CURTAS DC MAIS | 28/12

“Festival Hors Pistes Brasil”
A exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens”, em cartaz até amanhã no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, ganhou duas novas obras em diálogo com as que já compõem a mostra. Duas artistas mineiras exibem seus trabalhos: Elizabete Martins Campos, com o filme “Em si, fora de si” (2021), e Leliane de Castro, com “A Grosso Modo”. A mostra utiliza o digital para abordar a proteção ao meio ambiente, o consumo de imagens e telas e muitos outros questionamentos. Ela foi concebida no Centro Pompidou, com curadoria de Géraldine Gomez e realização em Belo Horizonte da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais. A exposição é presencial e o MM Gerdau segue todos os protocolos sanitários para receber o público com segurança, tais como uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, distanciamento entre as pessoas e capacidade de cada ambiente, mediação de temperatura na entrada do museu e higienização das mãos.
Oswaldo França Júnior
Poucas pessoas sabem falar tão bem de Oswaldo França Júnior como a professora Maria Angélica Lopes, responsável por examinar nove dos 13 romances do escritor em “Voo certeiro”: o novelístico de Oswaldo França Junior (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010). Ela é a convidada para a palestra “Nos 85 anos de Oswaldo França Júnior. O vídeo estará disponível a partir das 11h de hoje no canal do YouTube da AML. Na palestra, a professora emérita percorre a obra de Oswaldo França Júnior, tecendo uma análise detalhada sobre cada livro abordado em suas próprias publicações, apresentando os enredos, comentando as narrativas, situando os personagens, retomando os fatos e acentuando a relevância destes em cada momento da história do Brasil.
Trajetória de Milton Nascimento
Para celebrar a trajetória de Milton Nascimento, Sérgio Pererê se uniu a diversos artistas para dar novas nuances ao repertório de um dos ícones da música brasileira, autor de uma obra que ecoa pelo mundo. Ao lado de Acauã Rane, André Siqueira, Camila Rocha, Débora Costa e Richard Neves, e contando com participações de Ohana, Jéssica Gaspar, Guilherme Ventura, Douglas Din, Tamara Franklin, Raphael Sales, Robert Frank, Azulla, Nath Rodrigues e Tom Nascimento, Sérgio Pererê vai apresentar esse repertório especial a partir de hoje e até a próxima sexta-feira, sempre às 21h, no canal do youtube.com/sergioperere. Nessa homenagem, as interpretações se entremeiam às pesquisas vocais, instrumentais e musicais de Sérgio Pererê. O resultado é um festival que celebra a carreira de Milton Nascimento, mas também aponta para o futuro desse repertório tão rico que parece destinado a ser ressignificado e reapresentado agora e no futuro.
Estação de Ferro de Araçaí
Araçaí foi o último destino de João Guimarães Rosa na viagem pelo sertão mineiro que inspirou o romance “Grande Sertão: Veredas”. A travessia aconteceu 80 anos depois do início do povoado. O local, que serviu de inspiração para o célebre escritor, teve sua história marcada pela linha do trem e esse é o ponto de partida do programa Estações, da Rede Minas. Em 1903, cerca de 30 anos depois da chegada dos primeiros habitantes, a maria-fumaça, da “Estação de Ferro Central do Brasil”, apitava no lugarejo, trazendo gente, cartas, mercadorias e o progresso. A atração presenteia o público com uma viagem no tempo hoje, às 20h. A escritora Marília Pereira Soares Rocha, coautora do livro “Araçaí – Pedacinho do Paraíso”, é uma das entrevistadas do programa. É na Estação de Ferro de Araçaí, patrimônio municipal, que ela revela a história e as curiosidades que tornam o local ainda mais fascinante. O programa pode ser visto, no mesmo horário, no site redeminas.tv.
Presépios e lapinhas de Minas
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) disponibilizou em seu site o guia on-line de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais em 2021. Ao todo, 504 presépios residenciais e comunitários de 302 municípios de todas as regiões do estado estão cadastrados e integram o roteiro. Neste ano, Carmo do Cajuru destaca-se com o maior número de presépios no circuito. A cidade, que fica na região Central do Estado, tem 56 locais cadastrados para visitação. Em seguida, com 47 presépios, aparece Serranos, no Sul de Minas. Logo após, com 13 roteiros estão a cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Medina, no Vale do Jequitinhonha. Completando as cinco cidades com maior número de presépios cadastrados no circuito está o município de São Francisco, no Norte do Estado, com 11 estruturas. O catálogo do Iepha-MG pode ser visitado até 6 de janeiro, Dia de Reis.
Ouça a rádio de Minas