Variedades

CURTAS DC MAIS | 29/04

Direito da concorrência

A Comissão de Direito da Concorrência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), realiza amanhã, às 10 horas o Episódio 2 de “Competition Talks – Antitruste em tempos de Covid-19” Os convidados são o professor João Bosco Leopoldino da Fonseca, ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e Elisa Ribeiro, ex-secretária de Direito Econômico. As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer interessado pelo e-mail [email protected].

Apoio alimentar da Vivo

A Vivo, por meio da Fundação Telefônica Vivo, realizará doação de R$ 1 milhão para apoio alimentar a alunos das escolas públicas do Estado de Minas Gerais, cujas famílias não estão cobertas pelo programa Bolsa Família. A doação será realizada ao governo do Estado pelo Comunitas, organização social especialista em parcerias público-privadas, que atua modelando o investimento social privado em apoio às políticas públicas. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 20.000 crianças e faz parte de uma série de medidas da operadora em prol da sociedade, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Filmes sobre hanseníase

A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, atinge milhares de pessoas. O Brasil ocupa a segunda posição no mundo entre os países que registram novos casos, de acordo com o Ministério da Saúde. A preocupação com a doença ganhou destaque, também, em filmes. Hoje, às 20 horas, Faixa de Cinema Especial, a Rede Minas exibe documentários que tratam dessa enfermidade.

Até a década de 80, a hanseníase tinha aparato legal permitindo a separação compulsória de pais e filhos, embora o tratamento tenha sido descoberto 40 anos antes. Essa situação é narrada no filme “Filhos separados pela injustiça”, de Elizabete Martins Campos. A doença também é retratada em “Colônia Santa Isabel – passado, presente e futuro”. No enredo, a história do local construído na década de 20 em Betim, destinado a confinar os portadores da enfermidade. Os filmes podem ser vistos, no mesmo horário, no site da emissora.

Página “Dendicasa”

Para ajudar a driblar o confinamento provocado pelo Covid-19, a Rede Minas criou uma página, no site da emissora, com diversas opções de informação e entretenimento para adultos e crianças. Inspirada no linguajar dos mineiros, a “Dendicasa” oferece conteúdos produzidos pela própria emissora para ajudar a enfrentar o período de quarentena. Na página “Dendicasa”, o público confere seleções de shows, espetáculos, matérias culturais, dicas de culinária, artesanato e o “faça você mesmo”.

O espaço também valoriza a informação e traz, para a internet, reportagens sobre a pandemia e as coletivas de imprensa transmitidas pela Rede Minas com os boletins epidemiológicos oficiais diários. São diversos vídeos com programas e atividades para quem está em casa, além de links de iniciativas solidárias que merecem ser conhecidas e apoiadas. Para conferir, basta acessar o site.

Museu de Congonhas

Arte, história e diversão. A programação especial do Museu de Congonhas desta semana trata dos vários aspectos da fé e sobre a importância dos patrimônios da Cidade dos Profetas. Desde o início da pandemia do Covid 19, o Museu de Congonhas tem levado ao ar uma extensa programação virtual. Mais um episódio da mediação virtual será lançado hoje. O tema é “As religiões pelo mundo”.

Outro tema tratado neste vídeo é a relação dos peregrinos e sacrometes. Amanhã é dia de relembrar os grandes momentos do Museu de Congonhas como o #TBTdoMuseu, e na sexta-feira tem o #SextoudoMuseu com dicas de entretenimento ligados a arte, patrimônio e história. Toda a programação pode ser acessada nas páginas do Facebook (@museudecongonhas), Instagram (@museudecongonhas) e site da instituição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas