CURTAS DC MAIS | 24/12 a 28/12
Rede Minas exibirá filme sobre o presépio Pipiripau
Pinóquio tem um pai e ele se chama Gepeto. No Brasil, outro ‘artesão’ ganhou fama e está longe da ficção. É Raimundo Machado, o ‘pai’ do Pipiripau. O presépio criado por ele se tornou patrimônio nacional. A obra começou a ser construída em 1906 e conta com 586 figuras e três mil objetos que narram a história de Jesus Cristo, apresentada em 45 cenas. Conhecer o presépio é tão fascinante quanto conhecer a história de seu criador. Nesta sexta (25), a Rede Minas exibe o documentário “Pipiripau: o mundo de Raimundo”, de Aluízio Salles Jr., na “Faixa de Cinema – Especial de Natal”. O filme conta a história do ainda garoto Raimundo, que saiu de Matozinhos com a família em busca de novas oportunidades na capital. O filme vai ao ar às 23h30.
Lugar de Criação, do CCBB, está de volta
Depois de um hiato, o público volta a ter acesso a uma das atividades favoritas do CCBB Educativo: o Lugar de Criação. Local onde as famílias se reúnem para viver experiências com a arte, são realizadas várias atividades lúdicas e muito divertidas. As atrações têm entrada gratuita e acontecem aos sábados, às 15h, mediante agendamento pelo site. Para finalizar a programação presencial do mês, o público pode conferir oficina de artes, no dia 26 de dezembro. Será possível participar de Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra o COVID-19, a oficina poderá contar com presença de até oito pessoas, mediante agendamento prévio na internet.
Filme “Entenebrecida” aborda “destroços da colonização”
O curta “Entenebrecida – Um experimento da carne” traz reflexão sobre os “destroços da colonização” sob a cultura preta e será exibido na quinta-feira (24), às 9h, pela plataforma Zoom, onde o público ainda poderá participar de uma roda de conversa com os realizadores do projeto. A exibição é gratuita e, para acompanhar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]. O vídeo ainda ficará à disposição do público no Instagram @juiyafemi e @rafaellucasbacelar e no Youtube Juliana Iyafemi durante duas semanas.
Ouça a rádio de Minas