Variedades

CURTAS DC MAIS | 25/02

CURTAS DC MAIS | 25/02
Crédito: Freepik

“Ateliê Casa Bracher”

Dando continuidade ao projeto “Ateliê Casa Bracher”, no próximo sábado, o pintor mineiro Carlos Bracher fará uma pintura ao vivo retratando o estilista conterrâneo Ronaldo Fraga. Ao longo de seus 60 anos de carreira, Bracher já fez mais de 350 retratos. Desta vez, o artista fará a pintura via internet, diretamente de seu ateliê em Outro Preto, e Ronaldo Fraga estará em sua casa em Belo Horizonte. Todo o processo poderá ser acompanhado, a partir das 19 horas, com transmissão simultânea no YouTube, Facebook e Instagram do Ateliê Casa Bracher. A realização da pintura dura cerca de uma hora. Primeiro, é feito um estudo em carvão sobre tela, depois, Bracher cobre os traços com suas pinceladas fortes, sempre ao som de música alta. Beethoven, Brahms e Bach estão entre seus compositores favoritos e suas músicas são frequentemente tocadas durante a pintura ao vivo.

“Uma vida inventada”

O Memorial Vale abriu, em seu site, a exposição “Experimento para uma vida inventada”, de Jéssica Lauriano. Nessa mostra a artista criou programas performativos e instalações como forma de gerar uma nova relação com o ambiente e o seu corpo a partir da observação e vivência do seu cotidiano. As ações trazem um elemento em comum: o acúmulo. O acúmulo de tarefas domésticas, de objetos cor-de-rosa no banheiro e de plantas em um espaço que possui verticalidade com entrada de luz natural. Os processos de criação são fruto de seu trabalho no campo das artes cênicas e sua relação plural com outras linguagens, onde há uma busca por uma corporeidade que se reinventa e se transforma a partir das ações e dos gestos. A exposição integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale e fica no site do museu até dia 12 de março.

“Oficina de Artes”

Em fevereiro, o Lugar de Criação, do CCBB Educativo, traz de volta as oficinas presenciais. São diversas atividades lúdicas, voltadas para a família, envolvendo arte e educação, onde é possível se divertir e aprender. As atrações têm entrada gratuita e acontecem presencialmente aos sábados, às 15h, mediante agendamento pelo site (ccbbeducativo.com.br).  No próximo sábado  será realizada a “Oficina de Artes”. Na ocasião, o público terá a oportunidade de participar de exercícios de experimentação com os educadores, envolvendo materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra a Covid-19, a oficina poderá contar com presença de até oito pessoas, mediante agendamento prévio na internet.

Lendas indígenas

O próximo fim de semana estará repleto de histórias e muita imaginação para crianças e adultos na Faixa de Cinema, na Rede Minas. A emissora encerra a exibição de filmes da Mostra de Cinema de Tiradentes em horário extraordinário, no próximo sábado, às 19h30. A sessão especial traz curtas que revelam as lendas folclóricas das aldeias indígenas brasileiras com “Mitos indígenas em travessia”. No curta “Foguete”, pai e filho se divertem em um parque de Brasília e o brinquedo do local promete trazer à tona segredos nunca antes revelados. Por fim, os adultos podem se deliciar com as montanhas mineiras no filme que mostra três amigas que embarcam em uma aventura para o sul de Minas em “Por outras primaveras”. A exibição ainda conta com o depoimento dos diretores dos filmes. Os filmes também podem ser vistos, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Coleções de Passagem”

Até o próximo domingo o Memorial Vale exibe em seu site a exposição “Coleções de Passagem” desenvolvida a partir da pesquisa de mestrado da artista visual Fernanda Coimbra. O trabalho consistiu na análise do processo de construção de coleções pessoais, tendo como objeto de estudo a casa do colecionador Milton Ferreira, localizada na cidade de Arcos, em Minas Gerais. A residência abriga diversas coleções relacionadas à memória pessoal do colecionador, remetendo também a uma memória coletiva da família e dos moradores de sua cidade natal, Arcos. Integra o projeto “Novos Pesquisadores”, do Educativo do Memorial Vale.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas