CURTAS DC MAIS | 26/02 a 02/03

Escola Canto da Alvorada
A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais se unem à Escola de Samba Canto da Alvorada, aos integrantes da bateria e sua rainha, ao mestre-sala e à porta-bandeira e passistas para interpretar o samba-enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo”, sempre regada de memórias. A novidade é o lançamento de um vídeo inédito neste domingo (27), às 10h, pelas páginas da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook. Em outubro de 2021, ano em que o Palácio das Artes completou seu cinquentenário, a Fundação Clóvis Salgado foi presenteada com o lançamento do samba enredo que acompanhará o próximo desfile da Canto da Alvorada. Em 2021 e 2022, devido às medidas de contingenciamento sanitário, a agremiação do bairro Planalto não pisou e nem pisará na avenida, mas será homenageada com o vídeo, uma superprodução gravada em vários ambientes do Palácio das Artes. A direção musical foi feita pelo maestro titular da OSMG, Silvio Viegas, e pela maestrina titular do CLMG, Lara Tanaka, com arranjo musical também inédito, concebido pelo pianista Fred Natalino.
Tour virtual no Movimento Armorial
Já não existem mais fronteiras para quem quer conhecer a Mostra Movimento Armorial 50 Anos, em cartaz até o dia 7 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. O tour virtual foi lançado no site do CCBB, e garante uma imersão na vida e na obra de Ariano Suassuna e no movimento criado por ele e por um grupo de artistas na década de 1970, no Recife. A plataforma, que pode ser acessada no link Movimento Armorial – 50 Anos – CCBB (https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/movimento-armorial-50-anos/), conduz o visitante aos quatro núcleos da exposição e a toda a versatilidade e magia do universo Armorial. É possível conferir os textos, apreciar obras de grandes artistas plásticos – como Gilvan Samico – as iluminogravuras e outras pinturas de Ariano, conhecer toda a sua trajetória de vida, passear pela cidade de cordel, curtir músicas e se encantar com raridades, como o figurino original da Nossa Senhora do filme “A Compadecida”, de 1969, primeira versão para o cinema da obra mais famosa de Ariano Suassuna, “Auto da Compadecida”.
“A Luz Espreita a Sombra”
A Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugurou na sexta-feira (25) a exposição “A Luz Espreita a Sombra”. A mostra reúne cerca de 50 peças entre pinturas, gravuras em metal e desenhos de quatro jovens artistas belo-horizontinos: Camila Versiani, Lucas Tavares, Mateus Moreira e Thomas Melgaço. A exposição, que fica em cartaz até 20 de março, tem entrada gratuita e seguirá todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. De acordo com Mateus Moreira, tudo começou a partir da afinidade entre os amigos, estudantes da Escola de Belas Artes da UFMG. “O trabalho em artes plásticas é muito individual e começamos a perceber que cada um tinha o seu potencial. Surgiu o edital da Faop e nos inscrevemos para criar uma coisa que fosse homogênea no ambiente expositivo”, afirma Mateus. “No coletivo, cada um inspira o outro”, ressalta.
“Minas da Gente”
Mariana foi pioneira na história como vila e, também, como cidade, sendo a primeira planejada de Minas Gerais e Capital. Descoberta no final do século XVII por bandeirantes paulistas, o ouro ali encontrado motivou a vinda de portugueses e africanos escravizados. A riqueza histórica preservada no local atrai turistas e rendeu, ao município, o título de patrimônio histórico nacional. Nos dias atuais, o ouro acabou, mas a dependência da extração mineral continua. A atividade sofreu um forte abalo com o rompimento da barragem em 2015, que provocou mortes e deixou milhares de desabrigados. Quem conta essa e outras histórias de Mariana é o historiador Hudson Augusto Silva no programa “Minas da Gente”, da Rede Minas, neste sábado (26), às 20h. O programa ainda traz entrevista com a professora Hebe Rôla, de 90 anos. Nascida em Mariana, o que não faltam são histórias para contar. Escritora e pesquisadora da cultura popular e da linguagem dos sinos, ela se tornou famosa na luta pela preservação das tradições e dos ambientes da cidade histórica. O público também pode ver o programa, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
“Juntos na Cozinha”
A hospitalidade e a diversidade dos mineiros que encantam os turistas que desembarcam em Minas Gerais passam pela cozinha. As receitas e panelas se tornaram um importante cartão de visita para o estado. Pensando nisso, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lança o selo “Cozinha Mineira – Patrimônio Cultural”, em um incentivo ao segmento que recebe os visitantes na mesa. A Empresa Mineira de Comunicação, por meio da Rede Minas, adere à proposta e coloca mais tempero na programação. Neste sábado (26), às 12h, a emissora exibe o programa de culinária “Juntos na cozinha”. A atração é produzida pela parceira TV Diversa, de Juiz de Fora, que é transmitida em cerca de 70 cidades da região central, sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais, e Barra Mansa e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Apresentado pela chef Raquel Novais, “Juntos na Cozinha” é um programa de culinária que convida os telespectadores a vivenciarem experiências fáceis e descomplicadas no manuseio dos alimentos em suas próprias casas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O que é Segurança Energética?
São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.
O que é o desafio energético?
Conforme o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em seu portal on-line, em citação a Thomas B. Johansson, “os desafios energéticos incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas e que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética (energia a preços acessíveis e sem interrupções graves) e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos”.
Quais os próximos eventos sobre Segurança Energética?
“O desafio da Segurança Energética” é um evento on-line gratuito que ocorrerá no dia 16 de março de 2022, com transmissão via plataforma Youtube. Na ocasião, profissionais qualificados e renomados do setor discutirão sobre os caminhos a serem percorridos para garantir o fornecimento de energia elétrica seguro.
A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a instituição realizadora do evento, que tem correalização do jornal Diário do Comércio — veículo de imprensa de Minas Gerais quase centenário e especializado em economia, gestão e negócios.
Clique aqui e garanta a sua vaga (gratuita).
Segue abaixo a programação do evento on-line “O desafio da Segurança Energética”.
Ouça a rádio de Minas