centro culturais da Capital, sob a indicação da Belotur.

Encontro de Educadores

O Senac realizará hoje, de 8h15 as 12h15, o seu 2º Encontro de Educadores, uma oportunidade de qualificação e troca de experiências com os professores da instituição e de toda rede pública e privada do Estado. Neste ano, a convidada para conduzir a palestra principal do evento, que faz parte da programação aberta ao público, será a atriz Denise Fraga, que vai abordar o tema “Valores: do que estamos falando?”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla e a transmissão será por meio do canal do Senac no Youtube. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação. Em 2020, a primeira edição do encontro contou com aproximadamente 10 mil inscritos. Naquele momento, o evento surgiu com intuito de conectar, aproximar e apoiar os professores do Senac e da rede pública e privada do Estado que viviam um momento atípico, aprendendo a lidar com o ensino de forma remota e muita das vezes sem a estrutura adequada.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas