Variedades

CURTAS DC MAIS | 26/11

CURTAS DC MAIS | 26/11
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB


“Conversa em Cores”

O Laboratório de Crítica, atividade que integra o Programa CCBB Educativo, recebe amanhã, às 17 horas, a historiadora da arte e gestora cultural Renata Bittencourt. Com o tema “Conversa em Cores”, será analisada a representação de negros na arte. O evento gratuito tem o intuito de potencializar a arte como espaço de formação e pesquisa e é necessário fazer inscrição prévia para participar. A partir da análise de obras da história da arte, o encontro propõe a reflexão acerca da representação de negros, mas também da autoria artística de afrodescendentes. Renata Bittencourt é diretora executiva do Instituto Inhotim. O CCBB- BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.

Pesquisa sobre escravidão

O projeto “Novos Pesquisadores” do Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários) recebe a pesquisadora Thaís Tanure para falar sobre “O degredo de Escravizados”, trabalho de pesquisa em que é revelado como a inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII dava pena de degredo para os cidadãos que praticavam atos considerados, na época, heresia ou feitiçaria. O destaque é dado a dois personagens africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A apresentação será realizada hoje, às 12h30, com entrada gratuita, sujeita a lotação.

Origem do conto

O conto é um gênero literário que conquista escritores e leitores do mundo inteiro. Mas, afinal, como ele nasce? Esse é o tema da palestra “Origens do conto: uma ficção”, que o escritor e jornalista Francisco de Morais Mendes apresenta hoje, às 19h30, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia 1.466, Lourdes). A entrada é gratuita. A palestra aborda as possíveis origens do conto oral – relato do cotidiano, relato dos feitos, relato de batalhas; o conto escrito – os registros da memória e o conto como obra de arte e mercadoria. O escritor e jornalista explica que o bate-papo será norteado por algumas questões sobre o que falavam os primeiros humanos e quais histórias contavam uns aos outros.

Innovation Day

Com o objetivo de selecionar startups da área da saúde para atuarem no ambiente assistencial, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), instituição que atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, realizará hoje o primeiro Innovation Day. O evento contará com rodadas de pitch, em que serão apresentadas soluções para serem desenvolvidas e implementadas dentro do Inova São Francisco, programa de inovação do hospital e pioneiro do País no Sistema Único de Saúde (SUS). O Innovation Day acontecerá na Unidade Concórdia do Complexo (rua Itamaracá, 535, Concórdia), de 9 às 18 horas. No total, 44 startups participarão da rodada de pitch.

Palestra sobre Salinger

No ano em que se celebra o centenário de nascimento do romancista americano J. D. Salinger (1919-2010), a Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) realiza palestra especial sobre o escritor: “Dois mundos de Salinger”. Quem vai aprofundar o relato sobre a vida e obra do autor de “O apanhador no campo de centeio” é o jornalista João Paulo Cunha, na próxima quinta-feira, às 19h30. O palestrante explica que Salinger era admirado pelo público e contestado pela crítica, considerado um fenômeno literário que ainda hoje divide opiniões. João Paulo Cunha trabalhou no jornal Estado de Minas, rádio Inconfidência e Rede Minas. Foi presidente do BDMG Cultural e professor da PUC Minas e da Escola de Saúde Pública.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas