CURTAS DC MAIS | 27/12

“Seu postal vai viajar”
O projeto “Seu Postal vai Viajar” está de volta. A Belotur retomou o programa que oferece cartões-postais para serem enviados gratuitamente para qualquer local do país ou do mundo. A ação tem o objetivo de promover Belo Horizonte nacional e internacionalmente, além da possibilidade de recordar e compartilhar momentos com pessoas que estão distantes. Os postais podem ser encontrados nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), na rua Carijós, 527, Centro, e Veveco (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís). Ao chegar nos locais, os turistas ou moradores da cidade podem solicitar o postal, escrever sua mensagem e endereçá-la, cabendo à Belotur o envio pelos Correios. Nessa retomada do programa, foram produzidos um total de 2,8 mil postais, sendo 7 modelos de pontos turísticos e atrativos da capital mineira. São eles: Casa do Baile, Mineirão, Igrejinha da Pampulha, Praça da Liberdade, Praça do Papa, Mercado Central e Gastronomia. O verso dos cartões possui um espaço para dedicatórias e traz informações dos atrativos turísticos.
“Retratos de Limercy Forlin”
A Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Moreira Salles realizam a mostra “Retratos de Limercy Forlin”. A mostra, que ocupa a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais avenida Afonso Pena, 737, Centro) até 4 de fevereiro de 2023, reúne aproximadamente 7.500 imagens em preto e branco tiradas pelo fotógrafo ao longo de sua carreira em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A mostra pode ser vista de terça-feira a sábado, das 9h às 21h. Limercy Forlin (1921-1986) comandou seu estúdio fotográfico na cidade de Poços de Caldas entre 1958 e 1982, passando pelas suas lentes desde políticos e figuras conhecidas da região até profissionais liberais, operários e imigrantes. Também foi em seu estabelecimento que muitas mulheres tiraram suas primeiras fotografias para as carteiras de trabalho. Um recorte desse vasto acervo, testemunho da história dos habitantes da cidade, é apresentado na mostra.
Poesia da favela
A Pedreira Prado Lopes é a favela mais antiga de Belo Horizonte, segundo dados da Prefeitura. Ali funcionava uma das cinco pedreiras que forneciam materiais para a construção da cidade e começou a ser ocupada por trabalhadores pobres atraídos pela proximidade com o Centro. O local, que foi berço do samba na capital mineira, continua efervescente quando o assunto é cultura. O “Favela Versa”, da Rede Minas, foi até lá e mostra, no programa de hoje, às 20h, uma das vozes da região. Na atração, a poeta e rapper Stefanny Tereza conta a história da comunidade, o trabalho que desenvolve com as crianças e como a cultura africana foi incorporada. Questões raciais, ancestralidade e a poesia como forma de expressão e libertação, através de uma linguagem própria da periferia, estão na pauta. No discurso da artista, uma poesia que conta histórias do que se vive e se passa sendo negro, exaltando a cultura sem deixar de revelar as dores. O público pode conferir o programa “Favela Versa” pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Museus da Prefeitura
Opção de lazer para todos os belo-horizontinos e visitantes da Capital neste final de ano, os museus públicos municipais administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irão permanecer de portas abertas ao público até as vésperas do Ano Novo. O Museu Casa Kubitschek, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu Histórico Abílio Barreto e o Museu da Moda de Belo Horizonte abrem normalmente, de quarta a sexta-feira, e terão um horário reduzido, das 10h às 14h, no dia 31 de dezembro. Já o Museu da Imagem e do Som, abre normalmente de quarta a sexta, mas permanecerá fechado no dia 31. No dia 1º de janeiro todos os museus estarão fechados. A programação dos museus públicos municipais pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. Todos os museus têm entrada gratuita.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Revitalização de parque
O Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho (bairro Buritis) está ganhando cara nova, graças a várias intervenções para melhorias recentemente realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). E um atrativo inédito em parques da Capital está sendo implantado no Aggeo Pio Sobrinho: um redário com espaço para três redes. A quadra poliesportiva recebeu novo piso, cestas de basquete e traves de gol, além do alambrado, que será todo revitalizado com novas telas e a pintura geral, que está em fase de finalização. A ponte do parque também foi revitalizada e ganhou um pergolado de madeira, que será recoberto por uma trepadeira jade vermelha. Os jardins estão sendo redesenhados e até ampliados, a fim de destacar a beleza desses espaços, com suas bromélias, agapantos, barba de serpente, palmeira azul, margaridas amarelas e asas de barata. A previsão é que todas as intervenções sejam finalizadas até o fim deste mês. O acesso ao parque e suas estruturas é gratuito e o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 7h às 18h.
Ouça a rádio de Minas