Variedades

CURTAS DC MAIS | 27/11 a 29/11

CURTAS DC MAIS | 27/11 a 29/11
Crédito: Freepik

História de Venda Nova

Antes do antigo Curral del Rey ganhar forma e da histórica Ouro Preto ser inaugurada, a região de Venda Nova pulsava há muito como um organismo vivo, capaz de alimentar a curiosidade e a fome de tropeiros e coronéis do século XVIII. Ao resgatar uma rede de histórias da época da Coroa até hoje, que envolve um time de futebol quase centenário, figuras emblemáticas como Padre Pedro Pinto, e lendas de arrepiar, como o Capeta da Vilarinho, o livro “Venda Nova”, do historiador Bruno Viveiros Martins, estampa a 35º título da coleção “BH. A Cidade de Cada Um”. A publicação da Conceito Editorial será lançada neste sábado (27), a partir das 11h, na Livraria Ouvidor Savassi (rua Fernandes Tourinho, 253,- Funcionários), com sessão de autógrafos do autor. Na ocasião, exemplares do livro serão vendidos a R$ 25. Os editores da coleção “BH. A Cidade de Cada Um”, José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, se dedicaram a recuperar histórias quase esquecidas sobre Venda Nova, uma região que cresceu de forma indiscriminada.

Tributo a Vander Lee

Neste sábado (27), às 20h30, a Orquestra Ouro Preto faz homenagem ao cantor e compositor Vander Lee (1966 – 2016), em concerto especial com participação de Laura Catarina e Marcos Catarina, filha e irmão do músico mineiro. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o trabalho resgata um dos discos mais emblemáticos da carreira de Vander Lee: “No Balanço do Balaio”. Os sambas bem-humorados e as baladas românticas que compõem o álbum ganham versões orquestradas, com arranjos assinados por Marcelo Ramos. O concerto foi gravado recentemente em cenário exuberante na Serra da Piedade, em Caeté Patrocinado pela AngloGold Ashanti, o concerto, que une a beleza da paisagem e da música de Minas, promete emocionar o público em casa e será transmitido, gratuitamente,  no canal da orquestra no YouTube.

Literatura africana

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, lançou a 7ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação virtual terá como foco a literatura africana. Essa edição também celebra o início do ciclo de reabertura da rede de bibliotecas públicas municipais da Fundação Municipal de Cultura, com a indicação de obras que poderão ser emprestadas pela população nos equipamentos da Prefeitura. A coluna traz dicas literárias que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte. Esta edição da Coluna Literária traz comentários sobre as obras “Reclusos do Tempo”, do moçambicano Alex Dau, e “Sem Gentileza”, da nigeriana Futhi Ntshingila. Apresenta, ainda, o perfil literário da escritora moçambicana Paulina Chiziane, que este ano se tornou a primeira africana a ganhar o Prêmio Camões de Literatura.

Ateliê Casa Bracher

Finalizando com chave de ouro a programação do projeto Ateliê Casa Bracher, neste sábado (27), os artistas Carlos e Fani Bracher receberão no seu ateliê, em Ouro Preto, o programa “Sempre um Papo”, comandado desde 1986 pelo jornalista Afonso Borges. O bate-papo será transmitido ao vivo pelos canais do Ateliê Casa Bracher (YouTube e Instagram) e do programa “Sempre um Papo” (Youtube, Facebook e Instagram), simultaneamente, às 20h. É a segunda vez que Fani e Carlos Bracher participam do programa criado por Afonso para ajudar na difusão da literatura e da arte brasileira. A primeira entrevista foi em 1987, apenas um ano após a estreia. De lá para cá, 34 anos se passaram e o reencontro vai ser a oportunidade que faltava para colocar o papo em dia sobre a carreira, a arte e a vida dos artistas. No site do Ateliê Casa Bracher, o visitante pode encontrar mais de 150 obras digitalizadas e acessar fotos, vídeos e filmes.

Paulinho Pedra Azul e Orquestra Opus

Paulinho Pedra Azul vai agregar sua poesia musical ao som de arranjos especiais em reencontro com a Orquestra Opus. A apresentação será realizada no sábado (27), às 20h30, no Centro Cultural Minas Tênis Clube. No repertório, canções marcantes da carreira do artista como “Ave Cantadeira”, “Jardim da Fantasia”, “Precisamos de Amores”, “Cortinas de Ferro”, “Vagando” e “Cantar”, além de canções de compositores como Milton Nascimento, Tom Jobim, Clube da Esquina, Beatles, Paulinho da Viola, entre outros. “O Paulinho é um artista muito importante e representativo da música mineira. Aprecio a maneira simples com que nos coloca a ouvir e cantar suas canções, repletas de harmonias de bom gosto e letras cheias de sentimento”, diz o maestro da Orquestra Opus, Leonardo Cunha. Os ingressos podem ser comprados no eventim e custam a partir de 40,00.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas