Variedades

CURTAS DC MAIS | 23/11

CURTAS DC MAIS | 23/11
Crédito: Freepik

Energia renovável limpa da indústria

A Cemig SIM, empresa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que atua no mercado de energia solar por assinatura, certificará mais de 30 empresas associadas da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) com o Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou, Cemig SIM REC, título que ratifica os atributos ambientais de empresas e instituições, por meio da rastreabilidade da origem de energia 100% limpa e renovável. A cerimônia será realizada hoje, a partir das 8h30, na sede da entidade, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Transformações do tecido na arte

O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 marca uma série de reflexões sobre identidade, diversidade, um tipo de arte genuinamente brasileira e diferentes tipos de manifestações estéticas. É neste contexto que a Casa Fiat de Cultura apresenta sua nova exposição ao público. Em cartaz até 12 de fevereiro de 2023, a mostra “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo na Casa Fiat de Cultura” é inédita e exibe uma seleção de mais de 20 artistas de diversas gerações que em suas poéticas reformulam as relações entre o cobrir-se e o vestir, sendo este último muito mais potente e multifacetado em suas diversas camadas simbólicas e materiais. Os tecidos e as roupas possuem uma complexa relação com os gestos corpóreos na arte. Assim como as práticas artísticas, os trajes são um importante elemento para se compreender a sociedade, as pessoas e seu tempo. A exposição oferece, justamente, uma perspectiva concisa e notável das transformações do tecido na arte, com obras de diversas coleções particulares.

Show de Margareth Reali

Devido à grande procura e ao sucesso recente nas apresentações da cantora Margareth Reali, no Bar do Museu Clube da Esquina (rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza), será realizada uma sessão extra do show amanhã, às 21 horas, em homenagem a Milton Nascimento e ao Clube da Esquina. No repertório, canções como “Nascente”, “Cigarra”, “Canoa, Canoa”, “Vera Cruz”, “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney”, “Tudo que você podia ser”, “Cais”, “Vento de Maio”, “Caxangá”, “Criaturas da Noite”, “Sentinela”, “Rua Ramalhete”, “Casa no Campo”, “Caçador de Mim”, “Coração Civil”, “Trem Azul” e “Sal da Terra” entre tantas outras. A banda que acompanhará a artista incluirá os músicos mineiros, Tattá Spalla (guitarra), Beto Lopes (violão), Christiano Caldas (piano e direção musical) e Lincoln Cheib (bateria). Margareth Reali é de Campinas, mas sua carreira respira a arte mineira. Além de produtora é também intérprete de grandes compositores da música brasileira e coleciona inúmeras apresentações de destaque ao lado de músicos renomados. O couvert custa R$ 35,00.

Relançamento da “Maribondo #6”

Depois de um hiato (estendido por uma pandemia), a revista “Marimbondo” volta a circular. A “Marimbondo #6” (Cidade das Letras) é uma publicação impressa e digital sobre arte, cultura e cidade, que foi lançada em 2012 em Belo Horizonte e com distribuição gratuita. Uma revista sobre Belo Horizonte e feita em Belo Horizonte. Na nova edição, o tema central é literatura e foge das definições rígidas. O que norteia a revista são as possibilidades de iteração literária que se dá pela cidade: tanto pelo livro, quanto por outros meios. O relançamento acontece na Livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi), na próxima sexta-feira, 18 às 21h, e terá transmissão no canal do youtube da revista (youtube.com/revistamarimbondo). A noite conta também com leitura de poemas ao vivo pelos próprios autores: Pedro Bomba, Flávia Péret, Renato Negrão e Marta Neves. Haverá distribuição gratuita de exemplares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Capital da Selaria”

Os tropeiros percorreram o País no lombo do cavalo. Hoje, os comerciantes não precisam da montaria, mas as esporas não foram abandonadas. Está em Minas Gerais a “Capital da Selaria”. O título foi conquistado por Dores de Campos, em 2015, por meio de lei municipal. No município de pouco mais de dez mil habitantes, o ofício de seleiro é patrimônio. O Rotas da Liberdade, da Rede Minas, foi até o local e mostra na atração desta quinta (24). O programa também segue um trecho da “Rota da Marcha” e apresenta Prados, cidade histórica pouso dos amantes da cavalgada. A montaria é tradição no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Em Dores de Campos, é arte e negócio. No local, a produção de selas passa por gerações. O Rotas da Liberdade conheceu esses artesãos e mostra o ofício que se tornou patrimônio imaterial da cidade. O programa vai ao ar amanhã, às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas