Variedades

CURTAS DC MAIS | 28/08

CURTAS DC MAIS | 28/08
Crédito: Freepik

Cidades inteligentes

As ideias do mestre italiano Leonardo da Vinci continuam a inspirar e a surpreender especialistas de diferentes áreas até os dias de hoje. Hoje, às 9 horas, a Casa Fiat de Cultura, o Instituto Europeo di Design (IED) e o Consulado da Itália em Belo Horizonte, realizam a palestra “Cidades inteligentes para quem? Um outro Renascimento para as cidades do futuro”, que destaca um dos projetos do artista e inventor.

Ainda no século 15, ele desenvolveu preceitos importantes para o que seria a chamada cidade do futuro. O evento terá apresentação e mediação das arquitetas Carlotta Pinna e Graziela Nivoloni, respectivamente, e transmissão on-line com inscrição gratuita pela Sympla. A palestra abordará a necessidade de se repensar a lógica urbana contemporânea em função da pandemia da Covid-19.

Viola mineira

O que as rodas de viola, folias, congado, catira e até a serenatas têm em comum? A resposta está na ponta da língua ou dos dedos dos mineiros: a viola. O instrumento, tão conhecido e difuso no Estado, tem saberes, linguagens e expressões que lhe renderam o título de patrimônio cultural. A história por trás da melodia dos violeiros e dos ‘fazedores’ é mostrada no documentário “Violas – o fazer e o tocar em Minas Gerais”, de Felipe Chimicatti e Rafael Bottaro.

A produção apresenta um passeio pelas dez cordas do instrumento no Estado e é exibida na Faixa de Cinema, da Rede Minas, hoje, às 23h30. O documentário é conduzido pelo pesquisador e jornalista Carlos Felipe Horta, que é enfático em dizer que não existe “uma verdadeira cultura folclórica mineira sem a viola”. O público pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Maurício de Sousa

A Turma da Mônica cativou todo o Brasil. Os personagens nasceram das mãos do desenhista Maurício de Sousa, que levou fábulas encantadoras para os quadrinhos, desenhos animados, jogos e até filmes. Com mais de 60 anos de trabalho e centenas de personagens, o que não faltam são histórias para contar.

O Cinematógrafo, da Rede Minas, traz entrevista exclusiva com esse mestre da criatividade que conta sobre o início da carreira, a criação de seus personagens e curiosidades que marcaram o trabalho. Apresentado pelo jornalista Fernando Tibúrcio, o programa vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

Festival Sarará

O Festival Sarará, que é realizado há seis anos em Belo Horizonte, resolveu contemplar seu público com um evento especial, já que adiou sua 7ª edição presencial para 2021, por conta da pandemia. Amanhã, a partir de 16 horas, o Festival Sarará chega totalmente on-line, apresentando a programação em um formato criativo, com shows, performances e ambientes interativos: tudo poderá ser acessado através de um mapa no site festivalsarará.com.br.

Os shows também serão transmitidos pelo canal do Sarará no Youtube. O convite é para que os espectadores possam adentrar nesse universo de diversidade e liberdade, na esperança de que, em coletividade, seja possível superar este momento. Com apresentação de Linn da Quebrada, as performances serão realizadas na Esplanada do Mineirão.

Músicas francófonas

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil, sempre valorizando a língua francesa e as múltiplas culturas envolvidas com o idioma. Uma das atividades mais aclamadas de seu calendário é o Festival da Canção Aliança Francesa, onde o público tem a oportunidade de compor e interpretar músicas francófonas. As inscrições para a 13ª edição são gratuitas e estão abertas até o dia 7 de setembro.

O grande vencedor do Festival será premiado com duas passagens para Paris, oferecidas pela Air France e seis dias de hospedagem na cidade. O 2º colocado ganhará um final de semana em um clube de férias parceiro do festival e o 3º lugar um jantar especial. Os candidatos deverão enviar um áudio ou vídeo através do site oficial do concurso (www.festivaldacancaoaf.com.br), contendo a interpretação de uma música no idioma francês de até quatro minutos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas