Variedades

CURTAS DC MAIS | 28/07

CURTAS DC MAIS | 28/07
Crédito: Freepik

Turnê de Oswaldo Montenegro

Apresentando sua nova turnê “Lembrei de Nós”, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro vai encerrar no próximo domingo às 20h, a 27ª edição do Festival de Inverno de Congonhas, que movimentou, durante o mês de julho, a cena cultural de Congonhas, município que fica apenas 70 km de Belo Horizonte. O show, que vai acontecer na Romaria, tem entrada gratuita. No espetáculo além da música que dá título ao show, outras canções conhecidas como “Não há Segredo Nenhum”, “Lua e Flor”, “Bandolins”, “A Lista”, “Estrelas”, “Estrada Nova” vão embalar a noite de domingo. O show conta ainda com a participação especial da flautista Madalena Salles, musicista que o acompanha desde a adolescência. A programação, que vai acontecer na Romaria, terá amanhã shows de Kadu Soares às 19h, Mayara Rodriguez às 21h e Jean Lucas às 22h. No sábado, a noite vai ser de rock n’roll com as bandas Mineiros de Ferro, que se apresenta às 20h, e Scarcéus, às 22h.

Escola de Belas Artes de Paris

A Aliança Francesa, em parceria com a Academia Mineira de Letras, convida hoje a professora e doutora Heliana Angotti-Salgueiro a apresentar a conferência «Belo Horizonte – um estudo de caso no âmbito do modelo da Ecole des Beaux-Arts de Paris”. O bate-papo, mediado pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, acontece on-line pela plataforma Zoom com transmissão simultânea no canal do Youtube da AML, a partir das 16h, e é aberto a todos os interessados. A conferência propõe uma reflexão retrospectiva referente à tese premiada na França da pesquisadora, cuja tradução recente aborda o contexto intelectual em que se deram as pesquisas, no final da década de 1980, tendo como um dos temas a “exportação do modelo” da escola de Belas Artes de Paris e do seu sistema acadêmico nos projetos de Belo Horizonte.

“Encontro com a Literatura”

A Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping realizam nova edição do “Encontro com a Literatura”, desta vez com a escritora Laura Cohen Rabelo. No encontro o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, entrevista a autora sobre o livro “Caruncho”, um romance sobre a passagem do tempo, a decadência e a deterioração das coisas e das relações. O evento acontece no próximo sábado, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping. Editado pela Impressões de Minas, “Caruncho” toma seu nome emprestado de um inseto que come livros, madeira e alimentos. O título, além de falar sobre relações e o tempo, também é um elogio à desistência e uma crítica à impossibilidade de escuta em um mundo em que as personagens são tratadas pelos seus cargos, e não pelos seus nomes. Em capítulos que se alternam em dois tempos, o leitor encontra duas narrativas paralelas que, aos poucos, vão se completando e fazendo um sentido maior.

Programação do CCBB Educativo

Até o próximo domingo, o público poderá aproveitar a programação ampliada do CCBB Educativo, que criou novidades inspiradas pela exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”. Todas as atividades são gratuitas e ganharam novos horários no período de férias de julho. Para participar, é necessário retirar uma senha na bilheteria do centro cultural (exceto para a atividade “A Hora do Conto). As senhas são distribuídas uma hora antes de cada ação. Um dos destaques é o Ateliê Aberto, espaço de criação artística que oferece a ação “Pigmentar-te”, onde o público é convidado a experimentar tintas e pigmentos minerais para reproduzir seu próprio tom de pele. Ao final, uma bandeira com todos os retalhos tingidos representará as mais diversas tonalidades. Já o Pequenas Mãos, um sucesso de público, apresenta a ação “Território em Mim” que convida as crianças a traçar em um tecido um mapa de si mesmo, criando uma espécie de autorretrato topográfico.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Diversão em Cena”

Até amanhã, a Fundação ArcelorMittal recebe inscrições de projetos dedicados à formação do público infantil em todo o Brasil. Com um aporte de R$ 6 milhões, o edital “Diversão em Cena” vai contemplar propostas de teatro, música, circo, musicais e dança, além de projetos com linguagens inovadoras, para compor a programação de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site  www.famb.org.br. Os resultados da seleção vão ser divulgados até 27 de setembro nos canais oficiais da instituição. Realizado há mais de uma década, o “Diversão em Cena” é considerado o maior programa de formação de público infantil para teatro no Brasil. Já somou mais de mil e trezentos espetáculos pelo país e foi prestigiado por mais de 777 mil pessoas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas