Variedades

CURTAS DC MAIS | 26/01/2021

CURTAS DC MAIS | 26/01/2021
Crédito: Freepik

Poesia de Dantas Mota

“A Poesia de Dantas Mota” é a primeira palestra da Academia Mineira de Letras (AML) na programação de 2021. Quem se aprofunda em diferentes temas da obra do poeta mineiro é o escritor Caio Junqueira Maciel. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML hoje  a partir das 11 horas. O escritor vai abordar diversas temáticas presentes na obra de Dantas: o tempo na poesia, a valorização da elegia e do protesto como base de uma escritura carregada de elementos míticos, bíblicos, universais. Como detalhe do tema “Do noturno de Belo Horizonte” ao poeta clarividente identificado com o profeta Amós. Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

“Serenatas de Verão”

A Filarmônica de Minas Gerais apresenta a série “Serenatas de Verão” na Sala Minas Gerais nos dias 28 de janeiro, 4, 11, e 25 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, às 20h30. No programa, obras de Mozart, Dvorák, Brahms, Tchaikovsky, entre outros importantes compositores. Os quatro concertos serão transmitidos ao vivo, direto da Sala Minas Gerais, pelo canal da Orquestra no YouTube fil.mg/youtube, por enquanto, sem a presença de público. O primeiro concerto da série Serenatas de Verão será na próxima quinta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, com regência do maestro assistente, José Soares. No programa, três obras de Mozart: Serenata nº 11 para instrumentos de sopros em Mi bemol maior, K. 375; Pequena serenata noturna, K. 525 e Serenata nº 6 em Ré maior, k.239, “Noturna”.

“Televisão de Cachorro”

Há mais de 20 anos a banda mineira Pato Fu esteve na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, em um show que reuniu cerca de 20 mil pessoas. A apresentação de lançamento do quarto álbum do grupo, “Televisão de Cachorro”, contou com sucessos como “Sobre o tempo”, “Antes que seja tarde”, “Canção para você viver mais” e a versão de “Eu sei”, do Legião Urbana. A Rede Minas esteve lá e traz o show histórico, na íntegra, para o público. É o “Rede Minas Memória Especial” que vai ser exibido na próxima sexta-feira, às 21 horas, pelo canal no YouTube da emissora (youtube.com/redeminas). Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus e Xande Tamietti, antigo integrante da banda, gravaram o quarto disco do Pato Fu, “Televisão de cachorro”, em 1998.

“Com a Palavra”

Que tal conhecer mais de cem obras de Alphonse Mucha que integram uma exposição em outro estado do Brasil? O público poderá conferir uma visita mediada virtual à exposição “Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau”. A iniciativa do CCBB Educativo permite que as galerias sejam vistas com mediação da designer Paula Cruz no projeto “Com a Palavra”. O conteúdo ficará disponível no próximo sábado, a partir das 10 horas, no site do CCBB Educativo. A participação é gratuita. O “Com a Palavra” consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais que são referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Histórias em quadrinhos

Em 30 de janeiro de 1869, o desenhista italiano radicado no Brasil Angelo Agostini (1843-1910) publicou a primeira história em quadrinhos do Brasil chamada “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, na revista “Vida Fluminense”, sobre as impressões de um caipira recém-chegado ao Rio de Janeiro, abordando a civilização, ao mesmo tempo, rural e urbana da cidade. A data da publicação, portanto, entrou para o calendário brasileiro como o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos para homenagear os profissionais brasileiros que trabalham com quadrinhos. Também denominadas HQs, as histórias em quadrinhos são uma excelente maneira de incentivar a leitura das crianças e jovens.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas