Variedades

CURTAS DC MAIS | 24/09

CURTAS DC MAIS | 24/09
Crédito: Freepik

“Bar conceito” da Wäls

A Cervejaria Wäls, que ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais, conquistou o mercado nacional e o posto de Melhor Cervejaria do Mundo em 2020, inaugura um espaço conceito dentro do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O bar está inserido no tradicional restaurante de comida mineira, Vila Francisca, localizado estrategicamente no centro do saguão principal. “A parceria com o Vila Francisca veio da intenção de ir além de uma boa cerveja artesanal. Queremos proporcionar uma verdadeira experiência etílico-gastronômica, conectando Minas Gerais com o mundo por meio de histórias, lembranças e muito sabor”, destaca o gerente de Marketing da Wäls, João Menezes. O espaço conta com uma lojinha com produtos exclusivos e personalizados, permitindo que o viajante possa escolher um presente e levar um pouco mais de Minas para o mundo.

Orquestra Ouro Preto

Do pop do A-Ha, ao rock dos Stones, passando pelo jazz de Duke Ellington, a temporada da Orquestra Ouro Preto apresenta toda excelência e versatilidade do grupo mineiro, que passeia por ritmos e pela história da música de diferentes épocas. A próxima parada é o rock grunge e impactante dos anos 1990. Para celebrar os 30 anos de um dos álbuns mais emblemáticos de todos os tempos, o “Nevermind”, do Nirvana, a Orquestra estreia repertório repleto de guitarras distorcidas e surpresas. O concerto, que mistura música e intervenções cênicas, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube, hoje, às 20h30. E a escolha da data não foi por acaso. Há exatos 30 anos, no dia 24 de setembro de 1991, foi lançado o disco que mudou a cena musical da época. O álbum conquistou o título de símbolo da cultura pop do século XX com potentes riffs de guitarra, que até os dias de hoje influenciam a música mundial.

Teatro de Bolso

A peça “O Jogo” integra a programação de setembro do Sesc Palladium pelo projeto “Criações de Bolso”, que volta ao formato presencial. O espetáculo será exibido hoje, amanhã e no próximo domingo, às 20h, no Teatro de Bolso. Na peça, os atores Guilherme Théo e Oscar Capucho propõem um jogo interativo, inspirados em reflexões do livro “A estranha” de Marcelo Xavier, artista que convive há anos com Ela – Esclerose Lateral Amiotrófica. Em cena, a narrativa se guia por um baralho que cria situações desafiadoras e reveladoras para os personagens e também para o público. Depois de realizar algumas edições em formato virtual ao longo de 2020 sem público, com transmissões no Instagram do Sesc Palladium, o Criações de Bolso se reencontra com a plateia no Teatro de Bolso, com capacidade limitada a 32 dos 82 lugares.

“Paisagens Possíveis”

Hoje, às 19h30, o músico Marcio Guelber faz o show “Paisagens Possíveis”, no YouTube do Memorial Vale. “Paisagens Possíveis” é uma suíte em quatro movimentos, composta para violão de sete cordas, apresentada no formato audiovisual pelo instrumentista e compositor Marcio Guelber. Essa obra explora as mais variadas sensações musicais e poéticas e tem como narrativa as possibilidades que existem dentro do mesmo ambiente, o que os olhos podem ver e o que a imaginação é capaz de criar. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale. Natural de Juiz de Fora, Marcio Guelber faz um trabalho autoral com sonoridade expressiva, inspirada na pluralidade de sons do violão e da sanfona, instrumentos com os quais imprime sua personalidade musical forte e intuitiva.

Curadorias em museus

A próxima edição do “Laboratório de Crítica”, do CCBB Educativo, pretende discutir fragilidades e possibilidades da curadoria em museus no Brasil. O professor e curador Cauê Alves apresenta “Os eternos recomeços dos museus” hoje, às 14h. Em formato de webinar, na plataforma Zoom, o público deve se inscrever pelo site www.ccbbeducativo.com.br. A participação é gratuita. A partir do questionamento da relação entre continuidade e recomeço, a proposta é apresentar e debater algumas experiências curatoriais em museus, suas limitações, ambições, relações com a tradição, aberturas para outros campos e para o porvir. Cauê Alves é professor do Departamento de Artes da PUC-SP. É curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e entre 2016 e 2020 foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas