Variedades

CURTAS DC MAIS | 27/02

CURTAS DC MAIS | 27/02
Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

“Mulheres Incríveis”

Marta fez história ao superar a marca de 95 gols de Pelé. Sônia Guimarães também: tornou-se a primeira professora negra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Dividir essas histórias inspiradoras de protagonismo feminino com todos os públicos do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) é a proposta da contação de histórias “Mulheres Incríveis”, que acontece amanhã, às 10 horas. A atividade será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a atração, a atriz e intérprete Dinalva Andrade será responsável por compartilhar essas narrativas com os visitantes que se comunicam por meio da Libras. A classificação indicativa é livre. Para participar, os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção.

“Contos da Lua”

Muita gente já ouviu falar de São Jorge, que é visto por seus devotos empunhando uma espada e montado em seu cavalo na superfície lunar. Já os chineses enxergam outra silhueta no satélite natural terrestre: um coelho. Os alemães, por sua vez, veem um alfaiate e uma máquina de costura. Essas são apenas três das centenas de narrativas que cercam a Lua. Algumas delas serão contadas no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), amanhã, às 14 horas. “Contos da Lua” vai revelar aos visitantes do museu como cada povo interpretou a Lua de maneiras distintas ao longo do tempo. A divertida atividade tem duração de uma hora. A classificação é livre. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar uma senha na recepção.

Sempre Um Papo

Thais Guimarães, Kiko Ferreira e Tonico Mercador. Três poetas que contêm, em suas histórias de vida, a história da poesia moderna de Belo Horizonte. Com trajetórias profissionais distintas, eles mantêm a tradição: Kiko é jornalista, especializado em música, Thais trabalha com divulgação de cinema e Tonico é publicitário. Mas todos tem a poesia no eixo de suas vidas. Eles estarão, no dia 3 de março, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), em uma edição especial do “Sempre Um Papo”, conversando com o público, contando suas histórias e autografando seus livros. A mediação será de Afonso Borges, idealizador do projeto de incentivo à leitura, criado há 34 anos. Haverá tradução em libras. A entrada é gratuita. Pede-se a doação de livros literários novos ou usados para o projeto de bibliotecas comunitárias do “Sempre Um Papo”.

São João del-Rei

O Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) será palco da exposição “Cidade Refletida”, da fotógrafa Thais Andressa, que será aberta no dia 6 de março, às 19 horas. A mostra reúne registros do cotidiano de São João del-Rei. As fotografias poderão ser vistas até o dia 12 de abril , com entrada gratuita. Registros do cotidiano de São João del-Rei ganham espaço na série “Cidade Refletida”, de Thais Andressa. Um dos intuitos da mostra é chamar a atenção para o patrimônio histórico e para a preservação da memória da cidade tricentenária. Nesse trabalho, Thais buscou um olhar mais contemplativo e poético sobre a paisagem urbana. A série tem como destaque registros feitos através de reflexos formados em poças d’água e em outras superfícies espelhadas.

“Geometrias Emotivas”

O Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) vai abrigar a exposição “Geometrias Emotivas: (des) construção e (de) composição”, da artista Daniela Moser. A abertura será realizada no, dia 6 de março de 2020, às 18 horas. A mostra reúne obras que misturam técnicas de pintura, desenho, fotografia e colagem e poderá ser vista até o dia 5 de abril, com entrada gratuita. Multiplicidade, espontaneidade e fluidez. Estas são algumas palavras que podem ser associadas ao trabalho da artista mineira Daniela Moser. Misturando técnicas de pintura, desenho, fotografia e colagem, as obras trazem composições pensadas através da modulação de cor, uma das principais assinaturas de seu trabalho.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas