Variedades

CURTAS DC MAIS | 25/05

CURTAS DC MAIS | 25/05
Crédito: Freepik

Ancestrais do Tik Tok

Entusiastas de gadgets e eletroeletrônicos foram sempre varridos por modismos e facilidades que tornassem a educação e os trabalhos burocráticos mais precisos e confiáveis. As crianças são sempre objeto das novidades desde o pac  man, Mariio Bross e os jogos de RPG, Nintendo, do simples ao wii e jogos de guerra, com jogadores desconhecidos em países distantes. Havia um game que ensinava a abrir qualquer tipo de fechadura, roubar carros e motos e promovia estupros e violência à revelia, de forma virtual. Hoje os jovens no mercado de trabalho são as crianças que foram educadas com tanto entusiasmo no Orkut e seus sucedâneos do Vale do Silício. É uma questão que responde a muitos dos impasses atuais.

Elegância de Danuza Leão

“Na Sala com Danuza” é uma publicação de 1992, da Editora Siciliano, que pode ser adquirida em sebos virtuais. Não se trata de lançamento, mas é leitura obrigatória para quem queira sobreviver com alguma dignidade ao momento inédito que o mundo atravessa e o Brasil em especial. Quando os veículos de comunicação divulgam a brutalidade e a violência como moeda corrente, é imperativo que encontremos bom senso para situações de grosseria inimagináveis para pessoas educadas. Danuza Leão é um ícone de elegância e bons modos. Tendo vivido tempos similares, desenvolveu soluções inteligentes para lidar com a deselegância de discursos semelhantes aos atuais. Quem souber apreender o entendimento do ser humano em sua condição de delicadeza, limitações que se podem superar com boas maneiras, ponderações e respeito, terá mais chances de não se tornar mais um brasileiro morto e atirado numa vala comum.

Casas impressas em 3D

Após se impor em vários setores de atividade, a impressão 3D está em vias de conquistar o mundo da construção. Para que o público possa saber mais sobre o assunto, a Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição virtual “Casa Impressa: moradia do futuro?,  que está disponível no site da instituição. A mostra foi concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a partir das pesquisas realizadas por Pierre-Yves Bocquet e exibe textos e imagens. As primeiras casas impressas em 3D foram construídas há apenas cinco anos, mas os projetos já se multiplicam ao redor do mundo: China, Rússia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Holanda, França e muitos outros. Após já ter conquistado vários outros setores, o método enfrenta desafios relevantes no ramo da construção: regularidade e resistência.

Ciclo Saúde da Vale

As 76 unidades básicas de Saúde (UBS) de Itabirito, Barão de Cocais, Nova Lima (Macacos), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu e Inhaúma acabam de receber 1,3 mil novos equipamentos para atenção primária de saúde da população. Essa foi a segunda entrega realizada pelo Programa Ciclo Saúde da Vale nesses municípios mineiros e incluiu equipamentos tecnológicos, mobiliário e itens voltados ao atendimento à saúde. Outros 1,2 mil equipamentos já haviam sido doados em dezembro de 2020.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Maio Verde”

O dia 26 de maio é o marco do mês também chamado “Maio Verde” para lembrar uma doença silenciosa, mas nem por isso menos perigosa. É o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, lesão ocular que está entre as principais causas de cegueira no mundo. Como não há manifestação de sintomas no início, pode levar anos até que o paciente perceba que teve uma baixa na visão, e aí pode ser tarde demais. A campanha especial em maio é pela prevenção e combate desta doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 64 milhões de pessoas em todo planeta com alguma forma de deficiência visual ocasionada pelo glaucoma. Deste número, 6,9 milhões de indivíduos sofrem com dificuldade de visão moderada, grave ou total (cegueira), consequências das manifestações mais graves do problema.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas