CURTAS DC MAIS | 25/06

Cultura do povo Xavante
O cineasta indígena Divino Tserewahú apresenta ao público do Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo, um pouco da cultura do povo Xavante e suas tradições. A atração estará disponível a partir de hoje, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com. Voltada para todos os públicos, com abordagem acessível até mesmo para crianças, a cultura Xavante será abordada com ajuda de registros de imagens, sons e memórias do cineasta e de sua vida na aldeia. Divino Tserewahú começou a vislumbrar o cinema em 1990, quando a comunidade Xavante de Sangradouro recebeu sua primeira câmera de filmagem (VHS), doada pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) de São Paulo. Sua primeira atuação profissional na área foi como parte da equipe do Programa de Índio, série de TV realizada na Universidade Federal do Mato Grosso entre 1995 e 1996. Diversos dos filmes de Divino receberam prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.
“Nouvelle Vague”
O Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, completa um ano de existência com um tema que é marco do cinema francês. A data será celebrada com uma seleção especial de filmes que integram o movimento artístico ‘’Nouvelle Vague’’. O encontro virtual acontece hoje às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As produções indicadas pelo Bande à Part deste mês são os longas-metragens: Hiroshima, meu amor (1959), Paris nos pertence (1961) e Cléo de 5 à 7 (1962). Os títulos podem ser assistidos on-line por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.
“Circuito Dipanas”
O festival on-line “Circuito Dipanas – Do Blues ao Rock” será realizado neste fim de semana. Serão dois dias de muito rock, blues, pop e folk. A programação, que acontece hoje e amanhã, contará com grandes shows, como o de David Tanganelli (SP) e Little Butter (MG), que serão transmitidos pelo canal do Dipanas no YouTube (youtube.com/dipanas). O evento será conduzido pela apresentadora Débora Ruffato. Haverá intérprete de libras. “Além de propiciar momentos de diversão e lazer por meio da música, o projeto Circuito Dipanas tem como objetivo apoiar e valorizar também os produtores e músicos de diversas localidades de Minas Gerais, além de receber artistas de destaque nacional e internacional proporcionando um grande intercâmbio musical”, diz o produtor Wilson Dias, que também é idealizador do tradicional “Festival Internacional Dipanas Blues”, realizado em Pará de Minas há nove anos e que terá sua décima edição em breve.
Dança e performance
Ressaca, um dos adjetivos impostos aos olhos de Capitu no livro, é o nome escolhido para o espetáculo que será apresentado em capítulos hoje, amanhã e no próximo domingo, às 20h, pelo canal do YouTube da Banda Projeto Capitu. A concepção do espetáculo é assinada por Priscilla Rangel, coreógrafa, dançarina e produtora, Graziê, cantora, compositora e produtora e Nadiana Carvalho, graduada em artes cênicas pela Ufop e pesquisadora das linguagens de performance, que também assina a direção de arte e de cena da peça. A obra se fundamenta no reflexo do constante embate contra um sistema opressor, no momento pós-embate, na exaustão. Daí se estabelece a pausa inevitável, o vazio, a inação, o cansaço puro e paralisante. A criação do espetáculo foi desenvolvida a partir do desejo do coletivo em pesquisar a relação dança e performance com o atravessamento da pandemia e sua reverberação no campo digital enquanto espaço artístico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Grupo Maria Cutia
Amanhã às 10 horas o Grupo Maria Cutia convida todo mundo para uma horinha brincante com cantigas de roda, brinquedos cantados e histórias musicadas. Nesta live interativa, Mariana, Hugo e Leonardo apresentam canções brincadas em Minas Gerais, na Amazônia, em Guiné-Bissau e em outros cantos por onde já passaram teatrando. A live faz parte do projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale. O Grupo Maria Cutia é uma companhia de teatro que nasceu em Belo Horizonte, em 2006, e desde então se apresenta em praças, parques e ruas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. O Grupo Maria Cutia já se apresentou em seis países, 20 estados e em mais de 170 cidades brasileiras, para um público superior em mais de 400 mil espectadores em seus 14 anos de história, tendo realizado mais de 950 apresentações e mais de 150 oficinas de formação.
Ouça a rádio de Minas