CURTAS DC MAIS | 29/03

Nota de falecimento
A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) lamenta a morte do diretor e ex-presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas Octávio Elísio Alves de Brito, ocorrido ontem, aos 82 anos.A entidade e todo seu corpo diretivo estão de luto. O ex-secretário de Educação de Minas Gerais e ex-deputado federal deixa três filhas. O presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva, expressa aos familiares e amigos do saudoso Octávio Elísio votos de pesar por sua partida. “A ACMinas perde uma figura versátil e engajada. Rogamos a Deus para que o acolha e dê o necessário conforto aos corações daqueles que tiveram o privilégio de conviver com um cidadão dedicado”, afirma José Anchieta da Silva. O velório será realizado hoje, das 10h às 11h30, no cemitério Parque da Colina.
Programa Afromineiridades
Parte fundamental da identidade cultural de Minas Gerais, o povo negro será celebrado durante o “Afromineiridades – Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais”. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), o programa será apresentado ao público hoje, às 9h, no Palácio da Liberdade, e vai contar com a presença de representantes das comunidades quilombolas, guardas de congado e povos de terreiro de Minas. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal de YouTube da Secult. A solenidade de lançamento do “Afromineiridades” vai contar com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do presidente do Iepha, Felipe Pires, além de outros convidados, como Pedrina Santos (capitã de Massambike de Oliveira), Nila Rodrigues (historiadora e mestre em estudos étnicos e africanos) e Rubens Silva (antropólogo e professor da UFMG).
“Voo do Pégaso”
Pégaso é uma divindade da mitologia grega que mora na imaginação de muitos. Uma beleza de figura, um cavalo alado, que intriga e encanta, o Pégaso apresenta ideias opostas: como um ser imenso pode voar? “Iole de Freitas: o voo do Pégaso” é o nome da exposição com obras da artista mineira de Belo Horizonte que ocupa a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas até 26 de junho. Estão expostas 25 esculturas de tamanhos variados e uma produzida especialmente para essa mostra. Segundo Lígia Canongia, curadora da exposição, “remontar a Pégaso seria, pois, encontrar poeticamente relações de seus atributos com as esculturas da artista, uma vez que elas também são formas dançantes no espaço, malgrado seu peso e volumetria, sempre a evocar fluxos de passagem, de um lugar a outro, da concretude ao vazio, da sombra à luz”, diz. A entrada é franca e a Galeria de Arte funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. A capacidade de visitantes é limitada a 50 pessoas e é obrigatório o uso de máscaras.
Produção de quadrinhos
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove uma atividade paralela à exposição “Parece que algo acontece”. Amanhã será realizado um Ateliê On-line, com participação da quadrinista Rebecca Rosen. A atividade é gratuita e acontece a partir das 16h. As inscrições já estão abertas. A proposta da oficina é ir além da caricatura e expressar um complexo estado de espírito no desenho, através de simples exercícios de escrita e desenho, para abrir as portas da percepção dos artistas presentes, usando suas experiências como base. A convidada é uma das expoentes dos quadrinhos na Bélgica. O encontro com o público terá tradução simultânea. O ateliê com a artista é realizado em parceria com a Casa dos Quadrinhos, a Aliança Francesa de Belo Horizonte, Relações acadêmicas e culturais Valônia-Bruxelas Internacional. Rebecca Rosen é um grande destaque na nova geração de artistas belgas, de Bruxelas. A exposição “Parece que algo acontece” apresenta uma seleção de obras de autores de Valônia e Bruxelas (Bélgica francófona) publicada por editores alternativos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sapucaí no Jazz”
Os fãs de jazz e da música instrumental terão um novo endereço para curtir artistas do gênero em Belo Horizonte. A partir de hoje, a Panorama Pizzaria, localizada na rua Sapucaí, 533, bairro Floresta, dará o pontapé inicial em seu mais recente projeto, o “Sapucaí no Jazz”. Todas as terças, a casa receberá shows dedicados ao estilo que consagrou nomes como Miles Davis, Billie Holiday e aos grandes nomes da música instrumental brasileira. O som ficará a cargo dos músicos Fernando Rodrigues (guitarra) e Edson Morais (saxofones). A dupla forma o “Duologic”, cujo trabalho procura desmistificar a música instrumental com um repertório amplo que transita pela bossa nova, jazz e pela MPB, que, segundo os artistas, agrada em qualquer situação. Fernando é professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), violonista e guitarrista. Já Edson Morais é saxofonista e compositor desde 1989.
Ouça a rádio de Minas