CURTAS DC MAIS | 25/02 a 27/02

Centro Cultural Uniaraxá
No próximo dia 1º de março, serão abertas as portas do Centro Cultural Uniaraxá, espaço destinado à realização de eventos artísticos e atrações culturais e educativas para a comunidade de Araxá e região. O complexo, de 6 mil metros de área construída, possui um teatro com capacidade para 632 pessoas e uma biblioteca com um acervo de mais de 50 mil livros. As obras do Centro Cultural foram concluídas em dezembro de 2022, conforme previsto em projeto aprovado pelo Pronac e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da CBMM, empresa araxaense especializada em tecnologia de nióbio. A inauguração do Centro Cultural Uniaraxá será realizada em cerimônia solene, fechada para instituições, empresas, autoridades e imprensa. Nos dias 3 e 4 de março, o espaço será oficialmente aberto ao público com o espetáculo “Ilusion Experience”, dos ilusionistas Henry e Klaus. Na sexta-feira (3), mil crianças das escolas públicas de Araxá assistirão à apresentação, e no sábado (4), o show será aberto para a comunidade, com apresentações às 17h e às 20h.
Filarmônica completa 15 anos
Em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais celebra seu 15º aniversário. Além de uma programação extensa, diversa e empolgante, a orquestra faz concerto comemorativo, neste sábado (25), às 20h30, na Sala Minas Gerais, para homenagear, principalmente, aqueles que diretamente fizeram a história da orquestra nestes 15 anos: seus músicos e musicistas. Valorizando cada seção da orquestra, serão apresentadas a Bachiana Brasileira nº 9 (para cordas), de Villa-Lobos; a Serenata, op. 7, (para sopros) de Richard Strauss, e Mitos Brasileiros de Ney Rosauro, homenageando o naipe de percussão. Na segunda parte, o violinista sérvio Roman Simovic, primeiro spalla da Filarmônica e hoje spalla da Sinfônica de Londres, executará o Concerto para violino de Miklós Rósza. Ao final, a orquestra completa se reúne para interpretar a famosa La Valse de Ravel, encerrando um concerto que promete ser inesquecível. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Para o maestro Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, ao embarcar numa viagem cultural que busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos aqueles que dão apoio e significado ao projeto.
Projeto Cultura & Cidadania
Pedra do Sino, distrito de Carandaí, será a próxima parada do projeto Cultura & Cidadania, que realizará apresentações de artes cênicas, exibição de filmes e oficinas culturais. Todas as atividades serão ofertadas gratuitamente ao público, ao longo do primeiro semestre de 2023, e se destinam a crianças, jovens, adultos e idosos. A abertura será realizada neste sábado (25, às 19h30, com cinema ao ar livre exibindo o filme “Laços”, da Turma da Mônica; e no domingo (26), às 11h, com a apresentação do espetáculo “Memórias de um Quintal”, da Insensata Cia de Teatro, de Belo Horizonte. Já as oficinas culturais serão realizadas de março a junho, com aulas semanais, e as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (28). “Iniciação Teatral – O jogo vira cena, toda cena é jogo”, “Artesanato – Pintura, Bordado, Crochê e Reciclagem”, “Dança – Hip Urb” e “Canto Coral” são os temas das oficinas que o projeto Cultura & Cidadania vai promover em Pedra do Sino. As inscrições são gratuitas e todos os materiais necessários serão fornecidos pelo projeto, sendo destinadas 20 vagas para cada oficina. As inscrições podem ser feitas no link ou de forma presencial, na E.E. Pref. Gentil Pereira Lima, das 9h às 12h ou 14h às 17h, com Aline Souza.
Bloco infantil Sol na Mão
O bloco é infantil, mas por trás dele estão alguns dos nomes mais conhecidos do carnaval de Belo Horizonte. O bloco Sol na Mão, que faz seu cortejo neste sábado (25), é regido por Rodrigo Magalhães, dos blocos Juventude Bronzeada e Havayanas Usadas. Quem puxa o trio é a cantora Pri Glenda, puxadora do Juventude Bronzeada e semifinalista do programa Ídolos, da Record. Fundado em 2018, junto com a abertura da escola Casa Fundamental, o Bloco Sol na mão é um momento de diversão, mas também de aprendizagem. “Digo que é um espaço de alfabetização, ou seja, um espaço onde crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar têm oportunidade de reconhecer códigos fundamentais relacionados à música, à cultura popular brasileira, ao território e à importância de uma ocupação comunitária, cidadã e gentil dos espaços públicos, à conscientização para as relações humanas e socioambientais” explica Maria Carolina Mariano, diretora da escola e uma dos idealizadores do bloco. A concentração começa às 8h e a saída do cortejo será às: 9h na Casa Fundamental (rua Castelo de Lisboa, 392, bairro Castelo).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas