CURTAS DC MAIS | 25/08

“Colecionismo” e Guignard
Na reta final da exposição “Coleção Brasileira de Alberto e Priscila Freire”, que vai até a próxima segunda-feira no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), a curadora e colecionadora Priscila Freire promove encontro aberto para falar sobre “Colecionismo”, Guignard e arte popular, hoje, às 20h, no Teatro II, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria. Além de Priscila, o encontro vai reunir o professor da Escola Guignard, Adriano Gomide, cujo tema de mestrado foi o colecionismo. Em um bate-papo de cerca de 40 minutos, a dupla vai discutir sobre a prática. Priscila também fará uma projeção com obras de Alberto da Veiga Guignard, para analisar as obras do artista, apontando suas principais características, entre outros assuntos ligados à área.
Posse de JD Vital na AML
A cadeira nº 10 da Academia Mineira de Letras passa a ter novo ocupante. O jornalista e escritor JD Vital toma posse como imortal amanhã, em cerimônia restrita para convidados, na sede da AML. Na ocasião, o acadêmico será recepcionado por discurso do acadêmico Danilo Gomes, cadeira nº 01. A solenidade contará com a participação da centenária Banda de Música Santa Cecília, de Barão de Cocais. JD Vital foi eleito por 34 votantes no dia 19 de julho de 2021. A cadeira nº 10 tem como patrono Claudio Manoel da Costa. Fundada por Brant Horta, também já foi ocupada pelos jornalistas João Etienne Filho e Fábio Proença Doyle.J.D. Vital formou-se em filosofia (1971) e em comunicação Social (1974) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG. Ingressou no jornalismo como “foca”, no “Diário de Minas”. Depois, trabalhou nas sucursais dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”.
Valdir Cruz no “Foto em Pauta”
Hoje, às 19h, será realizado no Memorial Vale o projeto “Foto em Pauta”, com Valdir Cruz. O fotógrafo divide seu tempo entre o Brasil e os EUA. Com 12 livros publicados, seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, Museum of Fine Arts, de Houston, entre outros. A conversa será mediada pelo coordenador do Foto em Pauta, Eugênio Sávio, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Foto em Pauta e o público pode participar e comentar ao vivo, ou acessar o conteúdo após sua realização. O evento conta com interprete de Libras. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, em 1954. Embora esteja vivendo nos Estados Unidos desde 1978, o foco de seu trabalho em fotografia é o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil.
“Processo Criativo”
O diretor do espetáculo “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”, Dennis Carvalho, irá conduzir o workshop “Processo Criativo”, destinado a atores, músicos, diretores, produtores de artes cênicas, alunos de cursos de formação e o público interessado em produção teatral. O bate papo irá abordar os aspectos mais relevantes e os desafios de se levantar uma montagem no formato de um espetáculo de teatro-musical, adaptado de uma obra biográfica. Ao lado de Dennis Carvalho estarão o assistente de direção Thiago Marinho, o assistente de direção musical Elísio Campos, a preparadora vocal Cláudia Elizeu, além de atores do elenco e parte da equipe de produção do musical. O workshop é gratuito e acontecerá amanhã, das 10h às 12h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. As inscrições são feitas no site www.sympla.com.br. O musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem” fez estreia nacional em Belo Horizonte no último dia 19, com três sessões esgotadas. O espetáculo segue em cartaz até o dia 28 (quinta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h), no Grande Teatro do Sesc Palladium. Os ingressos estão à venda no site do Sympla e na bilheteria do teatro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Pirão na culinária brasileira
O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece até o próximo domingo. No sábado (27), a chef Bruna Martins, do Birosca S2, ativista do protagonismo feminino na gastronomia, ministrará uma aula show gratuita sobre “O uso do pirão na culinária brasileira” e ensinará a fazer ao vivo um “bolinho de pirão de rabada com maionese de agrião”. Na sequência da aula, o prato, que rende de 100 a 130 porções, será oferecido para os presentes. Dona de uma cozinha feminina, afetiva, autoral e intuitiva, a chef elabora seus pratos a partir de releituras de receitas extraídas dos cadernos da mãe e avós. As combinações fazem parte do imaginário da mulher brasileira, que muitas vezes cozinha de forma compulsória, mas vive esse universo como um espaço de refúgio e criação. Além do restaurante Birosca S2, no tradicional bairro boêmio de Santa Tereza, hoje Bruna Martins comanda o Gira, bar de vinhos naturais, orgânicos e artesanais, ambos na capital mineira.
Ouça a rádio de Minas