Variedades

CURTAS DC MAIS | 25/08

CURTAS DC MAIS | 25/08
Crédito: Freepik

Inovação empresarial

Hoje, às 18 horas, a Partners Comunicação Pro Business realiza a live “Inovação empresarial: um bate-papo sobre processos e tendências”. O convidado será o diretor executivo da aceleradora Neo Ventures, Bruno Pádua, e o evento será conduzido pelo CEO da agência, Dino Bastos. O encontro digital integra o projeto “PartnersModeON”, que faz uma série de transmissões ao vivo sobre o mundo dos negócios.

A proposta do projeto é proporcionar uma troca de conhecimento e compartilhar experiências sobre assuntos do campo empresarial, como comunicação, liderança, empreendedorismo, gestão de pessoas e outros. A transmissão pode ser acompanhada pelo perfil da agência no Instagram: @comunicacaoprobusiness.

“Lacan na Academia”

O primeiro encontro “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura” do ano, programa da Academia Mineira de Letras em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, apresenta a palestra “Medeia e o feminino infamiliar”. Esta edição traz a psicanalista Cristiane Barreto e a professora Tereza Virgínia Barbosa como convidadas. A palestra será transmitida ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook da instituição, amanhã, às 20 horas.

A partir da tragédia Medeia, de Eurípides, as palestrantes vão abordar o feminino no mundo antigo. “Observaremos o fato estranho de, no texto dramático euripidiano (que narra a história da neta do sol que, traída, mata seus filhos, para vingar-se do marido), não ocorrer a palavra ‘filhos’. Perguntamos: que estratagemas o dramaturgo emprega para construir o “infamiliar”?”, questiona Tereza Virgínia Barbosa.

Regina Braga e Marta Góes

A atriz Regina Braga e a escritora e dramaturga Marta Góes são as convidadas de Afonso Borges para falarem sobre o livro “Um porto para Elizabeth Bishop” (Ed. Terceiro Nome), que está em sua segunda edição e que foi levado aos palcos em monólogo estrelado por Regina Braga. Esse será mais um evento virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto e o encontro vai acontecer hoje, às 18 horas.

O monólogo de Marta Góes foi escrito especialmente para a atriz Regina Braga, que recebeu diversos prêmios por esse trabalho e, desde a estreia em 2001, no Festival de Teatro de Curitiba, o apresentou em dezenas de cidades brasileiras. Esta segunda edição do livro é ilustrada com fotos que João Caldas fez de Regina Braga em cena como Elizabeth Bishop – na versão impressa, as fotos são em preto e branco, e na versão digital, são coloridas.

Dança em formato digital

Surgido a partir de estudos de improvisação instantânea, o espetáculo de dança “PlaylistA feito em CasA: À flor da pele’ estreia amanhã, às 19 horas, pelo www.youtube.com/culturaufmg. A apresentação foi produzida por seis dançarinas de Belo Horizonte por meio da plataforma Zoom, e integra a programação do Circuito Cultural UFMG #emcasa., uma iniciativa da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Andrea Anhaia, Ester França, Cib Maia, Joelma Barros, Márcia Neves e Marise Dinis conseguiram construir uma obra coletiva, mesmo que a distância.

Reunindo-se pela internet desde abril, elas iniciaram uma empreitada ambiciosa para dar continuidade ao espetáculo PlaylistA, de 2018. A peça explorava a improvisação em tempo real, tendo como inspiração o universo feminino e as interpelações que balizam a condição de ser mulher na atualidade.

Curtas de animação

O CineCentro de agosto do Centro Cultural UFMG indica animações de curtas-metragens que contam histórias cotidianas e incomuns com uma abordagem simples e direta, sempre abusando da criatividade. Como forma de comunicação universal, os curtas, tecnicamente, são filmes com duração inferior a 15 minutos capazes de agradar pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive quando tratam de temas complexos e delicados.

A atração de hoje é “Vida Maria” (2007), produção nacional dirigida por Márcio Ramos. A história é sobre Maria, que vive em uma região humilde do interior. Desde criança ela ajuda a mãe com os afazeres domésticos e a sua educação não é nem um pouco incentivada. Isso se torna um ciclo e todas as filhas das próximas gerações terão o mesmo destino de Maria. Assista o curta pelo link.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas