CURTAS DC MAIS | 23/12
“O almoço de Natal”
O escritor Tullio Dias participa do Sempre Um Papo hoje para lançar seu livro de estreia “O almoço de Natal: ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano” (Editora Letramento). A conversa, mediada pela jornalista Jozane Faleiro, acontece às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo canal do YouTube do projeto. O bate-papo conta com intérprete de Libras. Em “O almoço de Natal: ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano” (Editora Letramento), você vai descobrir que a sua família é cheia de brigas como qualquer outra, mas pelo menos não esconde um segredo surpreendente. Com uma crítica crua, ácida e feroz a padrões opressores e preconceituosos, a obra é uma metralhadora reflexiva contra aqueles que perpetuam a intolerância, raiva e violência. E não é indicada para quem tem estômago fraco ou se ofende facilmente. Mas, se você quiser sentir o alívio de saber que a sua família não é tão ruim quanto imagina e ainda aproveitar para rir bastante das discussões mais improváveis, este livro é a leitura certa para as suas festas de fim de ano.
Exposição “Niemeyer”
Fotografias do fotógrafo Jomar Bragança que retratam prédios icônicos desenhados pelo maior arquiteto do país em Belo Horizonte estão reunidas na exposição “Niemeyer”, que ocupa o segundo andar do Palácio das Mangabeiras, no Parque do Palácio (rua Djalma Guimarães, 161, Mangabeiras), de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, e sábado e domingo, de 9h às 18h. Os ingressos custam: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). A entrada é franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso no Sympla. “Esta exposição é um pequeno recorte de um trabalho mais extenso: o exercício do olhar sobre a obra de Niemeyer. Exercício que busca o diálogo entre a visão do fotografo sobre a arquitetura e a visão do arquiteto sobre a fotografia, investigando e identificando a natureza dessas relações e a trama de seus diálogos”, explica Jomar. Minas Gerais tem dezenas de obras de Oscar Niemeyer e Belo Horizonte é a segunda cidade do Brasil em volume de obras do arquiteto.
“Memoriam” no Centro Cultural UFMG
O Centro Cultural UFMG é palco da exposição coletiva “Memoriam”, dos formandos em artes visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. A mostra remete a processos íntimos e identitários trabalhados em técnicas diversas por cada um dos artistas formandos e poderá ser vista até o dia 9 de janeiro de 2023, de terça a sexta-feira, de: 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h. A entrada é gratuita, com classificação livre. “Memoriam” pretende ser uma espécie de chamado, um ímpeto de relembrar e reviver, ecoando uma memória transformadora e promovendo uma experiência conjunta. A exposição reconhece as diversas potências de representação de uma memória, resgata a linguagem poética e constrói caminhos de produção que são, também, memórias. A mostra reúne obras dos alunos Ariely Cristiane, Caule, Flavia Santiago, Giovanna Almeida Cunha, Guilherme Lourenço, Júlia Abdalla, Ligia Persichini, Mariane Olimpio, Rafaella Sallum, Rosana Oliveira, Vanessa Borges e Wander Rocha, formandos do segundo semestre de 2022.
Manto Solidário
O Instituto Galo, braço social do Clube Atlético Mineiro, lançou a ação Manto Solidário, que compreende a venda de camisas autografadas por atletas do clube. A receita será revertida para as ações sociais da entidade. Os interessados podem comprar camisas assinadas por todos os jogadores ou somente pelo atacante Hulk. Beneficiando milhares de pessoas, o instituto foi desenvolvido em formato pioneiro no futebol brasileiro, com orçamento totalmente independente dos cofres do Atlético. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no telefone 31 99273-1150 (Amanda Lopes).
Valencianas II no YouTube
Depois do absoluto sucesso de “Valencianas”, o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, dirigida pelo maestro Rodrigo Toffolo lançam o segundo volume, gravado ao vivo na Casa da Musica do Porto, em Portugal. O concerto será exibido a partir de hoje e até o próximo domingo (25)2, nos canais www.youtube.com/canalvalencae www.youtube.com/orquestraouropreto. Com novos e complementares temas, arranjados por Mateus Freire, “Valencianas II” dá sequência ao projeto que transpõe as criações de Alceu para a música de concerto. O concerto ressalta os elementos seminais da canção nordestina presentes na obra do compositor pernambucano e seu diálogo com outros gêneros, como o fado e a bossa, adaptados à linguagem camerística. “Valencianas II” reafirma o conceito abrangente e inovador iniciado nos premiados álbum e DVD, vencedores do Prêmio da Musica Brasileira, em 2015. Registrado numa calorosa noite do inverno português, o audiovisual acrescenta outros clássicos do repertório de Alceu, como “Taxi lunar” (parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), “Papagaio do futuro”, “Solidão”, “Na primeira manhã”, “Tesoura do desejo”, “Pelas ruas que andei”, “Como dois animais”.
Ouça a rádio de Minas