Variedades

CURTAS DC MAIS | 28/09

CURTAS DC MAIS | 28/09
Crédito: Freepik

Falecimento de Rogério Perez

O jornalista Rogério Perez, natural de Belo Horizonte, faleceu ontem, aos 79 anos. Rogério era considerado um dos grandes nomes do jornalismo mineiro, sendo um dos poucos agraciados com o Prêmio Esso de Jornalismo – visto como o Pulitzer do jornalismo brasileiro – em 1997, e estava em tratamento contra o Alzheimer. Rogério Perez atuou em diversos veículos de comunicação. Sua carreira começou em 1966, no Estado de Minas. O jornalista trabalhou no DIÁRIO DO COMÉRCIO, em 1987. Rogério passou por diversas redações, como a do Estado de São Paulo (1970-1977), do Correio Braziliense (correspondente de 1982 a 1986), da Rede Globo de Televisão (1985-1987), da TV Alterosa / SBT (1988-1991) e do Hoje Em Dia (1991-2010), entre outras.

“Literatura, Memórias e Escritos”

O Sempre Um Papo recebe o professor, jornalista e escritor Sílvio Bernardes para falar sobre o tema “Literatura, Memórias e Escritos”. A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro e acontece hoje, às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube. Sílvio Márcio Bernardes, itaunense, de 59 anos, é mestre em educação, pós-graduado em história e cultura afro-brasileira e indígena e licenciado em história. Dá aulas na Universidade de Itaúna. Também trabalha como repórter e redator no Jornal S’Passo em Itaúna. Ele se declara um apaixonado pelas memórias das cidades, especialmente da sua terra natal, Itaúna. Aliás, as memórias afetivas são o material que compõe a maioria de seus escritos, espalhados nas folhas de jornais e revistas de Itaúna e de outras cidades e nas antologias literárias de que participou. Sílvio Bernardes é membro-fundador da Academia Itaunense de Letras (2015), onde ocupa a cadeira nº 6, que tem como patrona a escritora e poeta itaunense Nise Campos.

Novo presidente da Casa Fiat

A Casa Fiat de Cultura tem novo presidente. Massimo Cavallo, que está há 28 anos no grupo, acaba de assumir o cargo. Localizada em Belo Horizonte, a Casa Fiat de Cultura é uma instituição já consolidada no mundo das artes, por sua pluralidade e por ser uma referência no Brasil na realização de grandes exposições. Massimo Cavallo é graduado em economia e Gestão de negócios pela Università degli Studi di Torino, e tem formação na área de humanas e artes. Ele está delineando as diretrizes da nova programação da Casa para os próximos anos e adianta que os projetos serão pautados no espírito de brasilidade e italianidade, sempre com atenção às questões do mundo contemporâneo e às transformações da sociedade. As iniciativas culturais e educativas trarão múltiplas linguagens e expressões artísticas, mantendo o formato híbrido como forma de promover experiências inovadoras e ampliar o acesso do público.

Feira de adoção de cães e gatos

Pensando em conectar as pessoas aos animais resgatados pela ONG Arca de Noé, o Centro Universitário Newton Paiva realizará uma feira de adoção de cães e gatos, amanhã, das 9h às 16h, na unidade da avenida Silva Lobo, 1.730, Nova Granada. Os animais que estarão disponíveis para adoção serão entregues aos novos tutores em ótimo estado de saúde, totalmente acompanhados por médicos veterinários e responsáveis pela ONG. E mais, quem adotar um novo companheiro poderá contar com a Clínica Escola de Medicina Veterinária para cuidar dele, afinal, a clínica-escola também oferece atendimento veterinário, além de realizar procedimentos cirúrgicos, vacinação, consultas e vários outros procedimentos. A coordenadora do curso de medicina veterinária da Newton Paiva, Paula Cambraia, ressalta os benefícios de adotar um animalzinho de estimação: “Ter um animal em casa ajuda a aliviar o stress, melhora a interação com outras pessoas, a atenção e autoestima, reduzindo assim os sintomas de ansiedade e depressão ao longo do tempo”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Show de Laura no Memorial Vale

O Memorial Vale recebe, como atração do projeto Contemporâneo, a cantora Laura, percussionista e vocalista da Foli Griô Orquestra (RJ) para show com canções brasileiras, costuradas pelas suas músicas autorais. No palco, ela vem acompanhada de Zé Motta (violão e guitarra) e Pajé (trompete), que faz uma participação especial. A apresentação acontece amanhã, às 20h, com entrada gratuita. É necessário retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. No repertório estão as canções “Sem Ganzá Não É Coco” (Chico César), “Antes D+ Nada” (Zé Motta), “Ímã” (Flaira Ferro e Foli Griô Orquestra), “Quando Eu Me Vi “(Maria Rezende, Laura e Zé Motta), “Bixinho” (Duda Beat), “Afeto” (Mayra Andrade), “Pedaço De Chão” (Moyseis Marques e Zé Motta), “O Som Que Vem Da Mata” (Moyseis Marques e Max Maranhão), “Pó” (Loreta Colucci), “A Primeira Vista” (Chico César), “A Queda” (Breno Góes), “Eu Estou Aqui” (Laura e Zé Motta), “Essa Rua Sou Eu” (Katarina Assef e Zé Motta), “Carrossel do Destino” (Antônio Nóbrega), “Serra de Amburana” (Ponto Br), “Tudo Pra Mim” (Laura) e “Grande Anganga Muquiche” (Maurício Tizumba).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas