Variedades

CURTAS DC MAIS | 24/06

CURTAS DC MAIS | 24/06
Crédito: Freepik

Festival Cultura & Cidadania

A 4ª Edição do Festival Cultura & Cidadania chega ao fim no próximo sábado com a apresentação do espetáculo “Iu Tubo”, da Cia de Inventos. Na produção, tubos de PVC ganham vida com as dimensões lúdicas do teatro de bonecos, assumindo formas divertidas de personagens, contando a evolução do homem na Terra. A apresentação será realizada, às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula. “Iu Tubo” parte de questionamentos sobre tempo, conhecimento e ciências convidando crianças, jovens e adultos a refletirem sobre o ponto – “De onde viemos, para onde vamos?”. Iluminação, artes plásticas, teatro, movimento, marionetes e poesia se misturam aos “inventos” para a realização do espetáculo. Em maio e junho, o Festival Cultura & Cidadania ofereceu espetáculos e oficinas gratuitos para o público em geral, em especial para os moradores de sete cidades das Vertentes – Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Tiradentes.

Krug Bier fará arrecadação de agasalhos

No próximo domingo, será realizada a segunda edição da Campanha do Agasalho Krug Bier. A iniciativa ocorrerá no Pit Stop da cervejaria (alameda Oscar Niemeyer, 202, Vila da Serra, Nova Lima) e dará um litro de chope a quem for ao local doar uma roupa de inverno ou cobertor em bom estado. A ação irá de 10h às 13h, seguindo todos os protocolos de segurança e funcionará via drive-thru, ou seja, a pessoa não precisará sair do carro para pegar a sua bebida. Segundo o sócio proprietário da Krug Bier, Alexandre Bruzzi, a marca distribuirá mil litros de chope nesse dia. Quem estiver no carro poderá levar até quatro litros, de acordo com o número de agasalhos doados. As doações serão direcionadas a quatro instituições que atendem pessoas carentes. Durante a campanha, o Pit Stop também estará aberto para venda de cervejas da marca.

“Laboratório de Crítica”

Como os processos curatoriais podem se relacionar com o patrimônio? Esse assunto norteia o próximo “Laboratório de Crítica”, do CCBB Educativo. O diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, apresenta “Somos muitos e outros experimentos”, hoje, às 14h. Em formato de webinar, na plataforma Zoom, o público deve se inscrever pelo site (www.ccbbeducativo.com.br). A participação é gratuita. A partir de três casos específicos e experiências profissionais, em Inhotim, na 32ª Bienal de São Paulo e a frente da Pinacoteca de São Paulo, o convidado analisa diferentes estratégias curatoriais para pensar uma programação e sua relação com o patrimônio de forma aberta, dinâmica e crítica. Jochen Volz foi curador da 32ª Bienal de São Paulo em 2016, coordenador de Programação da Serpentine Galleries em Londres (2012 a 2015), diretor artístico do Instituto Inhotim (2005 a 2012), co-curador da 53ª Bienal de Veneza (2009), entre outros.

Oficinas inspiradas em Palatnik

As obras de Palatnik, com seu movimento e cromatismo, nos põem em trânsito entre a arte e a ciência. São dispositivos para a imaginação, motores de agenciamentos com os objetos e fenômenos a nossa volta. Caminhando por diferentes materialidades, o artista vai criando jogos visuais entre formas, cores, ritmos e transformações. Partindo desse universo, o CCBB BH oferecerá três oficinas gratuitas nos próximos dois sábados (26 de junho e 3 de julho), para crianças de cinco a dez anos, ministradas por Stela Barbieri e a equipe do Binåh Espaço de Arte. Lápis de cor, lâmpadas coloridas, lanternas, fita crepe, gelatinas coloridas, muita imaginação e criatividade, para fazer da sala de casa um divertido ateliê. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site www.agenciagalo.com/palatnik. As oficinas terão duração de uma hora e serão realizadas via plataforma Zoom.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Homenagem ao ator Chico Diaz

 A 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que começou ontem e prossegue até a próxima segunda-feira, em versão on-line, com a temática “Memórias entre diferentes tempos”, vai destacar a década de 1990 em suas discussões e reflexões nas temáticas Preservação, História e Educação. Vinculado a isso, a Mostra homenageia o ator Chico Diaz. Um dos talentos centrais da teledramaturgia e do cinema nas últimas décadas e presença constante em filmes importantes dos anos 1990, Diaz participou de títulos fundamentais do período, como “Corisco & Dadá” (Rosemberg Cariry, 1996), “Os Matadores” (Beto Brant, 1997) e “Baile Perfumado” (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996), entre vários outros. Nascido na Cidade do México, de mãe brasileira e pai paraguaio, Chico se estabeleceu no Rio de Janeiro no fim dos anos 1960. A experiência transnacional na América Latina lhe deu, por condição e experiência, uma bagagem singular para construir uma carreira no país e no exterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas