CURTAS DC MAIS | 24/08

Encontro de Finanças do Ibef-MG
Hoje, às 19h, associados, convidados, executivos e profissionais de finanças têm agenda marcada com o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, para mais um Encontro de Finanças promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-MG). O evento será realizado na rua Santa Rita Durão, 1.143, no bairro Funcionários. “Recuperando o caixa do Estado de Minas Gerais – Um “Case” de uma gestão Responsável” será o tema da concorrida palestra do secretário. Segundo Barbosa, a política tributária adotada pela Secretaria de Estado de Fazenda tem sido fundamental para o incremento, atração e retenção dos investimentos em Minas Gerais.
Festa Literária de Sabará
A partir de amanhã e até o próximo domingo, será realizada a oitava edição da Festa Literária de Sabará (Flis). Neste ano, o evento volta ao seu formato presencial tomando conta das ruas históricas da cidade, com novos encontros, prestigiando nossos artistas e compartilhando a efervescência literária com todos. Serão quatro dias, onde o livro, a leitura e a literatura se tornarão o combustível capaz de trazer debates interessantes e novos perspectivas para cada um dos participantes. A tradicional logomarca do Flis ganhou vida com linhas e cores em um bordado produzido pela Vilma dos Santos, uma das artesãs de Sabará. Durante quatro dias, a Borrachalioteca apresenta atrações variadas, com lançamento de livros, rodas de conversa com escritoras e escritores, narração de histórias, oficinas, debates, exposição, feira de livros, ilustradores na praça e música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura.
História de Carolina Maria de Jesus
Baseado no livro “Quarto de Despejo”, da catadora de lixo que se tornou um fenômeno editorial na década de 60, a peça “Eu Amarelo: Carolina Maria de Jesus” conta a história da escritora que superou a miséria e foi traduzida em 13 idiomas. Com interpretação de Cyda Moreno, o monólogo será exibido hoje, às 12h30, pelo projeto Quarta Doze e Trinta, e amanhã, às 17h30, pelo projeto “Ao Cair da Tarde”. As duas sessões acontecem no auditório da Reitoria da UFMG do campus Pampulha, com entrada gratuita e aberta ao público externo. A realização é da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do Circuito Cultural UFMG, em parceria com o 2º Festival de Teatro Negro da UFMG, promovido pelo Teatro Universitário (TU). A peça teatral, com direção de Isaac Bernat, apresenta um retrato contundente de Carolina Maria de Jesus. Tomando como base seu livro best-seller, a adaptação teatral evidencia as inquietudes sociais e as experiências emocionais vividas pela escritora.
Obra de Bartolomeu Queirós
A palestra “10 anos sem Bartolomeu Campos de Queirós”, realizada pela Academia Mineira de Letras, ressalta a vida e obra do escritor que marcou a literatura brasileira. Integrantes do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS) conduzem esse mergulho pela trajetória do autor em ensaios apresentados em vídeo disponível a partir das 11h de amanhã no canal de YouTube da AML. Após apresentação do grupo e da homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós, Guilherme Semionato levanta um breve panorama da obra de Bartolomeu, dividida em quatro eixos: jogos de linguagem, existencial, social/político e não ficção/ensaístico. Destaca, ainda, a importância do autor na divulgação de obras estrangeiras e de língua portuguesa no Brasil, os numerosos prêmios recebidos por seus livros e as edições estrangeiras de suas histórias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Gastronomia Cubana”
A cultura alimentar cubana é o resultado direto de vários fatores que se mesclam: a história das diferentes pessoas que se fixaram ali, sua localização e seu clima tropical. Para aprofundar sobre o assunto, amanhã, das 18h às 19h, o Instituto Cervantes promove mais uma edição do “Clube Virtual de Conversação”, com o tema “Gastronomia Cubana”. O evento gratuito tem o objetivo de promover uma roda de conversação aberta a todos que desejam praticar o espanhol e aprofundar seus conhecimentos das tradições e cultura dos países hispanofalantes. Os interessados devem fazer a inscrição pelo Eventbrite. Esta edição terá como convidada Ingrid Abreu Abab que falará como as migrações e os eventos históricos influenciaram na identidade alimentar da ilha. Também fará parte da roda de conversa a história dos pratos mais relevantes da comida cubana, como congrí, ajiaco e tamales.
Ouça a rádio de Minas