Variedades

CURTAS DC MAIS | 24/12 a 26/12

CURTAS DC MAIS | 24/12 a 26/12
Crédito: Freepik

“No caminho da cidade”

O Sempre Um Papo recebe a ilustradora e escritora mineira Ana Raquel e seu filho, o jornalista e escritor Daniel Barcelos, para lançarem “No caminho da cidade”, livro infantojuvenil que marca a estreia da parceria profissional e artística entre os dois e de Daniel na literatura. Durante o bate-papo, a ilustradora lança ainda seu livro “Vamos passear na roça?”, escrito e ilustrado por ela. Além das duas obras, também será tema da conversa, mediada pela jornalista Jozane Faleiro, os 40 anos de carreira de Ana Raquel. O programa será exibido no formato on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo, nesta segunda-feira (26), às 19h. O acesso é gratuito e haverá intérprete de libras. Lançado este ano pela editora carioca Oficina Raquel, “No caminho da cidade” une diversão, lirismo e consciência ecológica. O livro conta com um texto poético que faz uso lúdico de rimas e assonâncias. Já o livro “Vamos passear na roça?”, também lançado em 2022, é uma publicação da editora Caraminhoca. A história, voltada para o público infantil, acompanha, como o título indica, um passeio pela roça.

“O Tudo e o Nada”

Em cartaz no Centro Cultural UFMG, a exposição “O Tudo e o Nada” foi prevista como resultante de uma disciplina, com o mesmo nome, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG e teve como premissa estimular o imaginário e habilitar ao aluno/artista a desenvolver projetos tridimensionais, esculturas, objetos e instalações, que dialoguem com o espaço de maneira poética, sensível ou reativa, tendo como base conceitual “O Tudo e o Nada”. Mais do que isso, esta é uma tentativa de arejar a pesquisa em arte desses artistas e alunos da pós-graduação e criar uma oportunidade – no elenco de disciplinas – para buscarem mais elementos para sua investigação através dos seus próprios processos criativos. A exposição pode ser visitada até 14 de fevereiro de 2023, de terça a sexta-feira, de 9h às 20h, e no sábado e domingo, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 “Pequeníssimas Mãos” no CCBB

Famílias com bebês de zero a três anos podem contar com uma atividade especial no CCBB Educativo – o “Pequeníssimas Mãos”. Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês. Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais” criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês, que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que ativará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores. O “Pequeníssimas Mãos” será realizado até o próximo dia 30 (quarta, quinta e sexta), às 11h. A lotação máxima é de 20 crianças. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, a atividade não será realizada devido ao recesso do Centro Cultural Banco do Brasil nessas datas.

Show de Gal Costa no Pelourinho

Em 2007, o Largo do Pelourinho, em Salvador, foi palco de um tributo a Jorge Amado. Quem fez as honras foi Gal Costa, que encantou a multidão. Agora, é a Rede Minas que faz uma homenagem à diva que faleceu em novembro, exibindo o espetáculo no cartão-postal da Bahia. No repertório, “Modinha para Gabriela” e outras músicas que embalaram as personagens do escritor baiano na televisão e no cinema. Gal também canta sucessos que marcaram sua carreira, como “Folhetim”, “Sorte” e “Vapor barato”. Gravado pela TVE Bahia, o espetáculo “Gal canta pelo Pelô” chega para os mineiros no programa Hypershow, neste sábado (24), às 15h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ordem Nacional do Mérito Educativo

Conquistando mais um importante marco em sua jornada como educador, o diretor executivo das unidades escolares do grupo Bernoulli Educação, professor Marcos Raggazzi, foi agraciado, no último dia 16, pelo Ministério da Educação (MEC) com o grau de Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A condecoração tem como finalidade premiar personalidades que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação. Com mais de 35 anos de carreira dedicados à educação, o diretor executivo trabalha incansavelmente para que os estudantes tenham um ensino de qualidade e que os permitam alcançar grandes conquistas pessoais e profissionais. “Tenho a honra de representar milhares de pessoas que têm os olhos brilhando todos os dias por trabalhar com a área de educação. Ao receber esta honra, não posso deixar de agradecer familiares, professores e parceiros que foram essências para trilhar esse caminho de docência e gestão educacional”, comenta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas