CURTAS DC MAIS | 23/12

Leituras poéticas de Natal
Para celebrar o encerramento de suas intensas atividades durante 2021 a Academia Mineira de Letras convidou alguns escritores e poetas de Belo Horizonte para a preparação de um vídeo com a leitura poética de consagrados autores. Este será seu cartão de Natal e Ano Novo, homenageando todos os seus amigos, patrocinadores e seguidores. O público pode conferir hoje às 20h, quando o vídeo será projetado na fachada de sua sede (rua da Bahia, 1.466, Lourdes). A curadoria do vídeo foi realizada pelos próprios leitores dos 24 poemas: a escritora e editora Ana Elisa Ribeiro, o escritor e professor Clovis Salgado Gontijo, o escritor e professor Fernando Armando Ribeiro, a poeta Flávia de Queiroz, a escritora e professora Luciana Pimenta e o jornalista e presidente da AML, Rogério Faria Tavares. Entre os poetas escolhidos estão Cacaso, Henriqueta Lisboa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário Quintana, Conceição Evaristo, Laís Correa de Araújo e Alphonsus de Guimaraens.
Estreia da Orquestra Jovem Minas
O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe o concerto da Orquestra Jovem Minas, hoje, às 20h. A apresentação, que é a estreia do grupo formado pela Associação Cultural ARebeldia, idealizado pela produtora Danusa Carvalho, da Casulo Cultura, interpretará canções do Clube da Esquina, em celebração aos 50 anos, comemorados em 2022, do referido movimento musical mineiro. No recital, a orquestra contará com a participação dos convidados Mariana Nunes, Bárbara Barcellos, Júlia Guedes (neta de Beto Guedes) e Marcelo Dai. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro ou no site Eventim, limitados a um par por CPF. A classificação é livre. É obrigatório o uso de máscara. A Orquestra Jovem Minas nasceu por meio da oficina da Associação Cultural ARebeldia, ministrada pelo maestro Felipe Magalhães e direção musical de base de Tatá Spalla. Selecionados pelo maestro Marcelo Ramos, os 24 músicos do grupo possuem formação em instrumentos de corda e idade entre 18 e 25 anos.
Show de Gui Ventura
Hoje, às 20 horas, o músico Gui Ventura apresenta, no YouTube do Memorial Vale, o seu novo projeto “Alguma Coisa Sobre o Amor”. O trabalho é um diálogo sutil da MPB com o rhythm and blues e o neo soul, cujo fio condutor das canções é a temática do amor em diversas situações. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo”, do Memorial Vale. Gui Ventura é músico, cantor e compositor mineiro, estudou música na Universidade de Música Popular – Bituca. Em 2017 lançou seu primeiro Álbum “Dois Lados”, e com este trabalho circulou em palcos importantes do Brasil, da Europa e Estados Unidos e foi um dos destaques do tradicional Festival de Tondela – Portugal. Artista premiado em diversos festivais de canção, sendo o mais recente o primeiro lugar no Festival Todos os Sons, da UN Music (2021).
Museu do Cotidiano
A exposição “Implacáveis”, do Natal ao Carnaval pode ser vista no Café com Letras Savassi. A exposição é aberta ao público dentro do horário de funcionamento do restaurante. Atualmente, entre 12h e 22h, na rua Antônio de Albuquerque 781, Savassi. “A vida com cultura é melhor!” é o lema do Café Com Letras, por isso as exposições são um marco do estabelecimento que, desta vez, recebe parte do acervo do Museu do Cotidiano (@museudocotidiano). Antônio Carlos Figueiredo, “dissertor”, é um amante do cotidiano, seus objetos e facetas. Após trabalhar como economista durante 22 anos, encanta-se com o que faz parte do dia a dia, sempre lutando contra a obsolescência. Idealizador e fundador do Museu do Cotidiano, nesta exposição o artista trás ao público uma coleção de placas que fazem parte da história de Belo Horizonte.
Pastel de fubá de Machado
Pastel de fubá é o protagonista do programa Sabor & Afeto, da Rede Minas, hoje, às 20h. A equipe da emissora pública mineira foi até Machado, no Sul de Minas, e revela a história e a receita dessa delícia criada pelos escravos que conquistou o Brasil. A atração ainda traz entrevista com o chef Stanley Albano que fala sobre a iguaria mineira que se tornou até filme. A chef Esperança, que comanda o programa, ainda ensina como fazer pastéis com recheios de carne e frango. O Sabor & Afeto” faz parte do “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais.. O público também pode conferiro programa, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas