Variedades

CURTAS DC MAIS | 28/05

CURTAS DC MAIS | 28/05
Crédito: Freepik

Ópera “Aida”, de Verdi

Tradição da Fundação Clóvis Salgado, a produção de óperas é um importante marco da instituição, que realiza duas montagens anuais e já conta com mais de 80 títulos apresentados. Com a continuidade das medidas de isolamento social, a FCS celebra de forma exclusivamente digital os 150 anos de estreia da ópera “Ainda”, do compositor italiano Guiseppe Verdi. Com participação dos integrantes do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, será lançada hoje, às 10h, uma gravação inédita da ária “Glória all’Egitto”, marcha triunfal que encerra o segundo ato da ópera. O vídeo será disponibilizado pelas páginas da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook, e conta com a direção musical do maestro titular da OSMG, Silvio Viegas, e da mestrina associada ao CLMG, Lara Tanaka.

“Circuito Instrumental”

A música dá o tom da programação que conclui a primeira etapa do Circuito Municipal de Cultura, com duas mostras on-line e gratuitas, que exploram variadas estéticas e sonoridades. A partir de hoje e até o próximo domingo, acontece o “Circuito Instrumental”, com a exibição de três shows gravados, de representantes da nova geração do gênero, além de uma live do célebre guitarrista, compositor e cantor mineiro Toninho Horta, vencedor do Grammy Latino 2020 de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. O músico também participa de um bate-papo sobre o jazz em Belo Horizonte, com a presença de Célio Balona e Leonardo Brasilino. As programações serão exibidas no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, no site e no Facebook do Circuito Municipal de Cultura,

“Diversidade Periférica”

Hoje, às 20 horas, o projeto “Diversidade Periférica” traz ao Memorial Vale a peça “Me tornei o professor que eu queria ter”, com Rony Morais. O espetáculo é um mergulho na trajetória e na busca pela sobrevivência da criança Ronivaldo Morais dos Santos, da periferia de Pará de Minas, até se tornar o artista referência para a cidade como ator e educador. O projeto “Diversidade Periférica” tem curadoria de Patrícia Alencar. Rony Morais é ator, diretor, bailarino, palestrante e professor de teatro na rede municipal de Pará de Minas desde 2020. O projeto “Diversidade Periférica” traz mensalmente para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística e cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

“Faixa de Cinema’

A Rede Minas abre alas para Bibi Ferreira e Carmen Miranda, com a exibição de documentários. A “Faixa de Cinema” apresenta o especial “Mulheres maravilhosas” que traz, para tela, filmes que revelam a vida por trás dos palcos dessas grandes artistas. Hoje, às 23h, é a vez de “Bibi in Cena”. Já no dia 4 de junho, o público confere “Carmen Miranda – Bananas is My Business”. O documentário “Bibi In Cena” (2006) resgata a vida da grande dama do teatro que se fazia conhecer, também, pela voz. Os diretores Wesley Telles e Bruna Dornellas conversaram com a artista e amigos e mostraram, na obra, um pouco do trabalho e vida de Bibi Ferreira, que faleceu em 2019. Já o premiado docudrama “Carmen Miranda: bananas is my business” (1995), assinado por Helena Solberg, mostra a história da portuguesa que cresceu no Brasil e foi sucesso mundial. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Índios, os primeiros brasileiros”

Há mais de 30 anos a Rede Minas percorreu as terras indígenas no Estado e mostrou a realidade em uma série de matérias especiais. A série histórica “Índios: os primeiros brasileiros”, dividida em três episódios, é disponibilizada ao público. O “Rede Minas Memória” apresenta esse material completo, com mais de uma hora duração, pelo canal no YouTube da emissora (youtube.com/redeminas). A exibição de “Índios: os primeiros brasileiros” foi ao ar em 1986. As reportagens mostram as aldeias indígenas e trazem entrevistas com lideranças, comunidade e especialistas. O conteúdo apresenta o cotidiano dos indígenas e revela os problemas e desafios enfrentados já naquela década. O importante resgate histórico evidencia a relação do brasileiro e do povo mineiro com os povos originários do Brasil. O conteúdo já está disponível.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas