Variedades

CURTAS DC MAIS | 28/06

CURTAS DC MAIS | 28/06
Crédito: Freepik

Maria Esther Maciel na AML

Maria Esther Maciel tomará posse na cadeira 15 da Academia Mineira de Letras (AML) no dia 1º de julho, às 20h, no auditório Vivaldi Moreira, que fica no anexo da AML (rua da Bahia, 1.466, Lourdes), em cerimônia restrita aos convidados. Maria Esther Maciel é escritora e professora de teoria da literatura e literatura comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em literatura brasileira pela UFMG e doutora em literatura comparada pela mesma instituição, com pós-doutorado em cinema pela Universidade de Londres. Suas publicações incluem os seguintes livros: “As vertigens da lucidez – poesia e crítica em Octavio Paz”; “Vôo Transverso – poesia, modernidade e fim do século XX”; “A memória das coisas ensaios de literatura, cinema e artes plásticas”; “O cinema enciclopédico de Peter Greenaway (org.)”, “O livro de Zenóbia” (ficção), “O livro dos nomes” (ficção), “O animal escrito” (ensaio) e “As ironias da ordem” (ensaios).

“Filarmônica em Câmara”

Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais, músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais apresentam o terceiro concerto da série “Filarmônica em Câmara”, em 2022. Os músicos Rafael Alberto, Hilvic González, Daniel Lemos, Sérgio Aluotto e Werner Silveira, na percussão, abrem o concerto da noite com duas obras: “O canto da serpente”, de Eckhard Kopetzki, e “Marimba Spiritual”, de Minoru Miki. Em seguida, Públio Silva, no oboé; Gideôni Loamir, no violino; Nathan Medina, na viola, e Emília Neves, no violoncelo, interpretam a peça “Quarteto para oboé e cordas em Fá maior, K. 370”, de Mozart. O “Octeto para cordas em Dó maior, op. 7”, de George Enescu, encerra a apresentação com Luis Andrés Moncada, Laura Von Atzingen, Wesley Prates e Wagner Oliveira nos violinos, com Mikhail Bugaev e Valentina Shmyreva, nas violas, e com Camilla Ribeiro e Lucas Barros nos violoncelos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

“Entre o sono e a vigília”

Impermanência. Mutabilidade. Alternância. Movimentos fluídos. Esses e outros conceitos poderão ser apreciados na exposição “Entre o sono e a vigília”, de Ian Gavião, que entra em cartaz hoje e prossegue até 14 de agosto, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A mostra foi escolhida no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e apresenta um conjunto de sete obras, entre esculturas e vídeos, formando uma instalação em que cada uma das peças conversa com as demais, em um ambiente difuso, misterioso e, por que não, mágico. A abertura será realizada hoje, às 19h, em um bate-papo virtual ao vivo com o artista. As inscrições devem ser feitas on-line e são gratuitas (https://bit.ly/BatePapoIanGaviao). A exposição poderá ser visitada presencialmente, na Casa Fiat de Cultura, e on-line, por meio de tour virtual e uma visita com mediação on-line e tradução simultânea em libras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas